Mozungo
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 15/dez/2006, 19:06
Contacto: Yahoo Messenger

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

São gaiolas de 1m x 0,45 x 0,35....mais ou menos isso, não tenho aqui as medidas. Por aquilo que tenho lido, casais com um ano, em geral não criam no primeiro ano e no caso, os casais que criaram, já têm alguns anos de gaiola; por outro lado, tenho tido ao longo dos anos, mortalidades elevadas com a coccidiose, o que me tem obrigado a comprar casais novos todos os anos.
Este ano tratei-os com ESB 3 e a mortalidade por coccidiose diminui de forma drástica, sobrando dois casais já "velhos", precisamente os que criaram. Todos os demais são novos, do ano passado. Por outro lado, contrariando o que se diz na literatura, do que se diz nos fóruns e o que me disseram os criadores experimentados a quem os tenho comprado, dei-lhes o ESB 3 até muito tarde. Segundo se diz, o ESB 3 e os outros coccidiostáticos, tornam os machos esteréis durante 2 meses pelo menos.
Mas, entre deixá-los morrer e tratar deles , optei por tratar deles e provavelmente paguei a fatura. Na proxima época, com a experiencia acumulada deste ano e com casais já com mais de um ano, vou tentar corrigir o que me pareceram erros. Sobretudo garantir-lhes mais sol, mais luz natural, tratamentos contra a coccidiose mais precoces, alimentação mais pobre fora da época de criação, mudança de alimentação a partir de fevereiro ou março, etc, etc.
Conto com a sua ajuda e a de outros amigos, para, na próxima época, conseguir os meus intentos; este ano as dicas que aqui foi colocando foram importantes.
Um abraço
Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

:) Ola a Todos!

Parabéns Mozungo pelo sua entrada no mundo dos criadores de pintassilgos. :lol:

O ESB3 é um coccidiostático e uma das vantagens é poder ser usado durante a criação, pois não esteriliza os machos nem as fêmeas. Pelo menos é o que tenho lido nos foruns estrangeiros e conversado com alguns criadores...

Quanto aos métodos melhores para criar pintassilgos, não conheço nenhum infalível. O Pedro Leitão deu algumas dicas importantes o resto é ter sorte... :wink:

Cordiais cumprimentos a todos, :)
Mozungo
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 15/dez/2006, 19:06
Contacto: Yahoo Messenger

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Bem, tenho lido as duas opiniões sobre o ESB 3; seja como for, vou alterar os procedimentos na próxima época.
Obrigado pelas suas palavras de incentivo.
Um abraço
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Bem, existe uma dica de como evitar enfermidades nos pássaros em geral.
baseando nas nossas experiencias certamente comprovarão isso.
as transmissoes de doenças entre passaros, transmitem-se 90% devido ao pássaro debicar os excrementos infectados ou mesmo sementes sujas de excrementos.
uma dica preciosa será no alojamento (principalmente no inverno até 1 a 2 meses antes da criação), este deverá ser bastante alto, um exemplo: uma voadeira 2m altura x 2m profundidadex 1m largura, ave praticamente não toca no chão (local onde os excrementos se encontram).
se as aves tiverem numa gaiola baixa onde estarem num poleiro ou no estrado a diferença é de 15cm então será mais facil apanharem infeccoes.
Por outro lado se houver problemas de nutrição (o que tambem adoece muito a ave), com a voadeira para inverno o passaro queima o necessario e o seu corpo é muito mais saudavel, podemos mesmo engorda-los sem problemas, pois eles queimam o excesso.
Os meus pintas novos e velhos estão na muda e como a voadeira para a muda é grandinha (12m2) eles estão grandes, saudaveis e felizes.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
Antonio Noro
Mensagens: 2
Registado: domingo, 24/ago/2008, 15:06

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Boas Leitão, pelos vistos este ano as coisas correram-te bem, fico contente com isso.
Como sabes este ano tive de deixar o aviário entregue ao meu filho mais velho, uma vez que estou fora do país em missão. Olha o puto até não se saiu mal, tirou alguns majores e ainda alguns parvas, sempre dá para me alimentar a alma quando recebo estas notícias.
Estou desejoso de voltar, não só pela família mas recomeçar a minha lida ornitológica.
Queria acima de tudo mandar-te um abraço a ti e ao Mozungo, pois nós conhecemo-nos já à alguns anos.
Até breve.
Noro
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Claro Noro, nao me esqueço que vens em Novembro nessa altura, falaremos melhor, realmente tive uma optima criação, mas que me deram muito trabalho, deram. só assim consegui tirar 12 com 3 casais, e tinham sido 14 mas 2 morreram já na muda. mas como disse, muito trabalho tive na alimentação. os canários eram bem mais faceis.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
joaomoura
Mensagens: 13
Registado: quarta, 21/nov/2012, 23:09

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Boas,

gostaria q alguém me desse a sua opinião sobre o comportamento deste pintassilgo.


Obrigado.


cumprimentos João Moura
Avatar do Utilizador
José Mário Ribeiro
***
Mensagens: 91
Registado: domingo, 02/ago/2009, 23:41
Localização: Pedras Rubras,Porto

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Boas

Quer galar e a canaria nao deixa só isso,se cajhar já galou e a canaria de momento nao tá pra aí virada
joaomoura
Mensagens: 13
Registado: quarta, 21/nov/2012, 23:09

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Obrigado amigo José Mário.
Quer dizer que está apto para galar outra canaria q esteja mais para aí virada ? Ou como esta com esta desde Janeiro, se trocar ele gala outra ou perde cio?
Obrigado
Cumprimentos. Joao Moura
joaomoura
Mensagens: 13
Registado: quarta, 21/nov/2012, 23:09

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Boas, agradecia a alguém que já tenha tido uma ou mais experiências parecidas, que me possa dar umas dicas! Obrigado.
Cumprimentos. Joao Moura
Avatar do Utilizador
José Mário Ribeiro
***
Mensagens: 91
Registado: domingo, 02/ago/2009, 23:41
Localização: Pedras Rubras,Porto

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Boas
Mas essa canaria já pos?Se sim pode mudar para outra mas nao troque sem a canaria acabar a postura.
joaomoura
Mensagens: 13
Registado: quarta, 21/nov/2012, 23:09

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Boas.
Ainda não pôs este ano, está atrazadissima. Tenho outro casal idêntico que ela está na segunda postura e até agora o pintassilgo ainda não galo. Será que uma troca de casal resultava tanto a canaria a pôr? O pintassilgo não perde o cio se lhe mecher para muda lo?

Cumprimentos

João Moura
Avatar do Utilizador
José Mário Ribeiro
***
Mensagens: 91
Registado: domingo, 02/ago/2009, 23:41
Localização: Pedras Rubras,Porto

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Boas
Se essa tá atrasada mude para outra,pode pegar nele á vontade,um pintassilgo pode galar varias canarias
joaomoura
Mensagens: 13
Registado: quarta, 21/nov/2012, 23:09

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Boas!
Obrigado José Mário.
Cumprimentos.Joao Moura
Mozungo
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 15/dez/2006, 19:06
Contacto: Yahoo Messenger

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Caros amigos, tal como prometi há um ano, cá estou a dar-vos noticia do que fiz e não fiz, este ano ( que ainda não acabou).

Consegui o meu primeiro êxito na criação de pintassilgos parva; dos dois casais que o ano passado criaram, mas cujas criações não vingaram para além do 4º ou 5º dia de vida, um dos casais morreu no inverno. O outro sobreviveu e este ano fez uma criação de 4 pintassilgos. Um dos 4, o mais pequeno, acabou por morrer a meio do processo; neste momento tenho 3 lindos pintassilgos já fora do ninho, a quem os pais tratam como se o mundo acabasse amanhã ( e eu tb). Dos restantes casais, alguns mostram sinais de quererem, mas não passam disso mesmo, outros não dão o mínimo sinal. Os machos estão no cio, mas as fêmeas não os acompanham.

Passando ao que interessa; o que fiz de novo? Perante mais um ano de desilusão, já no mês de junho, coloquei 3 casais num sitio ensolarado (não pus mais por falta de espaço); um desses casais, o já citado, começou a fazer o ninho de imediato.
Estou a dar-lhes 1 parte de alpista simples, uma parte de mistura para canários e uma parte de mistura para exóticos. A papa, estou a utilizar 1 parte de papa amarela de criação de canários, húmida, uma parte de papa para insetívoros, e meia parte de sementes para aves indígenas da varselle Laga.

Não faltam a maçã, a pera, pêssego, melão, melancia ou outra fruta da época, leitugas ou serralhas em estado espigado, alface tb em fase espigada, e outras plantas do género.

Passei a dar-lhes, desde 2 dias antes de nascerem, até depois de estarem emancipados, o Enterix, da Companhia Nacional de Higiene, um antibiótico em pó, para diarreias e problemas digestivos, que misturo na papa; é um antibiótico que uso há muitos anos e sempre com bons resultados. Infelizmente desapareceu do mercado, segundo me dizem e estou agora a dar-lhes um outro que um amigo me recomendou, o Flagelomix, para o mesmo fim e vamos ver.

Se conhecem outro medicamento similar ao Enterix, agradeço que me ajudem; o Flagelomix e caríssimo e vamos ver se resulta.

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”