joao_z
Registado: quarta, 02/set/2009, 21:47
Contacto: Sítio web

Formação de Colónia de Rosicollis - que mutações juntar?

Olá,

Estou a pensar em formar uma pequena colónia de rosicollis mas como esta não é bem a minha área gostaria de saber quais as mutações que posso juntar para obter filhos iguais aos pais tendo várias cores juntar.

Neste momento tenho 3 pássaros que me deram 2 verdes ancestrais(fêmeas) e um verde opalino (macho) pelo menos foi o que me disseram :?
Cumprimentos,
João Z. Ferreira
STAM - 673G
http://zfinches.blogspot.pt/
Sousa Funchal
Registado: domingo, 03/nov/2013, 09:42

Re: Formação de Colónia de Rosicollis

Boas joão.
Nao sou de acordo de criar roseicollis em colonia porque tornasse mais dificil controlar posturas e mutação. Mais a quem crie sem problema nenhum.
Partindo do principio que tens 2 femeas verdes fv e um macho opalino deverias adequerir mais um macho lutino opalino. assim terias crias auto sexadas femeas opalinas e machos verdes portadores de verde opalino e verdes portadores de lutino opalino se nao portar outras mutações. se depois quisesses juntar um casal de outra mutação poderias mas convinha que focem acasalados numa gaiola a parte.
Cumprimentos, Hugo Sousa
Criador de Catarinas, Caturras, Roseicollis e Periquito Inglês
Stam DQ 72
Socio 374 da Associação Ornitológica da Madeira
joao_z

Olá,

Eu também prefiro criar individual mas como estes são para ter porque gosto e não para expor não tenho muito interesse em os ter em casais individuais, mas não queria estar a misturar mutações que não funcionassem entre si.
Cumprimentos,
João Z. Ferreira
STAM - 673G
Sousa Funchal
Registado: domingo, 03/nov/2013, 09:42

Ola.
Entao podes criar apenas linha verde.
Na linha verde tens os diluidos, canela, verde fv, verde fl,com e sem factor de escuricimento d e dd, Lutinos de fv ou fl, opalinos verdes,opalinos verde d e dd e opalinos lutinos de fv e de fl.
Depois tens a linha azul: creminos, violetas, brancos, turquesas, e albinos e opalinos linha azul.
E ainda tens os aqua que eu nao domino muito bem porque são os que menos chama-me a atenção espero que venha alguem para te ajudar em termos de aquas. e que me corrija se estiver enganado.
Juntar verdes e lutinos e opalinos (verdes e lutinos) não vais influenciar as mutações porque tenho a certeza que são da mesma linha (verde).
Cumprimentos, Hugo Sousa
Criador de Catarinas, Caturras, Roseicollis e Periquito Inglês
Stam DQ 72
Socio 374 da Associação Ornitológica da Madeira
AvilandiaPT
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26

João,

Não te metas com factores de escurecimento na linha verde e em combinações com este tipo de mutações.
Se o objectivo é apenas teres uma colónia e manteres minimamente as cores "limpas" então quando menos confusão melhor.
A linha azul permite combinações engraçadas mas obriga-te a trabalhar com factores recessivos o que é capaz de te complicar o esquema de pouco controlo que pretendes.

Cumps
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
joao_z

Olá,

O objectivo é mesmo só ter uma colónia nada mais só porque gosto dos passaritos não me vou por a inventar.
Obrigada pelas dicas.
Cumprimentos,
João Z. Ferreira
STAM - 673G

Voltar para “PSITACÍDEOS”