Forsaken
***
Mensagens: 220
Registado: quinta, 25/jul/2013, 21:31

Viveiro Criação em Tijolo | Vale a pena? + Ideias

Tava a pensar fazer um viveiro (gaiolas) criação dentro do meu espaço. Tava a pensar mandar fazer as frentes e tabuleiros, e o resto era feito por um pedreiro amigo do meu pai. Vale a pena? Alguém me pode dar algumas ideias?
alexmendes
****
Mensagens: 426
Registado: terça, 20/nov/2012, 17:12
Localização: Viana do Castelo

Re: Viveiro Criação em Tijolo | Vale a pena? + Ideias

boas, eu ja fiz o mesmo metodo, tinha as frentes e fundos e fiz os viveiros em cimento, fix um molde e fazia por partes tudo em cimento tipo uns quadrados todos da mesma medida e depois era so por no sitio e chumbar uns aos outros... mas arrependi-me e como foram os priemiros deitei tudo abaixo, são muito frios e criam muita humidade, depois optei pela madeira....

ainda hoje tenho viveiros de madeira e estou contente, claro tem que se ter muito cuidado com os piolhos...

se não queres gastar muito dinheiro faz em madeira, ha madeira barata e depois de feitos é so tapares as fendas todas, lizares e pintares com uma tinta plástica e ficam muito bem, e esta tinta é boa porque podes lavar e não tens tantos problemas com o piolho...


eu ate agora sempre foi de madeira, este ano é que comprei de chapa para os canários porque como são um bocadinho porcos dá para lavar mais regularmente....

mas ainda estes dias comprei madeira e vou fazer mais viveiros de sistema de rolo para as aves.... achu que para quem está a começar como eu serve bem, poucas aves, muito tempo para elas.... é so uma questão de higiene regular...
Cumprimentos,
Alexandre Mendes


VISITEM:
http://www.avesalex.blogspot.pt
Forsaken
***
Mensagens: 220
Registado: quinta, 25/jul/2013, 21:31

Re: Viveiro Criação em Tijolo | Vale a pena? + Ideias

Tive a falar com um criador experiente no fb e ele também me aconselhou chapa e madeira. Eis a ideia que fiquei:

Mandava fazer as armações em chapa, as divisórias e os tabuleiros em alumínio e a uma chapa para cobrir a parte traseira das armações numa "loja" que há cá.
Na parede em frente à porta (ou seja, a mais comprida), que tem 2,80m (comprimento) x 1,90m (altura), mandava fazer 2 armações de 1,80m (altura) x 1,40 (comprimento) x 40cm (largura).

A primeira armação seria dividida em:
1 compartimento 70x45 para 1 casal mandarins
1 compartimento 70x45 para 1 casal mandarins
1 compartimento 70x45 para 1 casal bengalins
1 compartimento 70x45 para 1 casal bengalins
1 compartimento 70x45 para 1 casal estrela
1 compartimento 70x45 para 1 casal estrela
1 compartimento 1,40x35 para as crias

A segunda armação seria dividida em:
1 compartimento 70 (comprimento) x 45 (altura) x 40 (largura) para 1 casal mandarins
1 compartimento 70x45x40 para 1 casal mandarins
1 compartimento 70x45x40 para 1 casal bavetes
1 compartimento 70x45x40 para 1 casal bavetes
1 compartimento 70x45x40 para 1 casal canários
1 compartimento 70x45x40 para 1 casal canários
1 compartimento 1,40x35x40 para as crias

Eis o desenho:

Armação 1:

Imagem

Armação 2

Imagem


Do lado da porta, que tem 2m (comprimento) x 1,75 (+/-) (altura) ficariam outras 2 armações de 1m (comprimento) x 1,70m (altura) x 40cm (largura):

A primeira armação seria dividida em:
1 compartimento 1m (comprimento) x 35 (altura) x 40 (largura) para 1 casal rolas diamante
1 compartimento 1mx35x40 para 1 casal roseicollis
1 compartimento 1mx35x40 para 1 casal pardais de java
1 compartimento 1mx62x40 para 1 casal periquitos

A segunda armação seria dividida em:
1 compartimento 1mx35x40 para 1 casal rolas diamante
1 compartimento 1mx35x40 para 1 casal roseicollis
1 compartimento 1mx35x40 para 1 casal pardais de java
1 compartimento 1mx62x40 para 1 casal periquitos

Eis o desenho:

Armação 1:

Imagem

Armação 2

Imagem

Sei que os desenhos não tão nada de jeito, mas dá para perceber. Ideias? Opiniões? Obrigado.
alexmendes
****
Mensagens: 426
Registado: terça, 20/nov/2012, 17:12
Localização: Viana do Castelo

Re: Viveiro Criação em Tijolo | Vale a pena? + Ideias

na minha opnião as medidas estã boas, se quiseres podes fazer mais pequenas para mandarins e bengalins, claru que quanto maiores melhor mas depois acontece-te como eu, precisas de mais gaiolas e não tens :lol:

quanto ao material o melhor sem dúvida é chapa se puderes fazer tudo em chapa porreiro senão usa a madeira que tambem serve muito bem desde que bem tratada....

se fosse a ti fazia mais espaço para as crias.... porque mandarins e bengalins criam muito .....
Cumprimentos,
Alexandre Mendes


VISITEM:
http://www.avesalex.blogspot.pt
Forsaken
***
Mensagens: 220
Registado: quinta, 25/jul/2013, 21:31

Re: Viveiro Criação em Tijolo | Vale a pena? + Ideias

alexmendes Escreveu:na minha opnião as medidas estã boas, se quiseres podes fazer mais pequenas para mandarins e bengalins, claru que quanto maiores melhor mas depois acontece-te como eu, precisas de mais gaiolas e não tens :lol:

quanto ao material o melhor sem dúvida é chapa se puderes fazer tudo em chapa porreiro senão usa a madeira que tambem serve muito bem desde que bem tratada....

se fosse a ti fazia mais espaço para as crias.... porque mandarins e bengalins criam muito .....
2 gaiolas de 1,40 por 40 por 35 para as crias acho que chega :s
vou fazer em madeira
bacalhau
***
Mensagens: 194
Registado: quinta, 03/fev/2011, 20:25
Localização: golega/santarem

Re: Viveiro Criação em Tijolo | Vale a pena? + Ideias

não sei com tantos casais a criar e varias espécies parece ma pouco 8)
Forsaken
***
Mensagens: 220
Registado: quinta, 25/jul/2013, 21:31

Re: Viveiro Criação em Tijolo | Vale a pena? + Ideias

bacalhau Escreveu:não sei com tantos casais a criar e varias espécies parece ma pouco 8)
Que tamanho me aconselham + ou -?
alexmendes
****
Mensagens: 426
Registado: terça, 20/nov/2012, 17:12
Localização: Viana do Castelo

Re: Viveiro Criação em Tijolo | Vale a pena? + Ideias

eu se fosse a ti não fazia assim por modulos verticais.... aproveitava as paredes e punha sempre gaiolas sem espaços no meio e por baixo tudo para voadeiras, ou noutra parede..

as voadeiras o tamanho não está mal, mas tal como foi dito como tens alguma variadade convem mais quantidade de voadeiras, acredita a mais nunca são, dão sempre muito geito, porque nãoé so para as crias.... para os reprodutores mudarem tambem convem....
Cumprimentos,
Alexandre Mendes


VISITEM:
http://www.avesalex.blogspot.pt
Forsaken
***
Mensagens: 220
Registado: quinta, 25/jul/2013, 21:31

Re: Viveiro Criação em Tijolo | Vale a pena? + Ideias

alexmendes Escreveu:eu se fosse a ti não fazia assim por modulos verticais.... aproveitava as paredes e punha sempre gaiolas sem espaços no meio e por baixo tudo para voadeiras, ou noutra parede..
Tudo junto? Os casais?
alexmendes
****
Mensagens: 426
Registado: terça, 20/nov/2012, 17:12
Localização: Viana do Castelo

Re: Viveiro Criação em Tijolo | Vale a pena? + Ideias

nepia, gaiolas como tu queres, mas em vez de fazer esses dois ou tres modulos que queres fazia a medida máxima que pudesses nas paredes... ve o meu anexo e tira ideias se quiseres viewtopic.php?f=47&t=11133
Cumprimentos,
Alexandre Mendes


VISITEM:
http://www.avesalex.blogspot.pt
Forsaken
***
Mensagens: 220
Registado: quinta, 25/jul/2013, 21:31

Re: Viveiro Criação em Tijolo | Vale a pena? + Ideias

alexmendes Escreveu:nepia, gaiolas como tu queres, mas em vez de fazer esses dois ou tres modulos que queres fazia a medida máxima que pudesses nas paredes... ve o meu anexo e tira ideias se quiseres viewtopic.php?f=47&t=11133
como fizeste as baterias ? qual o preço aproximado de cada gaiola?
alexmendes
****
Mensagens: 426
Registado: terça, 20/nov/2012, 17:12
Localização: Viana do Castelo

Re: Viveiro Criação em Tijolo | Vale a pena? + Ideias

são muito faceis de fazer, é cortar tudo certinho e aparafusar, pintas pregas a rede e esta feito....

ja te mandei msg privada ao ke me perguntaste la....

eu vou fazer outro modulo do genero desses mas com 10 divisoes, depois se quiseres envio-te fotos, ainda não sei é quando vou começar....
Cumprimentos,
Alexandre Mendes


VISITEM:
http://www.avesalex.blogspot.pt
Forsaken
***
Mensagens: 220
Registado: quinta, 25/jul/2013, 21:31

Re: Viveiro Criação em Tijolo | Vale a pena? + Ideias

alexmendes Escreveu:são muito faceis de fazer, é cortar tudo certinho e aparafusar, pintas pregas a rede e esta feito....

ja te mandei msg privada ao ke me perguntaste la....

eu vou fazer outro modulo do genero desses mas com 10 divisoes, depois se quiseres envio-te fotos, ainda não sei é quando vou começar....
também já respondi (:
alexmendes
****
Mensagens: 426
Registado: terça, 20/nov/2012, 17:12
Localização: Viana do Castelo

Re: Viveiro Criação em Tijolo | Vale a pena? + Ideias

viewtopic.php?f=47&t=9874&start=30

não sei se recebest isto na msg privada, ve como fiz os modulos de criação...

apenas os mudei de anexo agora

tenho tido muitos bons resultados nessas medidas, nos goulds a criar direto, babetes tambem. estrelas e o unico casal de bichenov que tenho tambem chocou mas quando nasceram os pequenos rejeitam-os..... de resto é sempre a criar....
Cumprimentos,
Alexandre Mendes


VISITEM:
http://www.avesalex.blogspot.pt

Voltar para “Bricolage e Projectos, Gaiolas, Ninhos, Materiais e Acessórios”