Olá,
Chamo-me Pedro Coelho, tenho 26 anos, estudo engenharia agronómica e sou um apaixonado por animais e plantas. Apesar da já longa experiência com animais de várias espécies, nunca mantive aves (apenas encorajo as aves selvagens a visitarem o meu jardim e restante propriedade).
Muito recentemente (há 3 dias), resolvi aventurar-me e adquiri um casal de pavões azuis adultos. A ideia surgiu após ter observado vários exemplares à solta em jardins públicos. Tenho-os numa pequena capoeira de madeira no jardim mas a minha intenção é mantê-los em liberdade. Já ouvi e li várias técnicas para “fixar” os pavões num determinado local. Sei que os machos têm um comportamento territorial. A técnica que mais ouço é a de após um mês, soltar o macho e um mês mais tarde, soltar a fêmea.
Posto isto, gostaria de ler as vossas opiniões/experiências.
Outras informações e dúvidas de principiante:
- Não sei qual a idade dos animais.
- Quando os instalei, os animais estavam visivelmente assustados mas de momento já se encontram a comer e não me parecem apresentar nenhum comportamento anormal (até já os ouvi soltar os característicos gritos).
- Estou a alimentá-los com uma mistura de cereais para galinhas e complemento com algumas verduras (até ao momento só erva cortada na propriedade). Amanhã tenciono colocar areia à disposição pois já li em vários sítios que eles gostam de ingerir alguma para auxiliar a digestão. Confirmam?
- Estou também a pensar em dar-lhes um suplemento vitamínico para os ajudar a recuperar desta mudança de instalações e reforçar a sua saúde. Recomendam? Alguma marca/formulação em especial?
- Já li aqui umas coisas acerca da desparasitação. Como e quando é que ela deve ser administrada às aves? É absolutamente indispensável? Não gosto de medicar animal nenhum só por medicar…
Desde já agradeço a vossa paciência e disponibilidade e espero que esta venha a ser a primeira de muitas intervenções neste fórum.
Cumprimentos,
Pedro Coelho