Popy
Registado: quinta, 21/abr/2016, 23:39

Ninhos para mandarins e bengalins, qual o tamanho e formato?

Olá...

estou com umas duvidas acerca dos ninhos para mandarins e bengalins que é o seguinte
qual o tamanho que deve ter o ninho em madeira e que formato pois já vi ninhos retangulares tanto na vertical como na horizontal e já agora dar uma mao de verniz para proteger a madeira será que vai haver problema?
o motivo destas perguntas é porque vou construir os ninhos e gostaria de o fazer da melhor maneira possivel para eles se sentirem bem pois é uma parte importante da vida deles.

Obrigado
borllock
Site Admin
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Ninhos para mandarins e bengalins, qual o tamanho e form

O ninho deve ser rectangular na vertical. Mas também pode ser quadrado.
Eu utilizo estes: http://www.pet4you.net/aves/alojamento/ ... ticos.html , os de plásticos têm a vantagem de ser higiénicos, mas os de madeira também servem. Pode ver as medidas no link e fazer um com essas dimensões.
Quanto ao verniz pode colocar, mas depois tem de estar uns dias a arejar antes de o colocar nas aves, caso contrário intoxica as aves.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Popy

Obrigado borllock

pela resposta eu procurei os de plastico mas nenhuma loja das que eu fui tem stock e nao sabem quando vao ter disponiveis.

cheguei a ligar a lojas de Lisboa e Porto mas para 4 ninhos pediam 24.85€ de portes completamente fora de questao pois só em portes iria pagar mais do que a totalidade do preço dos ninhos.

e já agora e abertura para eles entrarem tanto faz a forma ou existe uma preferencia da parte deles.
borllock
Site Admin

És de onde? Na tua zona não há feira de pássaros? Normalmente nesses feira há e são baratos. Podes experimentar nos bricomarché e afins, na zona de animais a ver se tem, mas só costumam ter dos de madeira. A abertura podes fazer em circulo ou meio circulo.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Popy

borllock Escreveu:És de onde? Na tua zona não há feira de pássaros? Normalmente nesses feira há e são baratos. Podes experimentar nos bricomarché e afins, na zona de animais a ver se tem, mas só costumam ter dos de madeira. A abertura podes fazer em circulo ou meio circulo.
sou dos Açores aqui nas lojas de animais acredita que nao é facil achar o mesmo que tem ai e é 2 a 3 vezes mais do que nas lojas do continente o problema é depois os portes fica no mesmo ou mais caro ainda

e posso te dar um exemplo ninho de madeira para exoticos cá variam de 4.99 a 7.50 depende da loja e um simples ninho de plastico para canário já vi a 3.99 numa loja isso é para teres uma ideia.

por isso resolvi fazer pois acaba por ficar mais bem construido que as compradas.

Obrigado pela ajuda.
borllock
Site Admin

Pois, acredito que nas ilhas sejam mais caros, fazes bem em fazeres tu os ninhos.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Ricardo Mateiro
Registado: quarta, 13/abr/2016, 09:48

Eu ja ouvi falar dos quadrados e rectangulares mas olha q eu pus redondos de corda q custam um euro e pouco e eles fizeram ninhos na mesma (mandarins e bengalins) so tive q os fixar bem q é coisa q eles verificam
Não te admires se os bengalins roubarem ninhos aos mandarins, eles teem o habito disso
Outra coisa a ter cuidado é o espaço, se a gaiola for comunitária eles precisam de muito espaço senão entram em brigas
A minha gaiola tem 1,20m e mesmo assim so admite 2 casais de mandarins, um terceiro da briga, tb tenho um pros bengalins mas com esses não ha muito problema q são uma cabecita maiores q os mandarins e estes pelo menos não lhes arrancam penas e tb desistem de muita luta
Entre os mandarins eles dão se bem muitos se não houver ninhos, havendo tornam se territoriais e precisam de mais espaço
Popy

Ricardo Mateiro Escreveu:Eu ja ouvi falar dos quadrados e rectangulares mas olha q eu pus redondos de corda q custam um euro e pouco e eles fizeram ninhos na mesma (mandarins e bengalins) so tive q os fixar bem q é coisa q eles verificam
Não te admires se os bengalins roubarem ninhos aos mandarins, eles teem o habito disso
Outra coisa a ter cuidado é o espaço, se a gaiola for comunitária eles precisam de muito espaço senão entram em brigas
A minha gaiola tem 1,20m e mesmo assim so admite 2 casais de mandarins, um terceiro da briga, tb tenho um pros bengalins mas com esses não ha muito problema q são uma cabecita maiores q os mandarins e estes pelo menos não lhes arrancam penas e tb desistem de muita luta
Entre os mandarins eles dão se bem muitos se não houver ninhos, havendo tornam se territoriais e precisam de mais espaço
quanto a isso nao havera problema pois será um casal por gaiola para evitar qualquer tipo de problema e tentar fazer com se concentrem apenas em criar bem as crias se eles estiverem dispostos a isso é claro lol.
quanto aos ninhos de corda já vi online mas nunca vi por cá.

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”