Nós os criadores dos clubes dos Açores, Associação dos Avicultores de São Miguel e Terceira, vamos dar inicio à criação de uma nova raça de canários. Os canários selvagens dos Açores.
Após contactos com vários criadores de canários de cor e não só, de paises como a França, (incluindo alguns grandes nomes da ornitologia europeia e mundial), que acharam o projecto com muito interesse, vamos proceder ao refundamento dos canários ancestrais, com os ORIGINAIS:
É um projecto conservacionista e fundamental, para o património histórico e cultural da canaricultura mundial, por isso o interesse internaciona no mesmo.
Após o seu reconhecimento internacional, esperemos que o mesmo seja reconhecido a nivel interno para que portugal possa em definitivo ter uma raça sua, original, e com interesse mundial.
Em breve daremos mais informações sobre o andamento do projecto, e estaremos aceitando inscrições para criadores interessados em colaborar, em manter estas lindas aves, em linhagem pura, (sob compromisso), bem como os luso-franceses que já manifestaram a sua adesão ao mesmo, bem com o franceses de renome.
Digam de vossa opinião.
Os contactos serão para eventuais interessados em manter casais destes canários, para já para minha PM.
boas,
muito boa ideia. acho excelente mesmo. tanto se quis criar uma raça portuguesa, e afinal ela sempre esteve mesmo diante dos nossos olhos.
força!!
Terei todo o orgulho que seja possivel criar os canarios selvagens em cativeiro. Isto sim..é uma raça com cabeça, tronco e menbros. Mas uma raça ja existente e 100% natural.
Espero que esse projecto vise tambem a sua protecção, bem como dos seus habitats.. Para que daqui por muitos anos continuemos a ver essas belas aves no seu ambiente natural.
Criar esta raça.. será optimo, mas como disse espero que tudo seja feito para que ela se mantenha e prolifere nas regiões de origem e que não seja mais uma espécie a ser alvo de capturas exageradas, aproveitada por alguns para ganhar dinheiro fácil.
Gostava só de dizer que não concordo que se diga que seja a criação de uma raça. Uma vez que a raça ja existe eh eh E se a legislação sobre fauna europeia sair do modo que esperamos esta e outras especies já serao possiveis de criar, em todo o portugal. Para mim trata se de uma especie indigena e deve ser inserida nessa categoria.
O primordial pra mim..deve ser proteger esta mesma raça. E permitir tambem que seja criada em cativeiro..pois isto acaba por ser tambem uma forma de a proteger e perservar. A categoria onde a raça se insere..pra mim nao é o mais importante. Quanto a mim insere-se na mesma categoria das outras especies indigenas..tal como o dom fafe dos açores(apesár desta nao se poder criar em cativeiro, por razoes obvias) etc Admito e defendo que as especies indigenas sejam criadas em cativeiro. Mas por ser criada em cativeiro nao passa a ser outra raça e penso que a legislaçao deva ser igual para todas essas raças.
Cumpmts
Última edição por Bruno cardoso em quarta, 16/abr/2008, 23:14, editado 2 vezes no total.
acho muito boa a vossa ideia,continuem e pra frente com isso,apesar de ja não criar canarios ideias dessas não se podem perder afinal e um passaro nosso ha q expandir
felidades no vosso projeto vai ser um caminho longo a percorrer
Já pensaram se podem implementar esse projecto legalmente?
Os canarios silvestres dos Açores fazem parte da fauna autóctone Europeia. Essas aves estão abrangidas pelo Dec-Lei 49/2005 de 24 Fevereiro. Sendo aves selvagens são aves protegidas pela lei CEE directiva aves. Quem pode autorizar uma proposta para o vosso projecto é o ICNB.
Atendendo as dificuldades existentes com a saida da portaria que irá regular o Artigo 15-A, que diz:
Os criadores de espécimes de espécies de aves autóctones ou de outras espécies incluídas no âmbito de aplicação do presente diploma devem proceder conforme o estipulado em portaria conjunta dos Ministros da Agricultura, Pescas e Florestas e do Ambiente e do Ordenamento do Território.
O caminho a percorrer não vai ser fácil, enquanto não estiver aprovada essa portaria.
Para quando uma iniciativa conjunta de todos os criadores de aves canoras, exóticas e ornamentais, junto da Secretaria de Estado do Ambiente para desbloquear a saída dessa Portaria.
Talvez mais uma petição...
Cordiais cumprimentos a todos,
Última edição por Armando Moreira em quarta, 16/abr/2008, 23:22, editado 1 vez no total.
gostei muita da ideia...os meus parabens...força...
Armando Escreveu:Talvez mais uma petição...
Já existe !!! Ou não ???
O Armando já tinha divulgado isso quando do Coloquio da Fauna Europeia, e passo a citar O ICNB tem poucos técnicos para todo o serviço ser feito. Recomendou que os clubes e federações mandem cartas a Secretaria de Estado do Ambiente a perguntar quando e porque razão não saí o despacho.
Não é a mesma coisa ???
Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
Os canarios silvestres dos Açores fazem parte da fauna autóctone Europeia. Essas aves estão abrangidas pelo Dec-Lei 49/2005 de 24 Fevereiro. Sendo aves selvagens são aves protegidas pela lei CEE directiva aves. Quem pode autorizar uma proposta para o vosso projecto é o ICNB.
Atendendo as dificuldades existentes com a saida da portaria que irá regular o Artigo 15-A, que diz:
Os criadores de espécimes de espécies de aves autóctones ou de outras espécies incluídas no âmbito de aplicação do presente diploma devem proceder conforme o estipulado em portaria conjunta dos Ministros da Agricultura, Pescas e Florestas e do Ambiente e do Ordenamento do Território.
O caminho a percorrer não vai ser fácil, enquanto não estiver aprovada essa portaria.
Para quando uma iniciativa conjunta de todos os criadores de aves canoras, exóticas e ornamentais, junto da Secretaria de Estado do Ambiente para desbloquear a saída dessa Portaria.
Talvez mais uma petição...
Cordiais cumprimentos a todos,
Exacto...
Para mim esta questao deve ser analisada desse modo..globalmente e inserindo a ave nessa categoria.
A "luta" deve ser pela aprovação de legislação que vise a tornar possivel a criaçao de todas essas especies abrangidas e nao só do do selvagem.
Mas claro que tenho orgulho nos selvagens e no facto deles serem portugueses e aplaudo todas as iniciativas para proteger e divulgar esta raça...mas como disse, a "luta" deve ser global e passa pela aprovação/ alteraçao da lei actual referente a todas as espécies autóctones.
Concordo sendo assim, quer com o Armando, quer com o que o Bruno aqui escreveram, pois deparam-se grandes problemas (os de sempre) para legalizar a criação da raça, sendo por isso necessário o empanho de um nº significativo de criadores a apoiar...
Depara-se por isso uma grande batalha Nuno...as minhas felicidades para o projecto...
Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
eu por mim enviava uma, mas sinceramente nem sei bem o que escrever
Pedro376h Escreveu:e que tal disponibilizarem uma carta na net, para que as pessoas possam imprimir e enviar?
eu por mim enviava uma, mas sinceramente nem sei bem o que escrever
Eis uma ideia simples e deveras interessante... como na vida, tudo que é simples é interessante no minimo...
Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
Felizmente que os canários não são considerados fauna europeia, senão não poderiamos ter canários em cativeiro, não era Armando?
Para além do objectivo de refundaçã oda raça, enquanto ainda há exemplares legitimos na naturesa, temos como vos disse objectivos conservacionistas, e o primeiro é a defesa do habitat natural, embora o principal inimigo do selvagem/silvestre seja o Pardal comum, por ser muito mais competitivo e agressivo pelos alimentos e locais de reprodução.
As capturas de exemplares serão feitas por pessoal autorizado, dos serviços oficiais, e cedidos aos criadores registados no projecto, que terá uma chancela da entidade oficial responsável, bem com oda própria ASM.
O projecto vai avançar (já está) para a 1ª fase.
Depois da sua implementação, iremos para uma fase muito mais "engraçada", e que poderá deixar orgulhosos todos os portugueses e todos os que gostam de aves.
Felizmente que os canários não são considerados fauna europeia, senão não poderiamos ter canários em cativeiro, não era Armando?
Nuno
Ola Nuno.
Apesar da pergunta nao ser dirigida a mim.. tambem gostava de entender essa questao.
Os canarios nao sao fauna europeia..se forem canários "domesticos"..certo? O canário selvagem quanto a mim deveria ser considerada outra espécie..ou uma outra sub-espécie, se assim quiser-mos. Se assim não é..creio que deveria ser....Na minha opiniao...meter no mesmo "saco" canarios domesticados há cerca de 500 anos..e os selvagens, parece-me algo estranho, no minimo.
A legislação por vezes permite certas e determinadas "coisas"...Mas quanto a mim a espécie de canário selvagem é uma espécie selvagem que não deveria diferir em nada das restantes espécies de fauna europeia. Se assim não é...deveria ser. Porque trata-se de uma espécie selvagem que em nada deveria diferir das restantes. Se a legislação permite que seja de forma diferente e alguem me souber explicar a logica de assim ser..gostava, porque custa-me entender como é possivel!!
Gostava só de esclarecer que nao estou contra se criarem selvagens..bem pelo contrário. Mas acho que a lei deve ser aplicada globalmente.. Acho tão logico e justo, que um admirador da especie carduelis carduelis parva a possa criar em cativeiro..quanto um apreciador da especie serinus canaria..Se assim não é..a legislação, será tudo menos justa e tem uma falha muita grave, permitindo tais excepções/ manipulações....Mas infelizmente já começa a ser habito ver esses buracos!
Posso começar por lhe dizer que não são manipulações.
Trata-se de um projecto, com interesse (para já) regional, de conservação em cativeiro, por intermédio de elementos habilitados, de uma ave autóctone, em perigo, pois os seus efectivos estão cada vez mais ameaçados.
Conservação do canário ancestral, origem e base de todos os demais, (depois sofreram mutações, hibridismo, etc ...), afirmação histórica e cultural, pois obrigatoriamente irá fazer com que se reconheça oficialmente a nível internacional a origem multipla dos canários, como sendo dos Açores, Madeira e não só das tão conhecidas Canárias (que na minha opinião terã menos hipóteses terem sido a origem real, por se tratar de uam rota menos usada do que as dos Açores e Madeira, na época dos descobrimentose grandes navegações europeias, em que as Canárias eram um entrepost ode paragem ,à ida e os Açores e MAdeira, o eram à vinda, por isso mais credível que se abastecessem de serem frágeis, nessa altura e não ao contrário) e para além disso havia forte contactos de colonizaçã ode ilhas dos Açores com populações da antiga Flandres, hoje os Paises Baixos - Holanda e Bélgica, que são considerados e reconhecidos como as potências máxima da criação destas aves.
Por isso, e não só, queremos salvar o nosso canário, e fazer dele um simbolo para a nossa terra (onde é conhecido por canári oda terra, uma designação que existe no Brasil, para um serinus diferente, diga-se de passagem que teve forte influência de gentes oriundas dos Açores em várias fasesda sua colonização pela Coroa Portuguêsa).
E se atudo isso, pudermos contribuir para o enriquecimento da ornitofilia/gia nacional, porque não fazê-lo?
- mostramos lá fora o que temos;
e porque não, o mostramos cá dentro?
Se com base nesta iniciativa pioneira, se conseguir apresentar outros projectos complementares, para determinadas espécies, como o pintassilgo, porque não?
Penso é que temos que saber assumir responsabilidades, e partilhar os recursos e idéias, depois as obras nescem, e o pessoal orgulha-se de ser Português.
Nuno..agradeço a sua resposta.. Mas continuo sem ter resposta as minhas principais questões:
Será legitimo meter no mesmo saco uma espécie 100% selvagem e as espécies de canários domesticados.??
Quanto a mim não. Aquilo que são os canarios actuais anda muito longe daquilo que é um canario selvagem e deviam ser coisas muito distintas. Estar a dizer que passamos a ter uma "nova" raça, ou a reconhecer uma raça..só porque vamos passar a cria-la em cativeiro... A mim parece-me algo muito rebuscado..por uma razao muito simples..esta espécie ja existe, é obra da natureza e esta devidamente identificada.
Em relação a se proteger esta espécie.. estou, obviamente, 100% de acordo. É de louvar e aplaudo/ apoio iniciativas deste tipo. Nao só estas, especies de aves, mas todas as outras que estejam ameaçadas, devem ser protegidas, sobretudo as endemicas. È um facto que temos que começar por algumas..O P.Murina é um exemplo a seguir.. e confesso que tenho especial admiraçao pelos selvagens dos açores.
Em realação aos factos historicos apresentados pelo Nuno..sou conhecedor e tambem me parece que os canarios dos açores e madeira, foram os responsáveis pelo que existe hoje e não só ou nao tanto, os das canárias. E era interesante que essa verdade historica se " comprovasse.
Não coloco em questão que é uma especie "endémica" que interessa proteger, já que não existe por toda a europa.. e se nao for protegida nos poucos locais em que existe, não será dificil adivinhar o que poderá acontecer. Quanto a isto penso que estamos totalmente de acordo.
A minha pergunta é : em que esta espécie "endemica", difere de um P. murina??? Bom..uma está praticamente extinta e outra não.. Mas tirando esse facto, que diferença há? Porque têm que ser tratadas de forma diferente. O melhor será dar o exemplo do carduelis carduelis parva..para nao meter mos ao barulho o P Murina, por razoes obvias. Pergunto então...que diferença há entre um carduelis carduelis parva e um selvagem dos açores?? Vejamos antes as semelhanças...sao ambas aves que existem apenas numa determinada regiao e que interessará perservar. Nenhuma das duas correrá, actualmente risco de extinção iminente..presumo. Corrijam-me se estiver errado. Ou seja, porque terão que estar abrangidas por leis diferentes??? Pra mim, um canario selvagem é fauna europeia, sim. Acho muito bem que se possam criar ambas em cativeiro, mediante as restrições e controlo que forem mais apropriados a cada especie, claro..
Está-mos a dizer que se começar-mos a poder criar canarios selvagens e se se desbloquerarem certas situaçoes etc, passar-mos a afirmar que um canario selvagem é uma raça de canarios "criada", a mim parece-me algo muito "puxado". Trata-se de uma especie igual a tantas outras especies selvagens...obra 100% da natureza. Uma espécie devidamente identificada..e dar lhe um nome, cria-la, promove-la é muito interessante e de louvar. Mas só porque passamos a cria-la em cativeiro, ela continuará a ser a mesma raça e não passa a ser outra.....
É um produto inteiramente da natureza e já esta classificada taxonomicamente. É a mae de todos os canarios..acho bem que se crie e promova..mas que se tenha bem presente que nao estamos perante uma nova raça, só porque se vai passar a criar em cativeiro. Estaremos perante uma ave natural, que a legislação permite que seja criada em cativeiro...carduelis carduelis parva, carduelis spinus, selvagens dos açores, etc etc A legislação deve ser Global! Estas sim, devem estar todas no mesmo saco. Só porque mete-mos um produto 100% natural numa gaiola e o reproduzi-mos..não estamos a criar uma raça. Continua a ser fauna europeia....uma especie endemica, por so existir em pontos muito especificos e reduzidos..mas continua a ser a mesma ave. Se o objectivo for realmente manter esta especie tal como ela é, com intuito de garantir que seja perservada etc...nao vejo outra interpretação.
Gostava muito de ver esta especie a ser criada e divulgada..de a ver em exposiçoes..de a ver reconehcida como a mae de todas as raças de canarios.. de a ver exposta em exposiçoes, lado a lado com outras especies selvagens que interessam e urge perservar..Quanto a mim é nessa secção que se inserem..e senão é e não estou a fazer uma correcta interpretação da legislação ou do modo como estas coisas estao organizadas, a nivel exposicional etc..Terei realmente pena..porque Expor aves selvagens....na mesma secção que aves seleccionadas e propositadamente alteradas pelo Homem, ao longo dos anos..parece-me incorrecto e nao me parece a forma mais inteligente de o fazer.
Estar a ir a uma exposição e dizer que temos a raça Norwich, a raça Lizard e a raça canario selvagem, lado a lado..pra mim não faz simplesmente sentido. As especies "naturais" deviam estar noutro patamar...só porque as engaiola-mos, ou lhe damos um nome etc.. nao passamos a ter outra raça.
Pra mim existem dois tipos de aves... as criadas e alteradas pelo homem e as "naturais". E esta devia ser uma divisão a nao esquecer.. Era interessante e pedagogico, futuramente, ver numa exposição exemplares de canarios selvagem, com as caracteristicas bem definidas e nao alteradas, e uma menção: "esta é a semente natural que serviu de base para a obtenção de todas as raças de canarios que conhecemos actualmente. Actualmente é permitida a sua criação em cativerio e estes exemplares foram criados pelo criador X...Esta espécie existem em estado selvagem nas regioes A, B ou C." Era isto que gostava que acontecesse...e que faz sentido...e nao lado a lado, como mais uma raça..só porque passará a ser permitida a sua criaçao em cativeiro.
Desculpem o testamento...mas é esta a interpretaçao que faço..e com todo o respeito pelos que tenham outra opinião, mas transcende-me que se encarem as coisas de outro modo. Perservar tambem passa por estes "detalhes"....senao corremos o risco de confundir perservar com egocentrismo humano.