regal
Mensagens: 38
Registado: quarta, 18/out/2006, 10:53
Localização: Cacém / Sintra

Projecto - Papa Caseira

Estive a pensar em criar uma papa que satisfizesse os nossos canários em termos vitamínicos e achei, por bem dos animais, solicitar conselhos e dicas dos foristas para que, no final, cheguemos a algo bem executado.

Assim, e depois de alguma pesquisa, cheguei a alguns ingredientes (como queiram chamar) portadores de alguns elementos essenciais aos canários:

Gema de Ovo - Vitaminas A, B, B1, B2, B3, B6, B12, D e E
Germen de Trigo - Vitamina E, essencialmente.
Leite - Vitamina B12 e Cácio, essencialmente.
Fruta e Verduras, das quais destaco, Laranja, Limão, Broculos e Ervilhas - Vitamina C
Óleo de Fígado de Bacalhau - A, B2 e D (D3 inclusivé)
Soja - Vitamina K e Proteínas
Levedura de Cerveja - Proteínas, Vitaminas B e H
Alho - Desparasitante
Pão ralado - Hidratos de Carbono

Estaria a pensar em executar uma papa húmida com base no Pão ralado e adicionar em proporções politicamente correctas os ingredientes.

Acham viável? Aceito proporções...

Este deverá ser um projecto para todos e não só para mim!
Cumprimentos
regal
Mensagens: 38
Registado: quarta, 18/out/2006, 10:53
Localização: Cacém / Sintra

Esqueci-me!

Poderei também adicionar um complemento de Vitamina D3 (díficil de arranjar) que é o Vigantol (farmácias).
Cumprimentos
regal
Mensagens: 38
Registado: quarta, 18/out/2006, 10:53
Localização: Cacém / Sintra

Então cheguei, mais ou menos, a uma mistura ponderada:

- 500 gr Pão ralado;
- 2 Ovos cozinhos (esmagados);
- 50 gr de farinha de aveia;
- 50 gr de raspas de limão, laranja e de ervilha ralada e descascada;
- 50 gr de farinha de soja;
- 50 gr de Germen de Trigo;
- 50 gramas de Levedura de Cerveja
- 1 alho muito picado
- 10 gotas de Óleo de Fígado de Bacalhau ou de Vigantol (Vit. D3).

Depois completa-se até a 1 Kg com Pão ralado.

Se tudo isto não ficar húmido o bastante, adicionar um pouco de água.

Criticas e Sugestões, sff.
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Papas caseiras

Regal,

Acho sinceramente que não vale o trabalho, mas de qualquer forma existem alguns ingredientes base para uma papa caseira.

A base mais simples é usar ovo cozido e juntar tostas trituradas.
Como outros ingredientes tens: germen, levedura de cerveja, e farinha (ou granulado) de soja.

Não vejo a utilidade das raspas de laranja/limão (além de que oxidam)
Não deves precisar de muita água usando os ovos. Misturar tudo com um garfo (sobretudo os ovos) é o melhor.

Eu ficaria por:

2 ovos
Tostas trituradas
Granulado de soja triturado
Germen de trigo
Levedura de cerveja
Suplemento vitaminico

Eu uso pontualmente uma papa deste género (mas mais simples, misturo ovo com a papa seca normal) para algumas espécies mais difíceis de convencer a alimentar as crias. Junto depois com sementes remolhadas e alimento vivo triturado, mas raramente tenho tempo para isso e a habituação também conta.

Quanto a vitaminas, a forma mais simples é optar por um suplemento para aves, mas encontras n produtos que incluem vitaminas. A questão está na dosagem equilibrio. Evita a tentação das papas de bebé (farinhas nestum e afins)

Muita atenção à conservação!!!

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
regal
Mensagens: 38
Registado: quarta, 18/out/2006, 10:53
Localização: Cacém / Sintra

Obrigado Ricardo,

A conservação seria feita no frigorífico!

Porque é que dizes que não vale a pena? As papas de qualidade que se compram nas lojas são extremamente caras, por exemplo, no caso da Orlux é impensavel os preços que praticam!

Ok! Então e não achas que a aveia ficaria bem numa pequena proporção? E a ideia do alho para a desparasitação? Não achas que resultaria?
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Papas caseiras

Regal,

Quantos casais tens?
Não sei a que preços tens a ORLUX por exemplo, mas as boas papas rondam os 4-5eur/kg mais coisa menos coisa e dependo das lojas/zonas.

Acho que não compensa pelo trabalho é só isso. Por exemplo eu gasto cerca de 5-6kg/papa por mês em criação para algo como 100 casais. Não acho que seja uma despesa por ali além.

O alho sim é bastante usado. A aveia seria um acréscimo, mas pode ser adicionada na altura de servir (deixando a opção de colocar ou não). Um dos suplementos que uso já tem alho, apenas indiquei a base, a partir dai podes fazer variações. De qualquer forma a maior vantagem das papas caseiras (totalmente) é a flexibilidade e maior apetência. A desvantagem é o trabalho, risco de conservação.
Na prática acho que o melhor sistema é substituir esta papa caseira por uma papa comercial acabando por ter o trabalho na mesma de a preparar diariamente com germinado ou mesmo ovo, etc.

A questão é que para a maioria dos criadores se tiverem poucos casais não compensa o trabalho, se tiverem muitos não compensa o custo/trabalho/beneficio. Para mim seria impensavel estar a fazer esta papa todas as semanas e congelar, depois descongelar dia a dia...
Talvez seja uma solução viável para quem tem 10-12 casais e faça uma quantidade que congela e usa em pouco tempo.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
regal
Mensagens: 38
Registado: quarta, 18/out/2006, 10:53
Localização: Cacém / Sintra

Ricardo,

Independentemente dos casais que tenha, isto serviria para os foristas e não só para mim! Isto seria um projecto para o Fórum, mas também já percebi que há pouca vontade! Acho que vou desistir disto...

Não sei onde consegues esses preços, mas numa loja que vi no Seixal, custava esse preço para uma caixa de 400 gramas, para aí!

Já agora, a esse preço onde arranjas? É que eu não consigo!
Cumprimentos
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Eu aqui nas Caldas da Rainha compro a Orlux para canários em caixas de 4 Kg por menos de 20 euros o que diga-se esta na media do que custam as outras papas de referencia, ou seja o preço por Kg de uma boa papa é á volta dos 5€ por Kg na minha zona, isto falando nas papas vendidas em pacotes, claro que as vendidas avulso são mais baratas mas…
Pedro Ramalho
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Papas caseiras

Regal,

Dependendo das zonas consegue-se preços melhores ou piores. O problema é que a maioria dos criadores não tem acesso ou não usa lojas dedicadas a criadores e nas lojas comuns de animais de estimação, pagam os produtos de gama "alta" (leia-se de qualidade para criadores" bastante mais caros... E não havendo mercado/concorrencia os preços sobem (é mais o inverso mas enfim).
Existem papas no mercado desde 1,5eur/kg até 6-7eur/kg. O preço mais elevado não quer dizer que sejam a melhor escolha, porque alguns produtos de mercado "pet" são até bem mais caros que os profissionais. O importante é que funcione e estejas satisfeito com os resultados. Já criei em tempos com papas vendidas a vulso e criava. Depende dos resultados que se pretende.
Como já tinha dito e o Pedro também, o preço de referência de boas papas anda perto dos 5eur, o que não acho caro desde que sejam de boa qualidade! Mesmo para bastantes aves. Como diz o ditado não se fazem omoletes sem ovos. Acho "sui generis" que os criadores tentem poupar alguns euros por mês comprando produtos de menor qualidade. Gastam dezenas ou centenas de euros numa ave, mas depois querem poupar 1eur/kg na papa ou mistura? É só fazer as contas. Eu uso uma papa de cerca de 4eur/kg. Gasto em volta de 5kg/mês na criação. Mesmo considerando esse consumo 12meses/ano (o que não é verdade) se comprasse uma papa a 3eur/kg (25% e o preço normal das papas "a vulso"), poupava 5-6eur/mês. 60-70eur/ano. Para as aves que crio é o valor de 2-3 aves das mais normais. Aliás aplico o mesmo principio ao limpar/soprar as sementes usadas (aproveito, mas para os viveiros da rua, não nas gaiolas). Basta que essa papa tenha qualidade e com isso me permita criar melhor e obter essas 2-3 crias a mais por ano e não gastei mais nada. A poupança é relativa. Infelizmente muita gente ainda olha primeiro ao preço, depois à composição/qualidade e continua a achar que é tudo igual.

Eu uso outra marca, mas posso-te indicar uma ou duas lojas para visitares ai na zona e veres o que têm.

Atenção que com isto não quero dizer que seja para abandonares a papa caseira! Se for bem feita e estiveres disposto ao trabalho de preparação e cuidados de conservação e utilização é uma opção viável. Mas não compliques a receita, só isso. Acho que o tópico é interessante sobretudo para principiantes que queiram começar a largar as papas "avulso" e aproximar mais às papas de criação em si. Também para perceberem os componentes principais de uma papa e a sua função.

Cumprimentos,

Ricardo M.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

Voltar para “Bricolage e Projectos, Gaiolas, Ninhos, Materiais e Acessórios”