Tenho uma piriquita que após ter estado em criação, ficou com algo em volta do bico, não sei de que é se trata e se realmente é algum problema, alguma dica?
Tal como disse o bpalhares, arranja umas fotos extras para verificar melhor
parece realmente ser sarna (causada pelo ácaro Knemidocoptes pilae) que afecta sobretudo a zona do bico, tens uns produtos próprios para tratar, neste caso o principio activo é a ivermectina, se não conseguires arranjar já já, podes ir colocando alguma substancia gordurosa (azeite, parafina), com cuidado para não colocares nas narinas, mas não é definitivo, reduz apenas.
Cumprimentos
Endoscopias e medicina preventiva
C.P. 5220
Boas tenho um caso parecido mas menos grave, tenho uma periquita que tem algo dos lado do bico mas tem muito pouco .. Até tive de colar praticamente a câmara á ave para vos conseguir mostrar mas devido a isso ficou um pouco desfocada, se quiserem tiro uma de mais longe mas ao longe é difícil ver..
Acham que não é nada ou que é o mesmo que aconteceu com a ave do senhor ? Tenho-a junto com outros periquitos num viveiro e queria saber o que fazer para evitar contágio ..
Obrigado
pincelar com pouca quantidade pulmosan nessas coisinhas esbranquiçadas.... de 15 a 15 dias. quando ficar bom pare!!
já estou habituado... por estes lados os periquitos Ingleses bons tem estes problemas e nas lojas tento lhes regatear mais baratos por esses problemas.... depois resolvo facilmente com esse método e 1 mês depois lá vai mais 1 pró plantel
Pelo sim pelo não qualquer ave que se demonstre alterada a nível comportamental, ou outras evidências, é óbvio que se deve retirar, para que não dissemine o agente seja ele qual for, e se existir, neste caso, é contagioso, se houver muita intimidade com o parceiro, mas afecta sobretudo os imunodeprimidos, e as crias, caso esteja a criar
Cumprimentos
Endoscopias e medicina preventiva
C.P. 5220
Entao deixo separada só no dia em que lhe aplicar pulmosan ou deixo-a um mes sozinha ate passar ?
Comprei-a há pouco tempo e nem reparei, talvez ainda vá tentar trocá-la
Pois, eu com a pressa de querer que eles criem rápido visto ter 5 crias irmãs e nao querer que elas se cruzem nem liguei a isso ..
Vou mesmo tentar trocá-la por outra na loja, não gosto de ver aves sozinhas muito tempo .. Mas se tiver mesmo de ser, será !
Obrigado pela ajuda