joao_z
Registado: quarta, 02/set/2009, 21:47
Contacto: Sítio web

Duvida casal de Mandarins

Boa Noite

Estou com uma duvida em relação a um casal de mandarins que tenho!
Eu tinha uma casal de mandarins mutação estes criaram e tiram apenas uma cria que acabou por ser uma fêmea, na segunda postura a fêmea morreu-me com um ovo maior que o normal, como não tinha nenhuma fêmea disponível e na loja também não arranjei nenhuma decidi colocar a filha do casal inicial com o pai.
Estes já criaram mas as crias foram sempre pequenas e atrofiadas e nunca se desenvolveram como as crias dos outros casais sempre foram mais atrasadas agora com mais de um mês de nascidas ainda mal comem os filhotes dos outros casais já estão todos a comer sozinhos(nascidos todos na mesma altura).
Estes estaram mais atrasados por serem filhos de de pai e filha ou este factor não é muito importante?

Cumps.
Cumprimentos,
João Z. Ferreira
STAM - 673G
http://zfinches.blogspot.pt/
koronas
Registado: quarta, 28/abr/2010, 20:16

Re: Duvida casal de Mandarins

Boas na minha opiniao acho que é mesmo esse o factor mas deixo em aberto para os mais experientes.... :mrgreen:
Um abraço.
Luis Nunes
buda
Registado: domingo, 13/jun/2010, 22:53

Exacto tambem penso que esse seja mesmo o problema, devido terem o mesmo sangue, sendo pai e filho, ao fazer-mos isso corremos esse risco, das crias virem a ter problemas! Não o aconselho a fazer isso, nem a deixa-los criar mais!
cump :wink:
joaofontanelas
Registado: sábado, 07/nov/2009, 17:44

Boas ,a genetica é complicada mas muito sintecticamente vou dar uma opinião baseada na minha experiencia quer com passaros quer com pombos ( de competição ao mais alto nivel) o acasalamento , de pai com filha ou vice versa não é grave, grave é o acasalamento de irmãos filhos do mesmo casal, aí sim podem nascer com problemas aparentes ou não eu pessoalmente só faço esse tipo de acasalamentos se pretender apurar alguma coisa de resto evito sempre ,a minha opinião acerca do seu problema nada tem a ver com a consanguinidade terá a ver com outra razão mas é só mesmo a minha opinião, todos os apuramentos de raça teem muita consanguinidade para alem de se perder muitas qualidades e ganhar noutras daí não ser facil lidar com essa ciencia não sei se ajudei em algo mas tentei ,abraço
joao_z

Boas

Muito obrigado pelas respostas, acho que vou mesmo separar o casal pois os filhotes estão bastante atrasados em relação aos outros nascidos na mesma altura.

Cumps
Cumprimentos,
João Z. Ferreira
STAM - 673G
sfescada
Registado: sexta, 07/mar/2008, 16:46

Quase de certeza que o problema é mesmo crias com pai e filha. Uma vez não reparei bem nos números das anilhas e juntei um casal não compativel (irmãos, pai e filha ou filho e mãe), já não me lembro bem e o resultado foi uma ninhada com um passaro deficiente, nasceu com uma pata virada para trás... Criar sempre com casais de sangues diferentes senão a genética é tramada,lol...
joao_z

Boas

Já separei o casal, agora até estou a retirar os ninhos aos meus pássaros para descansarem um pouco embora nao tenha aves para concurso nem nada do género mas convém também ter cuidados na mesma lol.
Cumprimentos,
João Z. Ferreira
STAM - 673G

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”