Viva Rodolfo
Para juntar personatas com fischeris e roseicollis primeiro tem que fazer os casais em gaiolas individuais, ou seja, tem que juntar um casal de cada subespécie durante algum tempo até que o casal se aceite depois pode junta-los sem problemas que já não se separam.
Se colocar as aves misturadas podem não escolher os parceiros certos e não se deve juntar personatas com fischeris e muito menos com roseicollis.
-Se juntar um personata com um fischeri sai híbrido, embora fértil não se deve juntar.
-Se juntar um personata / fischeri com um roseicolli sai híbrido e não é fértil.
Quando compra uma ave tem que ter atenção a esse facto porque existe no mercado tanto em lojas como em criadores que vendem essas aves conforme lhes dá mais jeito ou personatas ou fischeris.
As aves que tem parecem-me já aves híbridas.
Quanto à gaiola que comprou não deve por mais de dois casais e terá que colocar quatro ninhos por fora da gaiola ( se poder ) para não roubar espaço e para ter melhor acesso ao interior dos ninhos sem perturbar as aves.
Seria de maior utilidade se o viveiro tivesse um separador a dividir a meio ficaria com dois viveiros, porque as aves vão utilizar poucas vezes a parte inferior desse viveiro.
Se tiver duvidas pode contactar-me e uma vez que estamos perto se tiver como chegar pode também visitar as minhas aves ( personatas, fischeris e forpus celestiais ).
Cps
José Faustino