Newbie
Registado: quinta, 18/nov/2010, 12:37

Criação de Galinhas - Novato

Boa tarde, queria iniciar-me na criação de galinhas ornamentais, mas a minha experiência é zero. Não tenho ninguem para me dar dicas perto de mim, visto os mais velhos da minha familia já não estarem entre nós. O que acontece foi que agora reparei que tenho um pequeno terreno, que era do meu avô, perto da minha casa (zona de sintra), com cerca de meio hectare onde há umas arvores de fruto, uma capoeira com cerca de 10 m2 e 2 pequenos barracões com cerca de 15m2 cada um. Como tenho uma certa necessidade de me isolar do stress diário, estava a pensar começar a cultivar o terreno com coisas de simples manutenção e criar algumas galinhas, visto que eu fui lá criado e tenho boa relação com os animais e com a criação. O que acontece é que devido aos espaços exteriores inexistentes nas zonas urbanas, as unicas criações que tenho feito é de peixes (ciclideos do tanganika), mas gostava de começar nas aves ornamentais, por isso, que o texto já vai longo, queria fazer umas perguntas.

Que espécies de galinhas devo adquirir?
Qual a quantidade para aquele espaço?
Os faisões tb me fascinam, mas dá aquele espaço para ser dividido e ter tb um casal de faisões?
que tipo de milho devo comprar (há marcas melhores e piores?)?
Posso transportar os ovos para cerca de 2 kms para poder ter alguem junto deles durante o dia?
Que tipo de equipamento preciso para evitar ir lá todos os dias (estava a pensar de 2 em 2 dias e passar lá o sabado visto aquilo ser um local bom para as minhas filhas terem contacto com o meio rural tal como eu tive).
Onde posso adquirir as vitaminas que falam e esse equipamento necessario na zona de Sintra?
Quais as chocadeiras que me aconselham e onde posso adquiri-las?
Posso usar a parte superior (tem cerca de 2 mts de altura) e criar outras especies de aves que não vão ao chão de forma a não serem atacadas pelas galinhas? E quais?

Penso que para já é tudo. Não esquecer que mesmo indo lá de 2 em 2 dias, a chocadeira estará vigiada durante todo o dia.

Muito obrigado!
joao1961
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Re: Criação de Galinhas - Novato

Olá, para quem não tem nenhuma experiencia de criação de galinhas não se deve amandar de cabeça para raças ornamentais , deve começar com as tradicionais chichiritas ou garnizés tambem lhe chamam cócós pois são de facil criação , mas atenção comprar a particular pois só assim terá a certeza que chocarão bem varias vezes por anos normalmente 3 a 4 vezes por ano depois servirão na perfeição para madrastas dos ovos das raças de ornamentação quer de galinhas quer de faisões ou perdizes etc depois o problemas é no respectivo desenvolvimento dos pintos pois muito juntos as vezes comem as penas uns aos outros e no faisões ainda pior espero ter ajudado em alguma coisa mais uma coisa muito sinteticamente quase todas essas raças de galinaceos atingem a maturidade aos 6 mêses e é sempre bom serem adquiridos ainda jovens pois assim se tem a garantia da sua idade poucos são os criadores que os anilham com a anilha de ano abraço e ter o cuidado de manter as raças sempre separadas pois cruzam se com muita facilidade depois não se tem nada de nada tem se apenas galinhas traçadas :D :D :D
Newbie

Muito obrigado João.

Quanto ás outras questões, mais alguem me pode ajudar? Estou a pensar seriamente numas Brahamas, mas tenho mais uma questão. Será melhor comprar as femeas 2 ou 3 e o macho separadas (sem consanguinidade)? Se sim, onde aqui na zona de Sintra/Lisboa ou até Santarem/Setubal posso encontrar criadores destas galinhas que me permitam comprar apenas o macho ou apenas as femeas?

Obrigado.
lento
Registado: quarta, 05/nov/2008, 16:06

Boa tarde,
Se apostar nas Brahamas, não vai precisar de chocadeira pois estas galinhas põe cerca de 18/20 ovos e chocam, e não tem que ter cuidados nenhuns especiais, quanto a alimentação, ração para galinhas, milho verduras, (eu deixo as minhas andarem soltas elas comem de tudo que aparece), quanto a faisões tambem tem varios espectaculares mas aí já não é tão simples a sua criação, e varia muito de raça para raça, aconcelho a ler sobre faisoes e se possivel visitar algum criador (há aí ja zona de Sintra alguns,na zona de Santarem/Almeirim tambem), quanto a por especies de pequenas aves ornamentais por cima das galinhas não aconselho pois as galinhas podem provocar doencas que para elas não teram grande impacto mas para pequenas aves seram fatais, alem dos piolhos, quanto á consanguinidade se conseguir adquirir um galo num sitio e as galinhas noutro melhor, mas quando tiver novos se não os separar quando der por ela andam-se a galar todos pais e filhos uns aos outros.
aconselho a ver este site sobre faisoes e perdizes e pavoes, talvez um dos melhores, (gbwf.org )
espero ter ajudado

Cumprimentos,
Sergio lento
Newbie

Obrigado Sergio.

Eu já tinha dado com esse site (é maravilhoso), mas não quero nem vê-lo por muito tempo senão, mudo de ideias :D e quero começar por algo mais simples pq a experiência tenho de a ir ganhando.

Nestas coisas eu gosto sempre de ler muito sobre o assunto e depois é que avanço. Já fiz o mesmo com os peixes e quero manter na aves. Não vou avançar para nenhum metodo de criação, pq sempre gostei que a mesma se fizesse num ambiente o mais perto da realidade possivel e gosto de dar sempre o maximo de condições aos meus animais. A questão aqui é que sobre Faisões encontro muito informação, mas sobre galinhas a informação é escassa (talvez por haver menos dificuldade). Já agora aproveito para fazer umas perguntas para o futuro.

Após o nascimento dos pintos, que cuidados terei de ter? Tenho de afastar do galo ou as mães defendem-nos? As Brahmas são uma raça grande, mas pelo que li, tb são das que demoram mais tempo a atingir a maturidade, certo?
Dentro das Brahmas existem varias cores (sub-especies?), convém apenas cruzar as mesmas cores ou não tem problema?

Obrigado uma vez mais.
lento

boas,
As galinhas tomam conta dos filhotes, quanto ás cores se gostar de uma cor especifica não pode juntar outras cores, eu tenho de varias cores juntas depois sai uns de cada cor, quanto á maturidade demoram mais a ficar grandes que as de raça normal, só ficam com aquele tamanho todo para ai com um ano, vá ao google e escreva "galinhas alverca", tem informação sobre muitas raças de galinhas.
cumprimentos
Newbie

É exactamente nesse site que tenho andado, mas lá diz que as brahmas metem em média 130 ovos/ano e você salvo o ero disse-me 12 a 18. O que é que me está a falhar aqui? Há diferenças se forem criadeiras ou poedeiras? Se sim, como as identifico?

Muito obrigado uma vez mais pela sua paciência para ajudar alguém com tantas duvidas :D
lento

boas,
Eu só conheço um tipo de brahamas, as minhas ao fim de +-18/20 ficam chocas, mas normalmente deixo as andar soltas e deixo sempre bastantes ovos no ninho para elas acentarem no choco, como alguns faisoes, pavoes e perdizes, se deixar os ovos eles chocam nos se os for tirando elas vão pondo mais e não entram no choco, esse srº das galinhas alverca deve ser um criador/vendedor em grande escala,há quem ate ponha ovos para venda, eu so crio para mim e dou a alguns amigos e familiares apesar de ter chocadeira só a uso para tirar algumas perdizes e alguns faisoes.

Voltar para “Fasianídeos / Aves de Capoeira e Avicultura”