NunoSantos
****
Mensagens: 358
Registado: terça, 24/out/2006, 21:45
Localização: Ourentã - Cantanhede
Contacto: Sítio web

Verdelhão x Canária

Olá amigos
À uns anos atrás tive que criar duas crias de verdelhão devido a um ataque que o meu gato fez ao ninho que se encontrava no jardim, este ano decidi juntar uma canária que me tinham oferecido, e nasceram duas crias deste cruzamento, mas sinceramente não gosto muito das cores... que tipo de canária posso utilizar para obter umas cores mais parecidas com as dos verdelhão? Podem ver umas fotos no meu site da canária que tenho, vou tentar colocar também umas fotos dos filhotes (ver álbum Canários).

Obrigado desde já pelas vossas opiniões... se possível mostrem fotos :)
Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

Verdelhão x Canária

Olá Nuno,

Provavelmente alguns vão discordar mas relativamente ao cruzamento do verdelhão com a canária, muito pouco há a fazer: por norma os híbridos de verdelhão e canária não costumam ser muito vistosos.
Relativamente às cores, e tendo em atenção que está a usar um macho clássico, as opções são muito reduzidas: talvez uma canária melanica com côr de fundo branco dominante, mas branco dominante não é fácil de encontrar! Tenho mais dúvidas relativamente às lipocrómicas e como nunca as usei para nenhum cruzamento não me vou pronunciar.
Mais fácil seria se usasse uma fêmea de verdelhão com um canário macho, aí poderia usar um que tivesse uma mutação ligada ao sexo e teria híbridas mais atraentes.
Quanto à forma, alguns criadores estrangeiros dizem que uma gloster dá bons resultados por manter a caracteristica da "cabeça grande" do verdelhão. Acho algo discutivel mas...

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Isidoro
NunoSantos
****
Mensagens: 358
Registado: terça, 24/out/2006, 21:45
Localização: Ourentã - Cantanhede
Contacto: Sítio web

Obrigado Miguel.... bom acho então que vou continuar com esta canária :D
Quanto ao acasalar uma fêmea de verdelhão com um canário, acho que não, pois são aves que gosto de apreciar na natureza, como disse, tenho estes dois verdelhões devido ao meu gato que se lembrou de ir aos ninhos :lol:, e então decidi criar-los em casa e acabei por nunca os soltar... e agora sinceramente não sei se o farei pois como foram criados em gaiola de seguro que morrem se os solto.

Já agora mais uma questão, quando posso separar os dois filhotes da mãe? (estão só com a mãe porque o macho ficou agressivo)
Os filhotes nasceram no dia 18 de Março.

Uma vez mais obrigado,
Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

Verdelhão x canária

Olá Nuno,

Não tem de agradecer :wink:
A maioria dos fringilideos pode ser separada por volta dos 30 dias após o nascimento (mas não é uma regra fixa, há crias mais "perguiçosas" :roll: ), isto inclui híbridos entre fringilideos.
Eu prefiro deixa-los com os pais até aos 35 dias e só muito excepcionalmente os separo por volta dos 40 dias.
Convém que se certifique é que já comem sózinhos de forma regular.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Isidoro

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”