Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Ovos não chocados

Boa noite,

Alguém me saberá dizer quanto tempo depois da postura 1 ovo de caturra aguenta sem ser chocado?
Sei que as caturras ás vezes só começam a chocar depois de porem o 2º ou 3º ovo, ou seja, como pôem ovos dia sim dia não, se começarem a chocar só quando pôem o 3º, o 1º fica uns 4 dias sem ser chocado!

Isto é fiável? Dá para aguardar 4 dias antes de pôr os ovos noutro ninho caso chegue à conclusão que os pais não tencionam chocá-los?
Ou convém retirá-los antes disso se os quero salvar?

Obrigado.

Cumprimentos,

Dolfo
Avatar do Utilizador
cblampreia
****
Mensagens: 494
Registado: domingo, 15/out/2006, 23:12
Localização: Loulé
Contacto: Sítio web

Olá,

O tempo de duração dos ovos depende de vários factores, entre eles a espécie, eu julgo que os ovos de galinha duram uns 15 dias, a partir daí os ovos começam a perder faculdades, diminuindo assim a probabilidade de eclodirem. Em espécies mais pequenas a duração deverá ser menor, mas os ovos das caturras em 4 dias não deverão estragar-se de certeza, devem durar pelo menos uma semana.

Depois também é importante a forma como os ovos são conservados, se estiverem num local sem muitas variações de temperatura e forem virados diariamente acabam por durar sempre um pouco mais.

Cumprimentos

Cláudio Lampreia
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Obrigadíssimo Cláudio!

O 1º ovo deste casal de "desnaturados" mudei-o logo para o ninho do casal bem comportadinho, que choca logo desde o 1º ovo, e que tinha posto o 1º ovo deles no dia anterior, mas agora queria ver se quando o "mau" casal puser mais ovos, se hei-de lá deixá-los algum tempo (até pode ser que se decidam a chocá-los!), e para isso é que precisava de saber se se aguentam algum tempo sem estarem a ser chocados.

Os ninhos estão dentro de casa, durante 1 parte do dia aquela área até apanha 1 bocado de sol, de modo que penso que a temperatura será boa e que não haja grandes variações, até porque as noites também têm estado já menos frescas.

Já agora, não é tóxico marcar os ovos (tipo só 1 pontinho ou um "X" deve bastar) com 1 marcador de acetato? Isto porque se os puser todos no mesmo ninho seria interessante saber a que casal pertencem.

Obrigado.

Cumprimentos,

Dolfo
Avatar do Utilizador
cblampreia
****
Mensagens: 494
Registado: domingo, 15/out/2006, 23:12
Localização: Loulé
Contacto: Sítio web

Olá,

Um ponto ou uma pequena cruz não deverá afectar os ovos, também se pode marcar com um lápiz (deve-se ter algum cuidado para não carregar demasiado :D ). Mas muitos criadores marcam os ovos e não há problemas.
Nesse caso de juntar os ovos a outro casal também com ovos o pior é depois de as crias nascerem todas deixa-se de saber quem é filho de quem :D . A não ser que os casais sejam de diferentes mutações e as crias tenham cores distintas.

Cumprimentos

Cláudio Lampreia
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Olá Cláudio,

Obrigado pela resposta e confirmação quanto ao marcador.
De facto só pus mesmo 1 tracinho pequeníssimo num, 2 noutro e 3 no outro, e em todos fi-lo na pontinha + fina dos ovos.

Mas tenho dúvidas que este ano saia alguma coisa :cry:
Reparei que 2 dos 3 ovos têm pequenos toques, como se tivessem sido picados por fora, não estou a gostar nada disto! :cry:
Além disso a fêmea do 2º casal, que já devia ter posto o 2º ovo... nada! Nem choca, nem pôe ovos... tou feito com esta desgraçada! :evil:

À partida os pais são, em todo o caso visualmente, de mutações diferentes.
Não lhes conhecendo os antecedentes não sei de que outras mutações possam ser portadores, isso só com o eventual nascimento das crias poderei talvez descobrir.

Enfim, duma cria nascida o ano passado, única sobrevivente de 8 ovos, tenho 1 ideia duma das mutações de que 1 dos machos possa ser portador, quanto ao outro ainda não sei pois os ovos desse casal tavam todos chocos o ano passado!

A ver vamos, mas para este ano estou com muito poucas esperanças de que dali saia alguma coisa!

Cumprimentos,

Dolfo

Voltar para “Psitacídeos (geral)”