krakenowl
***
Mensagens: 64
Registado: sábado, 16/jun/2012, 14:30

Ajuda - Tratamento de Travesso + FOTOS NOVAS

Bom dia,
sou possuidor de um Travesso (Pintassilgo + canário) e gostaria, se possível, que me ajudassem.

há cerca de dois dias ele ficou preso com a pata na gaiola, pois esta atravessou a grade, não sei como, e ficou preso pela anilha, na altura não reparei e quando o soltei vi que ele tinha a pata ferida (esfolada) e sangrou um bocado.
Após isto, peguei nele e passei umas gotas de água na ferida e coloquei Betadine Espuma cutânea (betadine vermelho) na ferida, ontem voltei a colocar mais um bocado de betadine na ferida.

O que sucede é que ele está um bocado frouxo e muxo, e não se apoia na pata ferida, a pata está um bocado negra, não sei se será da cor do betadine, mas penso que seja pisado.

haverá algo que possa fazer mais? há algum tipo de antibiótico que lhe possa dar ou analgésico para as dores?
deu-me a impressão que ele ao esfolar a pata, ficou um pouco branca na zona ferida, não sei se o esfolar chegou ao osso.

o sangramento parou e ele come e bebe água, mas tem a pata encolhida e negra, não sei se a mesma estará partida ou não.

Obrigado.

P.S. sou da zona de Vila Nova de Gaia\Porto, se houver alguma loja nas proximidades com medicação e souberes informem-me s.f.f.

cumprimentos.
Última edição por krakenowl em quinta, 21/jun/2012, 14:38, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
veiga
***
Mensagens: 203
Registado: segunda, 23/ago/2010, 19:19

Re: Ajuda tratamento Travesso

Bom a mim ja aconteceu algo identico com um fisher mas foi quando pus a anilha os pais tentaram a tirar e ferirao-no na pata ate que inchou tanto que a anilha ficou apertada que a tive de cortar e eu tb depois o cortei um bocado pra conseguir cortar a anilha tb so o curei com betadine e safou-se penso que se nao tiver a pata partida deve-se safar.
Mas cada caso e um caso
krakenowl
***
Mensagens: 64
Registado: sábado, 16/jun/2012, 14:30

Re: Ajuda tratamento Travesso

exacto, o problema é que não tenho a exatidão da quebra da pata.

a perna não parece estar partida, pois vi-a e parece estar na forma inicial, sem inchaços, etc., penso que se estivesse partida incharia.

já a pata não tenho a certeza, está é negra!

o dedo anterior está assim normal, é tudo de difícil avaliação para mim, pois é a primeira vez que algo me acontece.
ele de vez em quando vai com o bico à anilha, pois deve-lhe fazer uma certa aflição.

já pus dois dias betadine, aconselham a por hoje e continuar a pôr, ou então já basta?
ele fica extremamente nervoso pois pensa que o vou magoar.
Avatar do Utilizador
mcamedjay
****
Mensagens: 408
Registado: sexta, 20/jun/2008, 14:18
Localização: Tarouca
Contacto: Sítio web

Re: Ajuda tratamento Travesso

Boas, convinha dar-lhe um antinflamatório, para as dores, continua a desinfectar a ferida o facto de ela estar negra pode ser hematoma ou no pior dos casos gangrena, o ideal seria poder levá-lo par observação, pois só visualizando é que se saberia ao certo qual a gravidade, pode haver casos em que seja necessário a amputação caso ganhe gangrena na pata.
Cumprimentos
________________________________________
Márcio Cardoso Almeida
Médico Veterinário
Especializado em medicina aviária
Endoscopias e medicina preventiva
C.P. 5220
krakenowl
***
Mensagens: 64
Registado: sábado, 16/jun/2012, 14:30

Re: Ajuda - Tratamento de Travesso (Pintassilgo + canário)

vou ver o que consigo fazer.
Quando ponho betadine ele começa com o bico a mexer na anilha com certa aflição, será a arder ? Pus o betadine vermelho - espuma cutânea, pois é o mais indicado para tal e mais fraco/menos ardente.

após isso vai beber água, etc., no início já tinha parado o sangramento e ele ao mexer reativava-o, atualmente já parou!

Ele está com bom aspeto, com os olhos abertos e não semi-cerrados com ar de doente, come e bebe bem.

a pata está um género de pisada, mas os 'dedos' por assim dizer é que parece que deformaram um pouco, já me aconselharam a não mexer muito nele, pois ele fica extremamente nervoso!
nem sei o que fazer, esse antinflamatório é somente administrado em veterinários ou haverá algo caseiro que doseado com cautela poderá trazer ajudas?

cumprimentos e obrigado pelas ajudas/explicação
krakenowl
***
Mensagens: 64
Registado: sábado, 16/jun/2012, 14:30

Re: Ajuda - Tratamento de Travesso (Pintassilgo + canário)

Parece estar a piorar!

:cry:
krakenowl
***
Mensagens: 64
Registado: sábado, 16/jun/2012, 14:30

Re: Ajuda - Tratamento de Travesso (Pintassilgo + canário)

Ora bem, venho aqui actualizar o estado de saúde do meu Híbrido.

Hoje levei-o ao veterinário para verificação do mesmo e ver se necessária a respectiva amputação da perna.

Deixei-o lá e após umas 3 horas, contactaram-me a informar que após análise de dois veterinários de animais exóticos, não seriam necessária a amputação, pois a perna iria cair por ela dentro de poucos dias.

Deram-me 4 seringas de medicação antibiótica para lhe dar no bico 1 por dia 24\24h.
E Tabernil (GENTAMICINA) 4 gotas por cada 40mg\água.
(Penso que seja para evitar diarreias por causa do antibiótico)

O veterinário mencionou que o vai querer ver no espaço de 4 dias! Após acabar as seringas antibióticas.

Ele alimenta-se bem e parece querer arrebitar.

Vou fazendo actualizações do seu estado clínico e em breve ponho fotos.
krakenowl
***
Mensagens: 64
Registado: sábado, 16/jun/2012, 14:30

Re: Ajuda - Tratamento de Travesso (Pintassilgo + canário)

Bom cá vão então as fotos das minhas aves.

Híbrido na Gaiola a recuperar da lesão ainda
P.S. será que vai voltar a cantar? É que este é um verdadeiro maestro:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Estas são duas fêmeas Bico-de-lacre.
Não consegui tirar melhores fotos porque não param quietas, depois atualizo.

Imagem
Fabio_21
***
Mensagens: 165
Registado: quarta, 02/mai/2012, 14:36
Contacto: Sítio web

Re: Ajuda - Tratamento de Travesso + FOTOS NOVAS

Com as fotos que enviaxt não dá para ver a lesão dele na pata.

Quanto ao cantar é difícil de saber. Varia de pássaro para pássaro.

Cumprimentos
krakenowl
***
Mensagens: 64
Registado: sábado, 16/jun/2012, 14:30

Re: Ajuda - Tratamento de Travesso + FOTOS NOVAS

As fotos foram só para mostrar as aves que tenho, a lesão só mesmo pegando nele.

Já está quase a 'cair', conforme o veterinário mencionou!.

Continua a fazer os antibióticos (4 dias total) e o produto na água para evitar diarreias(3 a 5 dias)
Fabio_21
***
Mensagens: 165
Registado: quarta, 02/mai/2012, 14:36
Contacto: Sítio web

Re: Ajuda - Tratamento de Travesso + FOTOS NOVAS

Mas ainda continua a sangrar ou já está sarado?

Pode ser que recupere, não sei se os pássaros tenhem ou não o "poder"de regenerar a pele. Se estiverem ainda podem sobreviver
krakenowl
***
Mensagens: 64
Registado: sábado, 16/jun/2012, 14:30

Re: Ajuda - Tratamento de Travesso + FOTOS NOVAS

Ou seja, o acidente ocorreu na sexta-feira passada e o sangramento parou após uns 5min. após a lesão.

Entretanto andei 3 dias a por Betadine 2x ao dia, e fui ao veterinário e ele disse que a fase crítica já tinha passado pois era durante o sangramento, agora a pata vai cair por ela, só ando é a fazer a medicação.

Antibiótico de seringa na boa 4 dias.

Produto na água 4 gotas/40ml H2O, entre 3 a 5 dias para evitar diarreias.
Avatar do Utilizador
José Mário Ribeiro
***
Mensagens: 91
Registado: domingo, 02/ago/2009, 23:41
Localização: Pedras Rubras,Porto

Re: Ajuda - Tratamento de Travesso + FOTOS NOVAS

Mesmo sem pata nada o impede de cantar só que neste momento está debilitado e nao canta.
Mas apopsto que passado algum tempo vai voltar a cantar e ainda mais do que cantava.
krakenowl
***
Mensagens: 64
Registado: sábado, 16/jun/2012, 14:30

Re: Ajuda - Tratamento de Travesso + FOTOS NOVAS

Exato, penso que atualmente possa estar triste.

Voltar para “Apoio Veterinário (neste momento sem Médico Vet. assistente)”