ivansimao
Registado: quarta, 30/set/2009, 01:32

Problema em colónia de periquitos - adultos atacam juvenis

Bom dia, tenho já à algum tempo um grande problema na minha colónia de periquitos, essa colónia é composta, por 10 aves, entre elas 4 aves juvenis, e o resto já maduro, onde das 6, duas sao femeas, e o resto tudo machos.

O que se passa é que sempre que uma periquita tem filhotes e estes após desenvolverem saiem do ninho, e ficam no fundo do viveiro, acontece que o matam, picam-lhe a cabeça, ate o matarem e comem-no :? :cry:

Só consigo safa-los, vendo quando eles saiem, e separa-los numa gaiola à parte, e só voltar a po-los quando ja comem sozinhos e voam bem.

O que poderá fazer com que ataquem os pequenos? é que pelo que consegui perceber, só machos é que o atacam. Será por haver poucas fêmeas ou é alguma carência ao nivel nutricional ?

Cumprimentos e Obrigado
Freddy
Registado: domingo, 17/jun/2012, 22:33

Re: Problema em colónia de periquitos

Boas Ivan

O que acontece por vezes é as novas aves acabarem por ser vistas como potenciais intrusos ao espaço dos mais velhos, principalmente se estes forem machos frustrados por falta de companheira. Muitas vezes até os próprios pais correm com eles severamente para recomeçar o ciclo de criação.

Mas se achas que são os machos o meu conselho é colocar os casais em separado, é mais bonito vê-las em colónia eu sei, mas o facto é que no que toca à criação menos espaço pode resultar em melhores resultados pois traduz-se em mais privacidade para o casal. :wink: :wink:

Quanto à nutrição, não creio que seja isso, mantém uma dieta de semente como base, frutas e legumes frescos sempre que for possível a acompanhar de água fresca pelo menos duas vezes por dia que eles agradecem.

Enfim... espero ter ajudado
marco fernandes
Registado: sábado, 04/fev/2012, 19:53

Re: Problema em colónia de periquitos

Do que tenho lido os juvenis devem ser separados depois de saírem do ninho.
Cumprimentos,
Marco Fernandes
STAM 789M
e-mail: marcohof@sapo.pt
Facebook: www.facebook.com/celeiro.azul
Pedro121
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46

Re: Problema em colónia de periquitos - adultos atacam juven

Demasiados machos.
Pedro Ramalho

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”