Yarik
Mensagens: 5
Registado: quinta, 19/mai/2011, 11:33

Rola encontrada - o que fazer? Ajuda, urgente!

Imagem

Boa noite amigos. Hoje apanhei uma rola no meu jardiim. Muito cansada e com fome e sede.

Precisava de uma orientação vossa. Não sei se e mesmo uma rola e/ou que espécie. Se e juvenil ou velha. Se esta doente ou não. E o que fazer com ela.

Obrigado.
LLourenco92
***
Mensagens: 156
Registado: segunda, 20/set/2010, 20:29
Localização: Almada
Contacto: Sítio web

Re: Rola encontrada - o que fazer? Ajuda, urgente!

Olá Yarik,

Essa rola fugiu de algum lado mas não consigo identificar a espécie, doméstica (Streptopelia roseogrisea risoria) não creio, pelo menos nunca vi nenhuma com as asas cinzentas :?
O que é certo é que não é selvagem, é adulta e aparentemente está saudável, embora com a plumagem em muito mau estado como é visível.
Se não tiveres comida para rolas, a mistura de exóticos serve.
Em relação ao que fazer com ela ... se não puderes ficar com ela arranja alguém que cuide bem dela.
Cumprimentos,
Luís Lourenço
STAM 438M

http://lourencoaves.blogspot.com/
Yarik
Mensagens: 5
Registado: quinta, 19/mai/2011, 11:33

Re: Rola encontrada - o que fazer? Ajuda, urgente!

Obrigado Lourenço!

Ainda pensei que fosse Turca e um juvenil...

Porque dizes que é adulta? Como se vê isso?

Hoje está muito parada...tenho receio que possa estar doente...

Efetivamente não tenho condições fisicas para a manter muito tempo...

A minha praia são os canários e nem sequer a posso colocar no canaril não esteja ela doente e dê asneira.

Não percebo nada de manutenção de rolas...

Desculpa
LLourenco92
***
Mensagens: 156
Registado: segunda, 20/set/2010, 20:29
Localização: Almada
Contacto: Sítio web

Re: Rola encontrada - o que fazer? Ajuda, urgente!

Vê-se que é adulta principalmente pela cor das patas, que é duma cor vermelho sangue, quando são juvenis têm as patas rosadas.
Olhando bem para ela dá-me a sensação de se tratar dum macho.
Como estão as fezes?
Dá-lhe complexo B durantes uns dias. Deve ter andado algum tempo perdida e enfraqueceu bastante. As rolas que tive/tenho, só morrem de velhice (15 anos para cima), são aves muito resistentes. Por isso penso que apenas esteja fraca devido a estar perdida, também já apanhei algumas rolas que fugiram de algum lado e apareceram no meu quintal, algumas via-se que estavam soltas há bastante tempo mas que passado uma semana já pareciam outras, uma delas até foi apanhada à beira duma autoestrada, estava quase sem voar e ainda a tenho.
Em relação à manutenção é do mais básico, comida água e espaço para esticar as asas :lol:
Fazes bem em não a colocar no mesmo espaço dos canários (e mandarins também :mrgreen: ), mais vale prevenir ...
Cumprimentos,
Luís Lourenço
STAM 438M

http://lourencoaves.blogspot.com/
Yarik
Mensagens: 5
Registado: quinta, 19/mai/2011, 11:33

Re: Rola encontrada - o que fazer? Ajuda, urgente!

Sim, e dos mandarins também :D e já são 5!!! :mrgreen:

Em relação as fezes, não vejo sangue mas não são muito consistentes (mas como não sei como são as fezes normais :?: )

Coloquei-numa gaiola 30x50x70 (P,L,A) única disponível.

Espero que melhore mesmo numa semana...tem de ter novo dono até 15 de Agosto, caso contrario...a minha Maria entra em stress :mrgreen:
joomix
***
Mensagens: 56
Registado: quarta, 13/jun/2012, 14:42

Re: Rola encontrada - o que fazer? Ajuda, urgente!

Pois parece-me uma rola comum traçada com outra espécie, mas não consigo descobrir qual. Espero por pessoas mais intendidas no assunto. O senhor é de onde? Se for de Viseu eu posso ficar com ela, pois tenho um viveiro com mais rolas, das brancas (Streptopelia roseogrisea risoria), e não me importo de ficar com mais esta! :lol:
Yarik
Mensagens: 5
Registado: quinta, 19/mai/2011, 11:33

Re: Rola encontrada - o que fazer? Ajuda, urgente!

Seria óptimo, mas moro na zona de Coimbra...
joao1961
****
Mensagens: 322
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Re: Rola encontrada - o que fazer? Ajuda, urgente!

Olá julgo que essa rola seja cruzada de rola turca mas das mansas com rola do senegal aprece em espero te ajudado sim e adulto ja foi dito pela cor das patas e as penas pode ter sido picado ou ter acaros com fartura
LLourenco92
***
Mensagens: 156
Registado: segunda, 20/set/2010, 20:29
Localização: Almada
Contacto: Sítio web

Re: Rola encontrada - o que fazer? Ajuda, urgente!

Boas,

Olhando para as fezes que aparecem na foto, não têm bom aspeto (nenhumas têm mas passando à frente ... :lol: ). Essa tonalidade verde é muito suspeita e se dizes que são pouco consistentes é sinal que poderá ter alguma coisa .... Se continuar assim experimenta alguma coisa para vermes.
Talvez seja mesmo um híbrido de Rola Doméstica x Rola do Senegal, devido à cor das asas.
Atenção que Rola Turca não é a mesma coisa que Rola Doméstica.
Eu também poderia ficar com ela mas ainda estou mais longe.
Cumprimentos,
Luís Lourenço
STAM 438M

http://lourencoaves.blogspot.com/
Yarik
Mensagens: 5
Registado: quinta, 19/mai/2011, 11:33

Re: Rola encontrada - o que fazer? Ajuda, urgente!

Obrigado amigos.

O que sugerem para desparasitação interna e externa?
LLourenco92
***
Mensagens: 156
Registado: segunda, 20/set/2010, 20:29
Localização: Almada
Contacto: Sítio web

Re: Rola encontrada - o que fazer? Ajuda, urgente!

Por agora eu não daria nada alem de um pouco de vitaminas, depois caso as fezes continuem assim dá intervermes.
Para a desparasitação externa usa o mesmo que usas com os canários.
Cumprimentos,
Luís Lourenço
STAM 438M

http://lourencoaves.blogspot.com/

Voltar para “Columbídeos / Columbofilia”