PaulojpFernandes
Site Admin
Registado: sábado, 16/dez/2006, 01:07

CANÁRIOS DE PORTE

8) Olá a todos,

chamo-me Paulo J P Fernandes,
sou de Peniche, tenho 43 anos e sou desde 2003 Juíz de Canários de Porte :!:

Se poder ser util em alguma questão que tenham relacionada com os canários de porte e que eu possa ajudar "se souber", estou ao vosso dispor :wink:

Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
Site Admin

"estalão" do Fizado do Norte"

8) Olá a todos,

alguns amigos me pediram para lhes fornecer as caracteristicas do frizado do norte por isso aqui vai:

Oriundo da França a medos do séc. XIX , por selecção de diversos tipos de canários frizados, criados a partir de MUTAÇÃO do canário comun :!:

Para ser uma ave "perfeita" com 100 pontos (não existe) o "estalão" da raça tem 9 rubricas de julgamento que são:

1-OMBROS E MANTO - 15 pontos
Manto simétrico, bem desenvolvido, partindo da linha média para os ombros.
Bem desenvolvido(2/3 do dorso)

2-FRISADOS DO PEITO - 15 pontos
Em forma de concha fechada.

3-ALETAS - 15 pontos
Implatadas simetricamente, em direcção dos ombros. Implatação nem muito em cima, nem muito em baixo, diante das patas.

4-TAMANHO - 15 pontos
17cm.

5-Posição - 15 pontos
Posição erguida (60º).
Patas longas, ligeiramente fletidas.

6-CABEÇA E PESCOÇO - 10 pontos
Cabeça peq e redonda, bico não muito grosso.Pescoço fino.
Cabeça, pescoço e nuca isentos de frizados.
Pescoço de cumprimento propor-cionado.

7-ABDÓMEN - 5 pontos
Liso-isento de frizados.

8-Cauda - 5 pontos
Cauda longa e estreita.

9-Condição - 5 pontos
Em boas condições de saúde e limpeza, sem deformações nem defeitos.
São admitidas todas as cores incluindo a coloração artificial.

Espero ajudar em alguma situação que tenham alguma duvida por isso não hesitem em colocar qualquer questão que se eu souber e poder responderei :wink: "Penso eu de que"

Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
Site Admin

"estalão" COM do canário Gloster

8) Olá a todos,

a "pedido de várias famílias" vou colocar o "estalão" do Gloster :D

A origem da raça é bem conhecida, ao contrário da maioria das outras.

Em 1925 dois exemplares foram exibidos no National Show no Cristal Palace e, afortunadamente, eles foram reconhecidos como uma nova raça pelo juiz A. W. Smith, já falecido.

A mais de sessenta anos, ao fazer sua aparição, no tempo em que a raça Crested estava em seu apogeu, o GLOSTER foi objeto de muita polêmica. Muitos criadores daquele tempo relutaram em aceitá-los, considerando-os como maus exemplares do então rei da criação de canários, o Crested.

Com incrível persistência, a Sra. Rogerson, e os Srs.A. W. Smith e John McLay, um notável criador escocês, tornaram-se os pioneiros na criação desse novo e pequeno canário de forma.

Enquanto a Sra. Rogerson obteve seus pássaros partindo do cruzamento de Rollers com poupa com Border de tamanho bem reduzido do plantel de J.H. Madagan, o Sr. MacLay cruzou seus Crested, que eram usados como amas para os grandes, com os menores Borders que conseguiu obter com os criadores escoceses.

É preciso não esquecer que o Border de 1925 era um pássaro pequeno e de plumagem excelente e desde pequeno "wee gem" e do então considerado o rei da canaricultura, o Crested, se originou o pequeno pássaro que posteriormente passou a chamar-se GLOSTER, corruptela de Gloucester, nome escolhido pelo juiz que primeiro os aceitou, A. W. Smith.

Como toda raça que possui a poupa, há exemplares com e sem poupa, ou seja, os CORONA e os CONSORT, que apresentam características idênticas, executando-se a poupa.

Nunca esquecer que a perfeição não existe, logo o "estalão" do gloster tem 8 rubricas de julgamento que são por ordem de importância para a raça :

1-TAMANHO - 20 Pontos
O mais pequeno possível (máximo 11cm)

2-POUPA(CORONA) OU CABEÇA(CONSORT) - 20 Pontos
Corona- poupa bem redonda e cheia, olhos ainda visíveis. Aderente na nuca. Ponto central no meio da cabeça e o mais pequeno possível.
Consort-cabeça bem redonda, bem ampla, bochechuda, com sobrancelhas bem marcadas.
Bico cónico e pequeno.

3-CORPO - 20 Pontos
Dorso bem cheio, ligeiramente abaulado.
Asas bem aderentes, sem se cruzarem.
Peito bem largo, redondo e cheio sem proeminências.
Pescoço largo, com a separação cabeça/corpo imperceptível.

4-PLUMAGEM - 15 Pontos
Sedosa, bem fechada, cor brilhante e natural.

5-POSIÇÃO - 10 Pontos
Altiva, semi-erguida. Em movimento.

6-CAUDA - 5 Pontos
Curta, estreita, no alinhamento do dorso.

7-PATAS E COXAS - 5 Pontos
Patas curtas, ligeiramente flectidas.
Coxas não visíveis.

8-CONDIÇÃO - 5 Pontos
De boa saúde, limpo e não danificado.
Todas as cores são admitidas, excepto coloração artificial.

Gaiola de exposição:Tipo inglês ou mod. C (canários de cor), 2 poleiros, 10mm de diâmetro, separados por 5 arames.

Nunca esquecer que qualquer ave de exposição (as de porte em especial)deverá estar "abituada" á sua respectiva gaiola, poderá constituir motivo de não julgabilidade ( a ave é "não julgável"), ave que se refugi no fundo da gaiola ou se movimente descontroladamente, inviabilizando a sua correcta apreciação.

Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
Registado: quarta, 22/nov/2006, 21:18

ola, que raças de canarios crias?Eu de porte tenho:
Frisado do Norte
Gloster
Fife fancy
Armando Moreira
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Contacto: Sítio web

Canarios de Porte

:D Ola Tiago oliveira!

Não leve a mal o que eu lhe vou pedir e que tambem serve para quem ler esta mensagem.

PF usem a MP (mensagens privadas) para fazerem perguntas de caracter pessoal.

Agradeço a sua compreensão e apelo a colaboração de todos.

:) Com amizade

Armando Moreira
boavida
Registado: domingo, 26/nov/2006, 01:16

Saudações ornitologicas

Gostaria de saber porque é que não existe essa descrição na federações que existem. o que vi até agora não demonstra a avaliação de um pássaro de exposição.
Ando interessado em expor os meus passarinhos e so leio coisas que não demonstram o interesse real pelas aves, vejo leis e mais leis nas federações mas essa avaliação esta escrita.... na COM Internacional nas nouvelles ?que nem está traduzido em Português.
ou no site de um criador mais interessado?
A pergunta é a seguinte quando é que existe informação para noviços como eu? como é que eu sei oficialmente que as caracteristicas das aves para exposições?
Paulo espero que continue o seu trabalho como juiz , que na minha opinião a sua descrição foi extremamente valiosa para mim.
PaulojpFernandes
Site Admin

Falta de informação

8) Olá a todos,

obrigado boavida :D

Sabem quando comecei em pensar candidatar-me para juíz mais ou menos á cerca de 10 anos muito menos informação existia, era muito dificil (informação na net muito pouca ou nenhuma).

Só quando da nossa expo cá em Peniche eu conseguia absorver algum conhecimento porque estava sempre atento aos julgamentos (por isso eu defendo que nas expós os julgamentos deviam de ser abertos pelo menos a quem tem lá aves).

Entretanto saiu um livro que foi de uma grande utilidade para mim, que é o Manual Técnico e de Julgamento dos Canários de Porte do Sr. Nery d`Azevedo, que hoje está um pouco desatualisado porque os "standard" das aves vão sofrendo alterações.

Depois quando decidi concorrer para Juíz fiz 1º exame para aspirante ainda sem qualquer tipo de manual, só depois então é que nos é fornecido pelo nosso colégio de juízes as nossas fichas técnicas já traduzidas para Português (mas que chegam cá em Francês) e que agora com esses conhecimentos eu tenho todo o prazer em partilhar convosco :wink:

A minha maneira de estar na ornitologia é esta, que me conhece sabe que é verdade, tenho prazer em fazer novos amigos e não em arranjar divisões nem gerras (sou contra qualquer tipo de divisões ou separações), mas não posso nem devo virar as costas aos problemas acho que cá dentro porerei ajudar a conseguir-mos uma ornitologia unida e a lutar-mos todos para o mesmo lado, só poderia-mos beneficiar com isso apesar das nossas diferenças (era só preciso BOM SENSO), podem dizer que é uma utopia mas que era melhor para todos nós era e também para os nossos passarinhos que não teem culpa nenhuma :wink:

Como já disse noutro tópico eu poderia colocar os "standards" das raças todas de porte mas acho que também não custa nada a quem "necessita" perguntar, afinal estamos num forum :wink:
Disponham sempre que queiram :D

Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
Site Admin

Gaiola de expo do gloster

8) Olá a todos

no post acima sobre o "standar" do gloster eu digo que a gaiola de expo é mod.C (canários de cor) mas na realidade é a mod. D "canários de cor), pesso desculpa pelo lapso :oops:

Saudações
Última edição por PaulojpFernandes em segunda, 12/fev/2007, 13:40, editado 1 vez no total.
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
Registado: sábado, 14/out/2006, 23:11

Gloster

Ola

Apenas queria referir que a gaiola recomenda( Gloster) pela COM -M para Os Nacionais e Internacionais seré o de Tipo Inglesa.

espero que em Portugal sigam as recomendações.

cumprimentos.
PaulojpFernandes
Site Admin

Gaiola de expo`s de gloster

Olá a todos,

Amigo António Ferrão,

por acaso, apesar do meu lapso no 1º post sobre os gloster, eu refiro que a gaiola de expo é a Tipo Inglês mas a COM-M também diz que a gaiola mod.D (canários de cor) é também aceitável.

Dizem também que deve ter dois poleiros de 10mm de diâmetro separados por 9cm e a 16,5cm do topo, sendo pintadas a preto fosco mas as paredes interiores a verde-azulado claro

Imagem

Amigo Ferrão nós sabemos que alguns clubes teem algumas dificuldades financeiras e que alguns ainda não estão sensibilizados para as diferentes gaiolas do porte será mais fácil para os clubes temáticos como por exp. o clube do Gloster ou clube do border satisfazerem todos as exigencias lógicas de determinadas raças, apesar de já estar-mos muito melhor que á meia duzia de anos atrás.

Para isto e para tudo na vida é só preciso que aja "Bom Senso"

Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J

Voltar para “Canários de Porte”