Boas pessoal.
Tenho um pequeno viveiro comunitário com cerca de 1.5X1.5m de área coberta com rede e com uma casinha de abrigo de 0.8x1.5m.
Neste viveiro tenho 1 casal de rolas comuns, 2 machos de rolas diamante, 2 casais de canários e mais 2 machos desencasalados, 1 casal de madarins (em incubação), 2 casais de periquitos ondulados, 1 casal de periquitos ingleses e 2 casais de caturras. Todos se dão bem e nunca assisti a qualquer briga ou desmembramento.
Mas um dos casais de periquitos estava a criar num dos "ninhos de periquitos" e tinha 6 crias, tendo a mais velha 14dias e a mais nova 3dias. Hoje quando fui inspecionar o ninho e com intenções de o limpar pela plrimeira vez não tinha qualquer cria no seu interior. Desaparerceram.
Ainda procurei vestigios de sangue nos bicos das outras aves mas nada, Também não encontrei os corpos no chão. Algo semelhante sucedeu-se há coisa de 4 dias com o ninho dos ingleses, mas como a inglesa estava a criar no "ninho das caturras" pensei que teriam sido as carurras que tinha reevindicado o ninho.
Este viveiro, apesar de ficar no campo, tem o chão em cimento e as paredes em tijolo e esta coberto com uma rede de malha quadrada de 0.8cm.
As minhas suspeitas recaem sobre cobra (mas como poderia ela passar uma rede malha tão fina, comer 6 crias e voltar a sair), rato do campo, ou então luta entre caturras e periquitos. Verifiquei ainda um pequeno buraco num tijolo, mas como poderia uma cobra passar por lá, subir uma parede ate altura de 1m, sair por uam pequena porta (postigo) que dá acesso á area exterior, subir mais 0.9m e entrar nos ninhos que estão pendurados a uma altura de 1.90m???....
Alguem me pode dar alguma ajuda/sugestão para que possa resolver este inigma terrivel?
Grato desde já!