Venho partilhar convosco algo a que nunca havia assistido, ou sequer ouvido falar.
Começando pelo início.
Tenho um casal de Roseicollis D Acqua x D Acqua Opaline desconheço as portações deste casal. No início de Janeiro começaram a nascer os filhos de uma postura de 5 ovos cheios.
Das 5 crias nascidas reparei que uma delas tinha olhos vermelhos, o que me levou a deduzir que o pai seria um portador de INO. Como tenho alguns AcquaIno, esta cria não me chamou a atenção, apenas anotei a portação do macho.
Ontem, como é um hábito diário, estava a fazer a inspecção aos ninhos e reparei que essa cria estava suja nas asas (o que é normal, pois existem casais mais cuidadosos com as crias que outros). Tirei essa ave do ninho e qual não foi o meu espanto quando reparei que este Ino não estava sujo, mas tinha umas penas escuras nas guias, assim como uns reflexos de verde. Coloquei a cria no ninho e depois de todo o trabalho estar feito, dediquei uns momentos a pensar sobre essa cria.
Conclui que:
1 - Esta cria não podia ser 1 Ino, devido a ter essas penas escuras.
2 - Esta cria só poderia ser um Pale Fallow.
3 - Sendo um Pale Fallow, seria um Pale Fallow Dominant Pied??? Mas como, se nenhum dos pais é malhado???
Hoje acordei disposto a resolver este dilema. Fui a nossa estação de criação, directo ao ninho que tem esta cria. Depois de estar a examinar os canudos das asas fiquei sem qualquer dúvida que algo estranho se passava, e que extravaza o meu conhecimento, inclusive a minha capacidade de opinar. Comecei a tirar fotos a cria e apercebi-me que tinha um olho preto.
O mistério estava desfeito, afinal não era um Ino. Mas que raio, eu jurava que tinha olhos vermelhos e estava a ver um olho preto. Virei a cria para ver o outro olho e afinal eu não estava louco. A cria tem 1 olho vermelho e outro preto
Nunca vi e nem sei o que diga sobre este fenómeno.
Já alguém teve conhecimento, fosse em que espécie de ave fosse, que existe aves com um olho de cada cor?
Ficam umas fotos para testumunhar o insólito.

(Peço desculpa o tamanho das fotos mas neste caso o fim justifica o meio.)