Boas,
Eu não sei a quantidade de sementes que normalmente tem para limpar, mas caso tenha 1 a 2 gaiolas sem grande quantidade de sementes para limpar (que é o meu caso), posso sugerir o sistema que uso com uma garrafa de plastico de 1,5L e o aspirador lá de casa.
Fazem-se uma serie de furos com uma agulha quente no fundo da garrafa, furos com uns 2mm, e a meio da garrafa uma fileira de furos a toda a volta. Coloco as sementes a limpar dentro da garrafa e coloco o aspirador no bocal. No meu caso o aspirador tem regulação de potencia, mas caso não tenha basta controlar a aproximação ao bocal. O funcionamento é simples, forma-se um turbilhão no fundo da garrafa e as cascas mais leves sobem, sendo sugadas pelo aspirador. Posso garantir que com a potencia certa, este sistema revela-se muito eficaz (99%).
Normalmente tenho um frasco onde vou colocando as sementes retiradas dos comedouros, que substituo na totalidade por sementes novas e livres de pó, e no final da semana efectuo a limpesa, repondo o "stock" de sementes limpas
Abraço