pedro376h
*****
Mensagens: 1750
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Localização: águas boas - oliveira do bairro
Contacto: Sítio web

"fixação" de qualidades das aves

boas,
gostava de saber quais as características que consideram ser mais dificeis de fixar numa determinada linha ou plantel de aves? entre o tamanho e a cor, qual destas duas qualidades pensam ser mais dificil de controlar?
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com
Avatar do Utilizador
Luis Grencho
*****
Mensagens: 1076
Registado: domingo, 24/fev/2008, 01:33
Localização: Benavente
Contacto: Sítio web

Re: "fixação" de qualidades das aves

Boas Pedro.
Olha sinceramente "o bom/qualidade" é sempre dificil de conseguir e fixar e rapidamente se perde se não se tiver muito cuidado , atenção e dedicação.
Indo mais directo a tua questão, e isto baseado unicamente na minha curta experiência mais a sério em formar um plantel de aves de qualidade, pareçe-me a mim que o tamanho "porte" é mais dificil de manter num nivel uniforme alto.
Digo isto porque na côr as aves paçam mais rápido as caracteristicas aos filhos directamente e elas mantém-se, tenho estado a fazer umas experiências com uns Opalinos que estão a apresentar uma "modificação" que é o aumento/distribuição do vermelho que em grande parte das crias de uma ave se estende até a parte superiror das asas, já tenho filhos dessas aves e a caracteristica mantêve-se e tende a aumentar, claro que também não é do pé pra mão que se fixam e aumentam caracteristicas de côr no plantel.
Quanto ao porte/tamanho penso ser bem mais dificil, pois aves grandes e com um bom standart, muitas vezes dão aves pequenas e mediocres (vezes de mais para o nosso gosto :cry: ) e os casais aparentemente "bons" não funcionam, enquanto que por vezes aonde não esperava-mos, aves mais pequenas e aparentemente medianas, tiram bastantes crias de nivel bom, não quero com isto dizer que as aves más é que dão crias boas, mas penso que neste campo a genética tem uma "força oculta" mais forte e de controlo dificil do que nós somos capáz de visualizar e será necessário mais anos para formar o tal plantel de aves de qualidade.
Cumprimentos.

Luis Grencho

Criação Agapornis Roseicollis
STAM BZ081

http://rosibird.webnode.com.pt/
Avatar do Utilizador
cblampreia
****
Mensagens: 494
Registado: domingo, 15/out/2006, 23:12
Localização: Loulé
Contacto: Sítio web

Re: "fixação" de qualidades das aves

Olá.

Eu julgo que isso também depende muito de espécie para espécie e de cores. Por exemplo, no caso dos arlequins, sem duvida que o mais complicado é fixar a cor e manter um padrão.
No caso dos roseicollis longfeather, muitos criadores irão queixar-se da dificuldade em estabilizar o tamanho das aves, mas julgo que é normal nesta altura do campeonato, pois é algo novo e base genética é muito curta ainda. Possivelmente passou-se o mesmo logo quando apareceram os periquitos ingleses.
Sinceramente eu julgo que a grande dificuldade está em aliar as duas coisas, conseguir manter uma boa marcação ao nível da cor e um bom tamanho, isso sim é complicado. Por vezes há a tendência de trabalhar para um lado e o outro fica um pouco esquecido. Se trabalharmos so o tamanho do longfeathers (normalmente o pessoal gosta é de pássaros grandes) perde-se qualidade nas mascaras. Outro exemplo distinto são os roseicollis brancos (turquesa-ino), a ideia é retirar ao máximo a psitacina da ave para que seja o mais branco possível e acaba-se por se concentrar demasiado nessa característica esquecendo o tamanho das aves.
Luis Grencho Escreveu:mas penso que neste campo a genética tem uma "força oculta"
Apesar de a genética ter uma grande base matemática, principalmente o resultado dos cruzamentos, lembro-me que quando comecei a criar aves, uma vez falava com um criador muito experiente e com bastantes conhecimentos que me disse "na genética 2 e 2 nem sempre são 4" :D .

Voltar para “Genética”