Olá a todos.
2010 será sem dúvida um ano marcante ao nível da Ornitologia, nacional e internacional. À semelhança do que aconteceu em 2001, em Santa Maria da Feira (considerado lá fora uma das melhores organizações de todos os tempos, senão a melhor), cujo Mundial certamente ainda perdura nas nossas memórias, pelo que já vi e pude constatar, este não será diferente, como melhor ainda e não falo só dos números de aves inscritas (19.055), mas das infraestruturas, logística e organização empenhada. Penso que espera-nos um grandioso Campeonato do Mundo.
A nível pessoal concorro com 7 aves, 1 equipa de fêmeas de bicos de lacre, que já me deram dores de cabeça e porquê? É a única equipa a concorrer na classe mas... uma das fêmeas não se adaptou (pelo que me pareceu, mas estava super calma) e tem a cabeça com falhas enormes de plumagem, seria uma medalha de ouro garantida, assim talvez nem a de bronze, apesar de ser a única equipa. As outras fêmeas estão a 200%.
Além destas 4 aves, tenho mais dois bicos de lacre a concorrer individualmente. No ano passado em Piacenza concorreram apenas 2 aves individualmente nesta classe (F2-34), este ano são 11...dos quais, os melhores diamantes de Sidney do Mundo (Belgas e Holandeses) e para meu espanto o que aparece também... 3 estrildas perreini, não se deixem enganar, apesar de serem muito semelhantes aos caudas de vinagre, não são caudas de vinagre. São maiores e ainda mais raros, além do seu porte ser consideravelmente superior. É a primeira vez que tenho a oportunidade de ver estas aves ao vivo. Os meus bicos de lacre não terão qualquer hipótese. Já agora, existem 24 espécies e subespécies de bicos de lacre. Os caudas de vinagre e faces laranja, bem como outros, também são bicos de lacre.
Depois está uma ave minha, que me suscita muito interesse: uma mutação cromática de face laranja, este é mais escuro, o porte é maior que o do bico de lacre e tem as faces vermelhas. Também está a concorrer sozinho, mas neste tipo de eventos, quando aparece pela primeira vez uma ave diferente, é desclassificada ou declarada como "Non Judge"/não julgável, que é certamente o destino que lhe aguarda..E a minha melhor ave em termos de treino, se a olharem com atenção...a gaiola é o "reino" dela, como deve achar-se superior às que a rodeiam, pois anda lá na desportiva, como se fosse tudo dela. Se passar, é medalha de ouro garantida, mas não me deixo iludir...não será pontuada.
Assim vejo escapar uma medalha de ouro entre os dedos, certamente nem a de bronze conquistarei. A vida de um criador é feita de imprevistos e "pequenos" incidentes, mas também de grandes vitórias. Não nos podemos deixar ir abaixo com esses "incidentes".
Ficam aqui duas fotos dos julgamentos, para quem nunca viu um julgamento de perto e para que tenham uma pequena ideia da magnitude do evento. Neste tópico publicarei toda a minha interacção com o 58º Campeonato Mundial de Ornitologia. Fiquem à vontade para comentar. Novas informações e fotos serão publicados neste tópico por uma questão de organização.