Boas!
Hoje encontrei uma pomba com anilha, mas está um pouco debilitada!
A pessoa que após comprovação de ser a proprietária legal da mesma ser-lhe-á entregue!
Com os melhores cumprimentos
Benjamim Oliveira
Bom dia
Sei que poderá ser tarde, mas só vi o tópico agora, mas servirá para futura situações identicas...
Quando se encontra um pombo-correio, por norma o mesmo deve estar perdido, ou mesmo magoado-
estas situações ocorrem devido às provas de muitos km em que participam, que poderão ir de uma prova de velocidade de 200km a 3ookm em linha recta, passando pelo meio-fundo (300 a 500km) e terminando no fundo e grande fundo (> 500km).
O procedimento correcto quando se encontra um pombo-correio será comunicar à federação portuguesa de columbofilia, quer através do site que disponibilizam para esses efeitos ou mesmo ppelo telefone.
Dizendo quem são, e onde tem o pombo.
A federação depois irá entrar em contacto com o proprietário do pombo e forncece-lhe os dados do achador, o proprietário por norma entrará em contacto com o achador e poderão combinar o que fazer à ave.
Cumprimentos
Exacto eu ja por 2 vezes que encontro pombos correios enfelizmente quando se encontram e os conseguimos pegar ja não é bom sinal, a primeira que encontrei estava morta provavelmente foi atropelada pq estava na estrada, e a segunda foi numa estrada principal, assisti ao embate dela no carro que seguia é minha frente, parei corri para a retirar da estrada e tentar salva-las se fosse coisa ligeira, infelizmente morreu-me nas maos, no entanto em ambos os casos comuniquei esta situação á um clube ou associação ja nao me recordo ao certo, e apos uns dias recebi um postal a dizer quem era o criador é claro que neste caso o dono ja nao podia vir busca-las mas pelo menos ficou a saber qual era a rota que a pomba estava a seguir e ficou a saber qual foi o tipo de acidente que sofreu.
Portanto faça o mesmo comunique com um clube que se o dono achar que essa pomba era de boa linhagem provavelmente vai querer recupera-la e se ele nao a quiser oferece-lha mas se mm assim se não lhe der jeito ter essa pomba aí em casa é simples alimente o animal bem certefique-se que esta em forma e solte-a que ela vai parar a casa de onde saiu.