Boas, preciso de ajuda, tenho uma canária com um pintassilgo mas acho que precipitei, não os deixei uma semana em gaiolas separadas, já os tenho juntos mas não se dão mal, gostaria que me disse-sse o que devo fazer se ainda vou a tempo de os separa ou deixo ficar como esta, e em que altura é que eles começam a criar? se possivel que me disse-ssem os passos que tenho que dar para conseguir um bom resultado.
Boa tarde ,Mário ,ainda é muito cedo pra se pensar em tirar mestiços ,porem pode deixá-los juntos até meio de Fevereiro e depois separe ,de forma que se vejam e depois lá pra fim de Março torne a juntá-los ,o cio do pintassilgo é mais tardio que nos canários ,e da maneira como tem estado o tempo ,prevejo o cio mais tardio , mas nessa altura já dever estar quase pronto ,depende da zona do país ,norte ou sul ,norte é pra Abril\Maio e sul (mais quente )Março \Abril o cio começa ,mas note amigo pode ter que retardar mais um pouco ,não puxe muito pela canária ,pois enche mais depressa ,aqui o importante é ter o pintassilgo pronto a galar é dele que se tem que ocupar mais ,aqui é o segredo do sucesso .
É importante que não tenha canário por perto a cantar pra não põr a canária só o aceitar e desta dorma rejeite o pintassilgo ,esse canário pode a vir a ser muito importante na galadura do pintassilgo ,por vezes ela não aceita o pintassilgo e deve-se então numa gaiola á parte mostrar á canária se ela estiver ciosa abaixa-se pra ele ,mas quem a gala é o pintassilgo ,isto claro se houver dificuldade .é um truque que se faz muito ,quando a coisa complica um pouco ,por norma o pintassilgo fica com o bico branco no cio ,a maior parte ,além de se balançar e voo nupcial ,voçê vai conseguir ver ,se esse pintassilgo fôr cantador facilita um pouco as coisas ,a aveia descascada com canhãmo enche os pássaros ,mas dê quando os separar a cada um ,não convém dar muito ,se ele fõr raça galador ,concerteza dará conta da canária sem muitos quês e porquês , se fôr agressivo com ela é melhor ser assim que ao contrário ,ele é que manda sempre e na altura da postura ,pode separar o pintassilgo ,ela se fôr boa mão criará os filhos sozinha ,enquanto o pai já tá a transmitir o canto aos pequenos
O ninho é do lado da canária ,dê mais pormenores desse ,casal ,ano da fêmea ,raça,côr ,do pintas queria a zona se sabe ,se grande ou pequeno ,se canta ou não,o ano também ,tudo o que possa ser útil ,se puder colocar foto dos dois será melhor ,pois queria ver um pormenor nas malhas tente fotografá-lo de cima e rabo aberto ou em voo ,evite pegar muito neles ,vaza os pássaros
Mário tem já tópicos neste forum de preparação e criação de mestiços ,procure nos Fringilidios que tem por lá bom material explicativo de bons criadores
Mas á aqui gente que conheçe e faz outros métodos ,pode ser que também deem uma ajudinha ,boa sorte .
Você quer ser feliz por um instante? ...VINGUE-SE!! Você quer ser feliz para sempre?... ... ... PERDOE!!
Ok amigo Devil obrigado pela ajuda assim irei fazer, irá ser muito util, mas deparei-me com uma situação, parece que o meu canario esta doente, ele pia muito e parece genero um bico de lacre a piar, o som é muito parecido, e abre a boca várias vezes genero garganta iritada, como poderei resolver a situação?
Desde já obrigado pela atenção.
Mário ,tente dar pulmosan ,uma gota por detras do pescoço para que ave não chegue lá com o bico ,ainda existe outro medicamento ,se calhar melhor ,mas não me lembro agora do nome .
Pode ser acaros na garganta
Você quer ser feliz por um instante? ...VINGUE-SE!! Você quer ser feliz para sempre?... ... ... PERDOE!!
Mário pra saberes se de facto o canário tem o problema de asma ,pode não ser ,tens que fazer +ou- como eu faço ,ao apanhá-lo canso-o um pouco e depois de o pegar encosto ao ouvido ,á quem o abane um pouco ,mas como ele já vai cansado ,sente-se uma respiração rouca ,ofegante, estalidos ou aflita ,só se ouve bem é encostado ao ouvido ,esse produto nunca dei ,mas acho que pode ser dado tanto na água ,como na comida ,se dissolver bem é preferivél na água de beber pra melhor assimilação ,para se dar na bebida terá que ficar sem água de beber tipo 2 ou 3 horas ,pra depois se amandar á água medicada .Tens é que ver a dosagem no folheto ,é conviniente depois dessa água ou comida medicada ,dares vitamina eu utilizo o Protovit
Este pra mim é o melhor e mais raro de encontrar
Este encontra-se bem e é de criança ,é quase a mesma cena .
Se não estou em erro tens que fazer 3 dias desse tratamento e depois dás o Protovit 2 dias ,seguido de água normal ,4 gotas por bebedouro(compras numa farmácia ),nada de papas vitamínicas ,nem verduras ou fruta ,só mistura e o medicamento ,grade no fundo da gaiola pra não comer nada do fundo e gritt (calcio )
Se não estiver muito atacado cura-se bem .agora se estiver avançado ,isso pra curar é um caso sério ,mas cura-se ,mantem o pássaro sozinho ,pode pegar a outros
As melhoras do bicho ,qualquer coisa ,dá um toque
Olá Mario , o pulmosan pode dar directamente no bico uma ou duas gotas porque os sintomas são mesmo acaros na garganta essa estoria de dar atras no pescoço para ele não ir lá como bico ?? ouça toda a gente mas não escute tudo senãio anda sempre a apanhar papeis
Protovit?? ahahahahahahaha com tantas vitaminas que há especificas para aves e aconselhar protovit ??? sim quem percebe de aves como o nosso amigo percebe mesmo
joao1961 Escreveu:Protovit?? ahahahahahahaha com tantas vitaminas que há especificas para aves e aconselhar protovit ??? sim quem percebe de aves como o nosso amigo percebe mesmo
Hahahahahaha não acrescentou nada ao tópico João, não acrescenta absolutamente nada.
É verdade, existe no mercado muita variedade de vitaminas destinadas aos pássaros, mas fique a saber de uma coisa há criadores de fauna, canários, "grandes" columbófilos dão protovit, "não tenha dúvidas" é uma das vitaminas mais bem compostas que existe no mercado "não é para os pássaros" percebe.
Olhe, os meus pássaros raramente adoecem mas quando acontece, faço tratamento dou vitamina K. e protovit percebe, pode rir à vontade.
Não te glories na presença do rei, nem te ponhas no lugar dos grandes..
Não te precipites em litigar, para que depois, ao fim, fiques sem ação, quando teu próximo te puser em apuros.
Olá Sr Matos , a ideia aquando da risada sobre o protovit nada tem a ver como acrescentar ou tirar algo ao tema entendeu?? mas sim dar um pequeno alerta de quem vem a ideia do protovit se segue atentamente todos os comentarios de um certo artista que muda de nome mais vezes que o que eu mudo de camisa era para ver se punha alguem a pensar apenas isso , quanto ao protovit que eu conheço bem e sim comcordo que seja uma boa vitamina mas é apenas isso uma boa vitamina agora poucas pessoas sabem utilizar o protovit entende??? e se há no mercado vitaminas de En de marcas direcionadas para aves porquê andar a mexer em vitaminas que são estudadas para humanos mas ok vocês e que sabem mas ajudam mais a baralhar acho eu
Aiinda volto Sr Matos ande uma pagina para tras e vá ao topico cujo titulo e duvidas sobre a criação de cardinalitos e veja as ajudas que estão la a ser dadas pelo artista e comprendera melhor a minha risada para completar e assim quem não sabe que se cale e amelhor maneira de ajudar os quenada sabem emtende eu sei que entende você ate é boa pessoa e um excelente criador
joao1961 Escreveu:Aiinda volto Sr Matos ande uma pagina para tras e vá ao topico cujo titulo e duvidas sobre a criação de cardinalitos e veja as ajudas que estão la a ser dadas pelo artista e comprendera melhor a minha risada para completar e assim quem não sabe que se cale e amelhor maneira de ajudar os quenada sabem emtende eu sei que entende você ate é boa pessoa e um excelente criador
Sei perfeitamente João. Olhe, vou-lhe dizer em sussurro, ninguém nos ouve.. Isto faz mal as carolas sem mazelas.
Perdoar faz parte da vida.
Matos
Não te glories na presença do rei, nem te ponhas no lugar dos grandes..
Não te precipites em litigar, para que depois, ao fim, fiques sem ação, quando teu próximo te puser em apuros.