serradeep
Registado: quarta, 13/jun/2007, 00:10

Criação de Rouxinois do Japão

Decidi dedicar-me à criação dessa magnifica e docil ave que é rouxinol do japão.
Tenho um casal que já tirou este ano uma cria que penso começará brevemente a alimentar-se por si propria.
Acontece que ambos os progenitores apresentam um problema no olho direito que faz com que passem a maior parte do tempo com ele fechado. Alguém sabe o porquê disto e se existe forma de tratamento?
Gostaria igualmente de saber como se podem criar bichos da farinha para alimentação das crias.
Antecipadamente grato pela ajuda que puder ser prestada,
Cumprimentos
Armando Moreira
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Contacto: Sítio web

Tratamento para os olhos

Ola Serradeep!

Pf utilize a opção "Pesquisar" e escreva "Bicho da farinha", vai encontrar muita informação dispersa neste fórum.

Para a criação do bicho da farinha eu já coloquei algumas dicas sobre o método que eu uso. Encontrará mais indicações na rubrica "Alimentação" procura a mensagem com o assunto "Alimento vivo".

Tratamento para o olho fechado, eu começaria por deitar umas gotas de "Optrex colirio" para tentar descongestionar. Se o problema não ficar resolvido tentaria um outro tratamento com "Ornicure".

Faço votos que continue a ter sucesso na criação desta maravilhosa espécie que é o Rouxinol do Japão.

Com amizade, :)
serradeep

Amigo Armando,
Desde já o meu obrigado pela ajuda.
Vou experimentar as suas sugestões e depois farei aqui os meus comentários aos resultados obtidos.
Abraço e boa sorte!
LuixFlip
Site Admin
Registado: sábado, 06/jan/2007, 16:16

ola

e onde se conseguem arranjar esses bichos da farinha?

também se podem dar a canários, canários de moçambique, selvgens (pintassilgo, tentilhão, lugre ou verdelhão) e exoticos (pardais de java e diamante mandarim)

um abraço... fiquem bem

LuixFLip
Pedro121
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46

Uma pergunta, se ps pais não tinham disponivel tenebrios, eles tinham aceso a outro tipo de alimento vivo? ou criaram a cria sem o mesmo?
Pedro Ramalho
serradeep

Já ouvi falar em recipientes para criar asticot dentro do proprio viveiro mas não sei como fazer.
Alguém sabe como construir o recipiente ou alguem tem imagens deles para eu ver como terei que fazer?
Antecipadamente grato,
AvilandiaPT
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26

Rouxinois

Boas,

Realmente se criaram só com tenebrio é muito interessante.
O asticot não compensa estar a ter ter trabalho a criar, não é prático de fazer a nivel caseiro e compra-se bastante barato como isco para pesca. Pode optar por ferver como medida de segurança, embora hoje em dia não seja grave.

A nivel de alternativas como alimento vivo, tenebrio, grilos e galleria são o mais usado, embora aceitem outros.
Pode instalar um recipiente com fruta tapado com uma rede mas para criar moscas da fruta que os rouxinois também aceitam.
E com tudo isto uma BOA papa insectivora como base.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
serradeep

Amigo Ricardo,
Antes de mais, obrigado pela ajuda!
Gostaria de saber o que são tenebrio e galeria e como criar em casa...?
Cumprimentos
rjjm
Site Admin
Registado: sexta, 17/nov/2006, 19:50

ola
caro serradeep

como estão os teus rouxinoes em relação aos olhos?

fiquem bem

jm carduelis
serradeep

rjjm Escreveu:ola
caro serradeep

como estão os teus rouxinoes em relação aos olhos?

fiquem bem

jm carduelis
Caro amigo,
Obrigado pela preocupação.
Ainda não comprei o remédio que me indicou o amigo Armando Moreira.
A dificuldade vai ser colocar o remedio no olho dos rouxinois. É que eles estão num viveiro muito grande e não são fáceis de apanhar.
Será que o remédio existe em spray?
carlosbombarral
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20

serradeep Escreveu:É que eles estão num viveiro muito grande e não são fáceis de apanhar.
Boas
Se eles estão assim, não deve ser dificil colocar lá alguns insectos ou larvas.
Experimenta uns bocados de fruta meio esmagada, de certeza que as moscas da fruta vão aparecer em força.
Dizes num post que o processo de criar os tenebrios é trabalhoso, tudo bem, embora não ache, mas podes sempre comprar.
Felizmente hoje em dia já existe fornecimento constante de alimento vivo para as aves (temos disponivel, practicamente sem interrupção tenebrios, grilos, buffalo, red runners, e um sem número de insectos).
Caso necessites eu passo por MP dois links de empresas que os comercializam e enviam para casa do cliente.
Outra hipótese é nas lojas de produtos para repteis, eles também costumam ter, o problema é que as embalagens são mais pequenas e mais caras.
Cumprimentos
Carlos Felicio
serradeep

Amigo Carlos Bombarral,
Obrigado pelo teu post.
Peço-te que me envies então os links das empresas que vendem alimento vivo para insectivoros.
Abraço!
LuixFlip
Site Admin
Registado: sábado, 06/jan/2007, 16:16

carlosbombarral Escreveu:
Caso necessites eu passo por MP dois links de empresas que os comercializam e enviam para casa do cliente.
ola Carlos

será que me podias também me podias indicar? é que estou interessado em saber!

obrigado

um abraço e bom domingo a todos

LuixFlip
serradeep

Poderão especies como ignicolores, tentilhão dom-fafe e tentilhão comum ser responsáveis pelo desaparecimento de crias recem-nascidas de ninho de rouxinol do japão? Acontece que mesmo sem ratos na gaiola (aparentemente) me desapareceram duas crias de um ninho alto e de dificil acesso para ratos.
Antecipadamente grato pela eventual ajuda!
AvilandiaPT
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26

Boas,

Do que vi de rouxinois do Japão a faer ninho não acredito que tenha sido por esse motivo já que são bastante defensivos dessa zona! Não poderão ter sido os pais a abandonar/comer as crias?
É um comportamente algo normal em insectivoros. Os ignicolores podem atacar ninhos e matar crias, mas não é comum, muito menos nesta fase em que andam mais entretidos uns com os outros e dificilmente intimidam os rouxinois.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”