Nuno1987
Registado: quinta, 12/abr/2007, 20:58
Contacto: Sítio web

Periquitos Australianos - Mutações.

Boas.

Apesar do "desprezo" que se tem avistado sobre esta especie de psitacideos, é uma especie que sempre admirei, ainda mais os ingleses, pela sua posse, tamanho e grande cabeça ondulada, como libertei espaço num dos viveiros recentemente adquiri 4 periquitos sendo 1 macho e 3 femeas, a ideia é formar 3 casais apenas.
Em tempos já criei periquitos mas não sou muito entendido nisto das mutações, a ideia seria conseguir tirar lutinos, albinos e lacewings, mas sem cruzar albinoXalbino, lutinoXlutino, etc... isto também por ter lido um artigo que não aconselhava muito cruzamentos de mutações ligadas ao sexo sendo estes da mesma cor, devido a redução de ovos por posturas, maior nuemro de mortes no ovo, ect...

Decidi então perguntar aos entendidos, quais as mutações que possuo concretamente e quais seriam os melhores parceiros?

fotos no blog.

http://avesdebicocurvo.blogspot.com/p/p ... ianos.html
Nuno1987

Re: Periquitos Australianos - Mutações.

Nuno1987 Escreveu:
Decidi então perguntar aos entendidos, quais as mutações que possuo concretamente e quais seriam os melhores parceiros?
postei para subir o topico e ver se alguem ajuda.

Cump.
Criador33
Registado: domingo, 19/jul/2009, 20:26

Bem o que posso dizer...

Se juntar uma ave portadora de albino com outra não portadora (posso estar enganado mas acho que quem porta é o macho), ambos de olhos negro, as aves de olho vermelho que sairem serão sempre fêmeas. Depois se juntar um de olho vermelho com um de olho negro vai tirar machos e fêmeas de olho vermelho, independentemente de ser o macho ou fêmea de olho vermelho.
augusto1977
Registado: quarta, 01/jun/2011, 14:16

ola nuno

lamento não poder ajudar,posteiu apenas para comentar a beleza das aves seguramente os pririquitos ingleses são magestosos com um porte excepcional...

abraço
alexanco
Registado: domingo, 11/jan/2009, 20:30

Viva.

Eu não consegui ver bem as fotos.
Mas presumo que tens um macho azul, 2 femeas ino e mais uma femea diluida!!!!. Corrijam-me se estiver errado.
Se essas femeas não portarem nada! Presumivelmente terás filhos/filhas verdes portadoras de azul E/ou ino.
Presumo que a outra femea seja diluída, mas isso carece de observação melhor da ave, também irão nascer aves verdes portadores de azul e diluido.
Como referi, isto carece de uma visualização melhor das fotos, pois no meu telemóvel não consigo aumentar a resolução das fotos.
Espero ter ilucidado um pouco.
Aguardemos por outros comentários.

Um abraço

Alex
Desejar.... É possuir antes de ter.
Nuno1987

Boas. Após uma pesquisa pela net, li alguns artigos em que femeas de mutações ligadas ao sexo, não podem portar outra mutação ligada ao sexo. Penso ter percebido bem, mas se estiver errado alguem me corrija.

Nas mutações ligadas ao sexo temos:

Albino, Lutino, lacewing e canela (este ultimo não tenho a certeza).

A minha duvida é, se eu cruzar uma femea albina ou lutina (mutação ligada ao sexo) com um macho que não seja de uma mutação ligada ao sexo, nem portador, consegurei tirar albinos ou lutinos?

Espero não estar a ser confusso, mas se tiver avisem que tento esclarecer de outra maneira.
Cump.
cmcl
Registado: quinta, 29/jan/2009, 12:51

Respondendo à tua pergunta, a resposta é não.

Uma fêmea lutina com um macho normal saem fêmeas normais e machos portadores.

Podes sempre verificar os resultados caso tenhas duvidas em http://www.gencalc.com/gen/eng_genc.php?sp=1Budg
Cumprimentos;
Carlos Leal

Visite: http://avesdoleal.blogspot.com
Imagem
Carlos Viegas
Registado: sexta, 07/mar/2008, 12:48

Olá Nuno,
Nuno1987 Escreveu:... li alguns artigos em que femeas de mutações ligadas ao sexo, não podem portar outra mutação ligada ao sexo.

Nas mutações ligadas ao sexo temos:

... canela (este ultimo não tenho a certeza).

A minha duvida é, se eu cruzar uma femea albina ou lutina (mutação ligada ao sexo) com um macho que não seja de uma mutação ligada ao sexo, nem portador, consegurei tirar albinos ou lutinos?
É apenas uma precisão ..

Relativamente à 1ª questão, não são apenas as fêmeas com mutações ligadas ao sexo que não podem ser portadoras de outras.. NENHUMA fêmea (qualquer que seja) pode ser portadora de qualquer mutação ligada ao sexo.. apenas os machos o podem ser.

E sim o Canela é uma mutação ligada ao sexo.

A outra questão já foi respondida.
Nuno1987

Boas.

Desde já quero agradecer a todos pela ajuda.

Sendo assim vou utilizar então os filhos(machos) dessas femeas (mutação ligada ao sexo), que serão portadores para cruzar depois com outras femeas.

Cump

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”