Pois realmente os gatos são uma das maiores ameaças das aves.... no meu caso vivo no campo, e por norma cada pessoa tem um gato, que anda solto, e vai comer a casa do dono...mas os gatos sao como tudo na natureza, tem vantagens e desvantagens.
Por exemplo ajudam a controlar pragas, nomeadamente os ratos e aves, isto quando nao são em demasia, pois o problema e quando os gatos sao em demasia, pois começam a comer tudo aves, ratos etc, deixando a fauna pobre, e passado algum tempo conduzindo ao seu proprio declineo.
No meu ver, e na minha zona, nao os consideraria, uma praga, pois por norma evitam a sua reprodução... evitando o exesso de gatos, o que é bom, tanto para os humanos como para as aves em si, na natureza... pois se um gato captura uma ave é porque esta é jovem, ou está doente... evitando assim um exesso de população de aves(o que conduziria á destruição de colheitas, e ao envenenamento das aves, pelos agricultores, sem qualquer diferenciação, morria desde o pintassilgo até ao corvo), e evitando aves doentes nas colonias de aves.
Eu no meu ver nao há problema nenhum com os gatos, desde que sejam controlados...agora quando nao são controlados, trazem graves problemas para os humanos e para a fauna...
que se reproduzem indiscriminadamente e sem qualquer controlo em todas as povoações rurais
No meu caso nao é bem assim... pois por norma, nao se deixam os gatos criar... somente quando alguem quer dar um gato a alguem.