MP
Registado: sexta, 11/jan/2008, 15:00

Pomba frisada em criação

Olá a todos

No meu viveiro tenho um casal de pombas frisadas.
A fêmea tem estado a chocar e hoje reparei que deixou o ninho e fui lá espreitar. Está lá um borracho, já com um tamanho, que não parece ter nascido hoje. Já deve ter uns dias.
A minha duvida é se é normal ela deixar assim o ninho. Hoje de manhã não estava lá e ao fim da tarde, quando cheguei a casa, fui lá ver e ela também andava cá fora. Só hoje é que a vi fora do ninho.
Isto é normal??
Fica uma foto

Imagem

Obrigado antecipado pelas resposta.
MP
tragopan
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Contacto: Sítio web

Re: Pomba frisada em criação

Nesta fase é normal os pais abandonarem o ninho para irem comer, no entanto devem voltar à noite pois caso contrario o borracho poderá morrer de frio. O melhor é controlar à noite a ver se voltaram ao ninho.
MP

Boas Tragopan.
Obrigado pela resposta.
Ontem à noite, já escuro, fui lá espreitar e o casal estava proximo do ninho, mas fora dele.
Hoje antes de sair, fui lá e o borracho está em outra posição. Não deu para ver se estava vivo. Logo quando chegar irei ver como está, mas não tenho um bom pressentimento, porque parece que a fêmea deixou mesmo o ninho.
Um abraço
MP
tragopan

tens que reparar se o boracho tem o papo cheio de comida ou se o realmente abandonaram.
MP

Olá

Hoje, antes de sair de casa, fui lá espreitar e o borracho está vivo e já tem os olhos abertos, mas continua sozinho.
Como podem ver na foto que coloquei no 1º post, está lá um ovo dentro do ninho. Será que o posso tirar? Tenho medo de estar a mexer no ninho. Para ver o papo do borracho terei de lhe mexer, não haverá problema depois com a mãe?
Agora já tenho alguma esperança que a mãe o ande a alimentar, pois se assim não fosse, não sei quanto tempo aguentaria, desde qe me apercebi da saída dela do ninho, já passaram 3 dias.

Cumprimentos
MP
MP

Boas

Hoje fui ver o bichinho e pareceu-me bem, até já tem umas penas a nascerem e está grandito. É incrivel nunca mais ter visto a mãe ao pe dele, mas não parece ter fome.
Vi também umas feses recentes, o que dá a ideia que a mãe lá foi, porque ele não deve fazer aquela procaria toda.
Vou ver se tiro uma foto e ponho aqui.
Cumprimentos
MP
tragopan

Se ele está bem apos estes dias todos é porque os pais continuam a alimenta-lo, e não há problema nenhum.
E ainda bem :)
MP

Aqui ficam umas fotos tiradas à pouco.

Imagem

Imagem

Obrigado e cumprimentos
MP
MP

Olá

O bichinho saiu ontem do ninho e já está cá em baixo.
Agora é esperar que ele dê o 1º voo. Está, juntamente com os pais, separado dos restantes habitantes do viveiro.
Ficam umas fotos

No meio dos pais
Imagem

Imagem

Quanto tempo demora até que comece a voar?
Cumprimentos
MP
Bernardo Salvado
Registado: segunda, 13/fev/2012, 21:32

boa tarde.

tenho 14 anos e a seis que crio pombos cauda de leque, franceses e comuns, posso dizer lhe que de todas as aves que tenho sao as que mais e melhor criam e crio tambem psitacideos de pequeno e medio porte.
de momento tenho 6 com galinhas, tenho 4 femeas e 2 machos, vou trata las de 2 em 2 dias e vejo sempre o ninho. se elas tao la tiro e vejo os ovos quando tem os filhos tiro os do ninho para ver o papo e tudo e nunca rejeitam, tenho 3 ovos num ninho e 2 no outro e os machos galam todas. com pombos nao se preocupe mas cuidado com esse ninho, os ovos podem cair ou os filhos, aconselho a colocar um tabua na porte inferior, se ele ja anda fora ja voa.
o choco demora 19 dias e 25 apos o nascimento ja voam bem.

boa sorte

http://avesdaserra.webnode.com//
DK 54 FOP

Voltar para “Columbídeos / Columbofilia”