Esclareçam-me uma dúvida, o facto de 1 casal de Roselas serem irmãos, tem influência na criação?
É que eu tenho um casal que já vai em 2 posturas de 6 ovos cada, vejo o macho a galar, mas não tenho um único ovo galado. Poderá ser do facto de serem irmãos?
Só agora é que soube que eram irmãos.
Muito obrigado
Um dos dois é estéril de momento nada tem ver com serem irmãos , o facto de serem irmãos apenas pode influenciar numa coisa nascimentos de aves portadoras de deficiencia mas nem sempre embora devemos evitar a consanguinidade se for de pai com filha ´,de filho com mãe , tia sobrinho ou viceversa não tem mal nehum embora os cruzamentos deem força aos sangues e a consiguinidade os enfraqueça
Boas.
Vamos por parte, o joao1961,ja lhe respondeu e bem ao que poderá sêr, so uma achega, o acasalamento entre irmãos é de longe o pior para se fazêr quando se trabalha em consanguinidade, que ja por si só deve sêr um trabalho feito quando necessario, por pessoas com experiência e conhecimentos em genética, e sabêr como se faz, porque se faz e se vale a pena.
Um dos primeiros perigos/problemas da consanguinidade muito perto é esse mesmo, a fecundidade, que é logo muito baixa e por vezes nula, em resposta a sua pergunta, o mal pode não ser de nenhuma ave em si, mas de estarem as duas juntas, não quer dizer que não galem nunca os ovos, mas ao galar depois pode haver outros problemas que é a mortalidade alta nas crias e mais grave alguns defeitos quer fisicos (não tem propriamente de sêr visiveis como graves deficiências) mas podem por exemplo sêr problemas de plumagem depois muitas vezes atribuidos aos acaros, piolhos, etc, o juntar de defeitos exstentes nas duas aves em menor amplitude e que assim serão realçados, por exemplo ambas as aves ja por si tem a cabeça muito pequena, nos filhos provavelmente terão muito mais hipoteses de sair ainda pior, isto para possiveis defeitos que saltem logo a vista, depois há ainda a parte pior que é essas aves portarem esses defeitos para futuras gerações, e depois por vezes compramos uma ave visualmente muito boa e em que os filhos são uma decepção ou nulidade, isso muitas vezes e fruto de genes recessivos dessas mas qualidades "carregados" pelos progenitores, e mil e uma coisas mais daria conversa para um ano....
Um conselho e desfazer o casal e ou troca uma ave ou arranjas duas e faz dois casais, tambem poderá mesmo alem disto tudo algum problema com alguma das aves, mas isso ninguem lhe poderá dizer sem experimentar com outras aves ou atravez de um exame endoscopico.
Em relação à consanguinidade já tudo foi dito.
Em relação à fecundidade acho que posso acrescentar que poder ter a haver com a imaturidade das aves. Quando os animais (humanos incluídos) são muito jovens não têm as células reprodutoras totalmente desenvolvidas e como tal não geram novos seres, ou geres seres pouco viáveis.
contudo a hipótese de infertilidade ainda não está descartada.
O meu conselho vai na linha dos outros foristas: separa-os e faz outros casais.
Cumps
Marco Fernandes
Ola o Marco fala aqui numa coisa que tem realmente a sua importancia a maturidade das aves , toda a gente sabe que as femêas ficam prontas para criarem muito mais cedo que os machos basta o exemplo de uma canaria com 9 meses ja cria e é adulta mas há machos que mesmo com um ano ainda não estão desenvolvidos a 100 % embora criem mas é estragar, nas outras aves tambem é o mesmo , o bom conselho ja foi dado trocar um das aves ou as duas fazendo dois casais ai ficar se á com mais certeza se algum é esteril mas !!! não tira a prova dos 9 como ja disse pode ser esterilidade momentanea mas o tempo o dira abraço !!!assim sim da gosto participar numa troca de ideias ou de imformações