William282
Registado: segunda, 02/abr/2012, 22:46

Rolas com problemas (fotos)

Boa noite, gostaria que me dessem a vossa opinião sobre o que isto pode ser:

Imagem

Imagem

Imagem

Estavam juntas com mandarins, fora de época de reprodução, nunca vi nenhum a bicar-se, mas quando os mandarins tinham ninho já tinha acontecido, mas em menor escala. Comprei uma gaiola para as 5 que tenho para ver se o problema se resolve.

Gostaria que me dessem opinião sobre o que se passa pois as rolas estão todas assim...

Agradeço respostas, Obrigado.
joao1961
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Re: Rolas

Olá , poderia ser uma caso de acaros , mas a mim parece me e aliás tenho quase certeza que são penas arrancadas , se falas em mandarins pode ser perfeitamente esse o caso agora e esperar que voltem a nascer e crescer e esperar que os caniculos não se tenham danificado porque as vejo muito roxas as costas tens que ter paciencia , só um aparte varias aves so em viveiros de grandes dimensões e cuidado ,fugir de certas aves que alem de roubarem o material dos ninho alheios roubam tambem as penas tudo serve para fazer o ninho rsrsrrsrsrsr
William282

Re: Rolas

joao1961 Escreveu:Olá , poderia ser uma caso de acaros , mas a mim parece me e aliás tenho quase certeza que são penas arrancadas , se falas em mandarins pode ser perfeitamente esse o caso agora e esperar que voltem a nascer e crescer e esperar que os caniculos não se tenham danificado porque as vejo muito roxas as costas tens que ter paciencia , só um aparte varias aves so em viveiros de grandes dimensões e cuidado ,fugir de certas aves que alem de roubarem o material dos ninho alheios roubam tambem as penas tudo serve para fazer o ninho rsrsrrsrsrsr
boas! obrigado pela resposta, pensei nessas duas hipóteses, quando aos ácaros duvido porque tinha os mandarins com as rolas e nada lhes aconteçeu! Penso que tenham sido os mandarins a arrancar e mesmo as rolas entre sí porque isso eu vi, a mais clara está muito debelitada, a mudança de gaiola nao ajudou em nada vamos ver como as coisas evoluem, lavei a zona com água oxigenada a 1/10 diluida e passei betadine, nao sei se foi o mais certo mas foi o que me ocorreu.

Obrigado.
José Mário Ribeiro
Registado: domingo, 02/ago/2009, 23:41

Re: Rolas com problemas (fotos)

Boas,foram os mandarins de certeza aliás a rola até as costas vermelhas por as penas serem arrancadas com violência e ainda por cima pareçe ser nova nao se defende tao bem como um adulto.
William282

José Mário Ribeiro Escreveu:Boas,foram os mandarins de certeza aliás a rola até as costas vermelhas por as penas serem arrancadas com violência e ainda por cima pareçe ser nova nao se defende tao bem como um adulto.
Boa noite, sim devem ter sido, o tratamento está a resultar, estão numa gaiola de papagaio dupla sem fundo (que elas nao gostam mas tem que ser..), grande para nao partirem as penas e nao stressar. Acabei de aplicar o tratamento e está a resultar a rola mais clara está praticamente sarada.
SIm a rola é bastante jovem tem 1 mês.
Não tirei foto, esqueci.me mas amanha tiro quando aplicar o tratamento.

Desde que tenho rolas que vejo no fundo da gaiola bolos de pasta...nunca vi nenhuma 'pôr' ou vomitar ou o quer que seja, alguém sabe?

Desde já muito obrigado.
joao1961
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Ola , as bolas que dizes que encontraste no fundo da gaiola podem ser fezes macias e claras e darem a ideia que são outra coisa porque as fezes das rolas são realmente pequenas bolas mas costumam ser rijinhas e secas até , pensa nisso
William282

Boa tarde, quando me refeiro a 'bolas' são memso grandes...do genero 2 cm, custa-me a crer que sejam fezes...

Obrigado

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”