Jorge Quinteiro
Registado: segunda, 15/out/2007, 23:19

Morte de Ring Necks bebés (15/20 dias)!

Boas!

Já é o segundo ano que me acontece:

Os filhotes de ringnecks nascem; têm um bom desenvolvimento até aos 15/20 dias e depois começam a morrer; sempre a começar pelo mais velho; aparecem-lhes umas manchas negras pelo corpo (parecem nódoas negras de sangue) e passados 1/2 dias estão mortos. E não se passou só com um casal.

Este, pensando que o problema fosse dos pais, a última cria de uma ninhada retirei-a do ninho e criei-a à mão. Tudo parecia estar a correr bem até que, com o aparecimento dos primeiros canudos, vêm as manchas negras espalhadas pelo corpo e 1/2 dias estava morta. É que não escapa nehuma cria...

O que poderá ser?
jovem criador
Registado: quinta, 20/dez/2007, 01:34

Re: Morte de Ring Necks bebés!

Muito boa noite. Desparatizou os seus casais? Cumprimentos
Miguel Nobre
Registado: terça, 01/fev/2011, 18:32

Boa noite Jorge.

È muito desmotivante quando as criações nos correm mal, vejamos pelo seguinte;
Este ano criei com:
3 casais de ring neck - 11 nascidos - morreram todos
2 casais de roselas - 7 nascidos - até ao momento morreu apenas 1
1 casal de pyrrhuras - 9 nascidos - (1ª postura morreu tudo) agora tem 4 no ninho
9 casais de red rumps - 25 nascidos - 15 morreram - ainda estão no ninho

Desparasitei os pais com theraprim da versel laga, gaiolas e ninhos sempre higienizados,etc.....

Agora vamos ao que interessa, salvo uma ou outra exepção, quase todos morreram com os mesmos sintomas que descreves..........

Após estar mesmo muito chateado com a situação, falei com alguns colegas e um deles disse-me que o ano passado já tinha tido o mesmo problema, e que a solução que arranjaram visto que estavam a meio da criação para conseguir um tratamento mais eficaz á crias foi passar na farmácia e comprar um frasquinho de "bactrim", e deram uma gota a cada pararinho que nascia por volta do 3º ou 4º dia;

Foi o que fiz peguei num pouco de bactrim e por volta do 3º/4º dia de idade dos passaritos dei uma gota de bactrim a cada um deles, sabes qual foi o resultado?!!

Foi que todos os pássaros que estão neste momento nos ninhos são os que tomaram a tal gota de bacterim, dos 27 que não tomaram o bacterim, nem um escapou, dos restantes que tomaram o bacterim apenas 1 morreu......

Não quero com isto dizer que os casos sejam todos iguais, mas......... comigo resultou!!!!!!!!

Abraço
E boa sorte
HenriqueDallas
Registado: domingo, 13/jun/2010, 14:38

é mesmo muito mau quando as criaçoes correm mal.
este ano e o ano passado o que me aconteceu so nos ring necks foi:
3 casais - 13 ovos galados em que as crias nascem mas nao se desenvolvem. os pais estao desparazitados, contra as salmonelas e tudo, fiz analises aos pais e nao acusou nada. o que sera? ja aconteceu a alguem?

Em relaçao ao Jorge, nao sei mesmo o que sera, ja levou ao vet?
Cumprimentos,
Henrique Lopes
mcamedjay
Registado: sexta, 20/jun/2008, 14:18
Contacto: Sítio web

Re: Morte de Ring Necks bebés (15/20 dias)!

Boas tardes, pelo o que descreve, essa sintomatologia é compatível com uma virose, o Polyomavírus que afecta mortalmente as crias, sendo os pais apenas portadores assimptomáticos (que não demonstram a doença), mas para comprovar, só com análises.
Cumprimentos
Endoscopias e medicina preventiva
C.P. 5220

Voltar para “Psitacídeos Africanos e Asiáticos”