Pskmozart
Registado: quarta, 29/ago/2012, 02:16

Ajuda: periquito sonolento

Boa noite a todos!,

Tenho andado um tanto preocupado com o meu periquito, porque ele é muito "preguiçoso". Comprei-o num mercado há 2 meses e já nessa altura ele era igualmente "calmo". Mas o que é facto é que ele é muito sonolento e chega a dormir várias vezes durante o dia (ficando com as penas fofas). Quando está acordado cantarola (baixinho e bem alto) bastante, mas é fisicamente pouco activo, a não ser quando se assusta.
Além do mais, recentemente, olhando para fotos, reparei que (ao contrário de outros periquitos) ele tem uma cor amarela na pele directamente em torno dos olhos (mas não nas pálpebras, quando fechadas), e já pesquisei e não encontro quase nada sobre o assunto (ele também costuma esfregar a cabeça nas grades da gaiola, de vez em quando, e coça-se frequentemente, não sei se pode estar relacionado...). De resto parece-me +/- saudável, mas acham que poderá ter alguma doença?

Já agora, pelo que pesquisei, creio que seja um macho da variedade "Pied" dominante (azul celeste) de duplo factor, que ficam com a cera rosa com umas manchas azuis. O que acham??
Pormenor do olho e da zona mais azul da cera
Pormenor do olho e da zona mais azul da cera
tutu5.JPG (20.52 KiB) Visto 3878 vezes
Cera, numa imagem mais antiga
Cera, numa imagem mais antiga
tutu6.JPG (18.47 KiB) Visto 3878 vezes
Corpo
Corpo
tutu4.JPG (16.69 KiB) Visto 3878 vezes
Muito obrigado a todos, desde já! :)
borllock
Site Admin
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Ajuda: periquito sonolento

Não sei se esse amarelo nos olhos é normal nessa mutação, mas caso ele não tenha nenhuma doença arranje-lhe companhia.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Gustavo Figueiredo
Registado: sexta, 06/nov/2009, 18:44

Boas,

Ver se a ave não se coça nos poleiros com frequencia: bico, olhos, cabeça.
Pode ser indicios de sarna e é lixado erradicar essa doença.
Espalha-se plo bico, olhos, patas e é transmissivel a outras aves.
Causa deformações na queretina do bico fazendo com que este cresça anormalmente.

Cumps
Gustavo
Pskmozart
Registado: quarta, 29/ago/2012, 02:16

Muito obrigado pelas vossas respostas :wink:

Da sarna já tinha ouvido falar... Hoje até perguntei a um criador, mas que me disse não saber o que poderia ser... Ele costuma coçar-se com relativa frequência, mas creio que o corpo todo (com as patinhas). Ocasionalmente é que coça a cabeça nas grades ou poleiros, mas 1 a 2 vezes/dia, que eu veja. Mas quanto aos sintomas, o que quer que seja, está só na região em torno dos olhos, e, nos 2 meses que o tenho, acho que não aumentou, pelo menos não significativamente.

E quanto ao comportamento "preguiçoso" dele, acham que pode ser só a sua personalidade?

Obg!

P.S.: ele tem companhia, uma fêmea adulta, e também uma caturra de 3 meses e meio.

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”