Tenho andado um tanto preocupado com o meu periquito, porque ele é muito "preguiçoso". Comprei-o num mercado há 2 meses e já nessa altura ele era igualmente "calmo". Mas o que é facto é que ele é muito sonolento e chega a dormir várias vezes durante o dia (ficando com as penas fofas). Quando está acordado cantarola (baixinho e bem alto) bastante, mas é fisicamente pouco activo, a não ser quando se assusta.
Além do mais, recentemente, olhando para fotos, reparei que (ao contrário de outros periquitos) ele tem uma cor amarela na pele directamente em torno dos olhos (mas não nas pálpebras, quando fechadas), e já pesquisei e não encontro quase nada sobre o assunto (ele também costuma esfregar a cabeça nas grades da gaiola, de vez em quando, e coça-se frequentemente, não sei se pode estar relacionado...). De resto parece-me +/- saudável, mas acham que poderá ter alguma doença?
Já agora, pelo que pesquisei, creio que seja um macho da variedade "Pied" dominante (azul celeste) de duplo factor, que ficam com a cera rosa com umas manchas azuis. O que acham??
Muito obrigado a todos, desde já!