tiagocardoso
Registado: quarta, 13/fev/2013, 16:33

Caturras - será casal? (fotos)

Boa tarde,

Tenho duas caturras mas das quais não consigo identificar bem o sexo de ambas. Estão juntas à alguns meses e até agora nem sinais de criarem.
A suposta fêmea foi me vendida ainda jovem à mais ou menos 1 ano atrás, puderiam me ajudar a identificar este possível casal?

Obrigado a todos!
Aqui vão as imagens peço desculpa pela qualidade das mesmas.
Cumprimentos,
Anexos
Macho
Macho
DSC01234.JPG
Fêmea?
Fêmea?
DSC01231.JPG
...:::TiagoCardoso:::...
Pedro121
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46

Re: Casal de caturras - Será casal?

Dois machos.
Pedro Ramalho
F. MENINO
Registado: segunda, 17/dez/2012, 22:23

Boas, dois machos sem dúvida. Tiago se fosse mais perto trocava por uma fêmea lutina, pois tenho duas fêmeas. Sou de Matosinhos. Cump.
Pedro121

F. MENINO Escreveu:Boas, dois machos sem dúvida. Tiago se fosse mais perto trocava por uma fêmea lutina, pois tenho duas fêmeas. Sou de Matosinhos. Cump.
Uma femea lutina não seria indicada para nenhum destes machos, mas deve ser relativamente facil encontrar 1-2 femeas FB opalina
Pedro Ramalho
tiagocardoso

Re: Caturras - será casal? (fotos)

Bom dia,

A minha dúvida reside agora na opção certa de fêmea a juntar a estes machos, tal como o F. MENINO referiu pensei nessa possibilidade também mas gostava de uma ajuda de quem tem mais experiência neste campo.
Pedro121 na tua opinião uma fêmea FB opalina seria a opção certa quer para um quer para outro? Terei outra opção viável de outras mutações?

Agradeço a ajuda,

cumprimentos,
OoppsS
Registado: terça, 20/mar/2012, 16:54

Então a femea Lutina não seria uma boa opcção porque motivo especial?
Já agora como podem afirmar categoricamente que o malhado seja macho?
Pedro121

OoppsS Escreveu:Então a femea Lutina não seria uma boa opcção porque motivo especial?
Porque as crias resultantes seriam apenas machos normais/ino/opalino/fb e as femeas seriam opalino/fb, não é um resultado particularmente interesante tendo em conta os machos.

OoppsS Escreveu:Já agora como podem afirmar categoricamente que o malhado seja macho?
por causa da poupa e por causa do perolado, uma femea teria mais, os machos malhados opalinos mantém algumas perolas mas menos do que as femeas
Pedro Ramalho
Pedro121

tiagocardoso Escreveu: Pedro121 na tua opinião uma fêmea FB opalina seria a opção certa quer para um quer para outro? Terei outra opção viável de outras mutações?
Qualquer femea FB é uma boa hipotese, malhada fb por exemplo seria interesante. Mesmo uma femea FB seria bom, terias crias auto sexadas, machos FB/opalino e femeas Opalinas FB, o malhado na caturra funciona bem juntamente com o opalino, mas depende sempre dos gostos do criador
Pedro Ramalho
OoppsS

Pedro121 Escreveu:
OoppsS Escreveu:Então a femea Lutina não seria uma boa opcção porque motivo especial?
Porque as crias resultantes seriam apenas machos normais/ino/opalino/fb e as femeas seriam opalino/fb, não é um resultado particularmente interesante tendo em conta os machos.
Mas se por ventura um destes machos já for portador de Ino e se cruzasse com uma lutina sairiam albinas certo?
tiagocardoso

Pedro121 Escreveu:Qualquer femea FB é uma boa hipotese, malhada fb por exemplo seria interesante. Mesmo uma femea FB seria bom, terias crias auto sexadas, machos FB/opalino e femeas Opalinas FB, o malhado na caturra funciona bem juntamente com o opalino, mas depende sempre dos gostos do criador
Bem eu na minha opinião se calhar vou optar por uma fêmea FB ou mesmo no caso de ficar com os dois colocar uma fêmea malhada fb com o outro. É apenas uma ideia minha não sei se irá ter sucesso.

Obrigado a todos pela ajuda!
cumps,
Pedro121

OoppsS Escreveu: Mas se por ventura um destes machos já for portador de Ino e se cruzasse com uma lutina sairiam albinas certo?
Sim, mas só se o macho for portador de ino e a fêmea lutina for portadora de FB caso contrario não, nota no entanto que a % de albinos seria igual cruzando o macho com uma fêmea FB, seria sempre 25% a única diferença é que usando uma fêmea lutina/FB teríamos macho albinos.
Pedro Ramalho
OoppsS

Tinha ideia que as femeas nunca portavam nada.....que era apenas o que estava visivel....
LovesMeNot
Registado: segunda, 21/jan/2013, 01:59

OoppsS Escreveu:Já agora como podem afirmar categoricamente que o malhado seja macho?
por causa da poupa e por causa do perolado, uma femea teria mais, os machos malhados opalinos mantém algumas perolas mas menos do que as femeas[/quote]

Peço desculpa mas o malhado, conhecido por pied, não é uma mutação que mascara normalmente caracteristicas que são normalmente atribuidas aos diferentes sexos?
Pedro121

OoppsS Escreveu:Tinha ideia que as femeas nunca portavam nada.....que era apenas o que estava visivel....
Não, de facto as fêmeas não portam mutações ligadas ao sexo, como o canela, opalino e o Ino ligado ao sexo, mas podem ser portadoras das mutações não ligadas ao sexo, como o FB e o malhado recessivo.
Pedro Ramalho
Pedro121

LovesMeNot Escreveu: Peço desculpa mas o malhado, conhecido por pied, não é uma mutação que mascara normalmente caracteristicas que são normalmente atribuidas aos diferentes sexos?
Maiss ou menos, o malhado recessivo (eu não sou ingles, por isso passo o pied) tem um efeito secundário que é uma característica de ser Anti-dimorfismo sexual, ou seja nas espécies em que os machos e as fêmeas são diferentes, causa que os machos fiquem parecidos as fêmeas, Red rumpeds e POA's são exemplos disso mesmo.

Nas caturras malhadas opalinas temos duas forças opostas, a mutação opalino nas caturras machos fica mascarada quando eles atingem a maturidade sexual, ou seja os machos perdem as perolas, por outro lado a mutação malhado anula o dimorfismo sexual da espécie e como no caso particular das opalinas a própria mutação é diferente visualmente nos dois sexos temos duas mutações a puxar para lados diferentes, o que resulta é que o macho opalino malhado tem perolas como se fosse uma fêmea, mas não tem tantas como uma fêmea.
Pedro Ramalho

Voltar para “Psitacídeos Australianos e Oceânicos”