brunodlo
Registado: segunda, 05/ago/2013, 00:11

Acidente com Java: penas coladas / voltam a crescer? [ajuda]

BOAS !

tenho uma dúvida que pode ser estupida , mas estou um bocado aflito , pois apesar de ter os java ah pouco tempo , gosto imenso deles .

hoje estava a aplicar uma espuma expansivel , penso que seja polibuteno ou algo do genero . na gaiola dos meus passaros , porque tinham alguns sitios onde podiam bichos , e eu tive a tratar de tapar esses sitios . nessa altura um dos meus java tocou com a asa num pouco dessa espuma , e ficou com as penas da asa coladas . nao foram todas mas foram algumas .

eu muito assustado , para que aquilo nao secasse , peguei numa tesoura e cortei as penas que tinham espumam , tive bastante cuidado para nao ferir a ave . Como a ave nao conseguia , voar minimamente coloquei numa gaiola mais pequena dentro do viveiro .AS MINHAS DÚVIDAS são saber se as penas voltam a crescer , e se demoram muito tempo ! e se deixo a ave sozinha dentro da gaiola pequeno , ou coloco o macho junto com ela , para ela nao estar la sozinha

agradecia resposta !

cumprimentos , Bruno
Criadouro Guadiana
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

Re: AJUDA ! ACIDENTE COM JAVA

voltam a crescer
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/
Forsaken
Registado: quinta, 25/jul/2013, 21:31

É poliuterano. Aconteceu-me exatamente o mesmo com um canário há uns dias, não te preocupes.
vladracul
Registado: domingo, 10/mai/2009, 17:15

deves arrancar as penas por completo e não só corta-las com uma tesoura porque assim que o corpo der por falta delas voltam logo a crescer , se só cortares o corpo da ave não repõe as penas a não ser na altura certa da muda das ditas penas em questão .
brunodlo
Registado: segunda, 05/ago/2013, 00:11

vladracul Escreveu:deves arrancar as penas por completo e não só corta-las com uma tesoura porque assim que o corpo der por falta delas voltam logo a crescer , se só cortares o corpo da ave não repõe as penas a não ser na altura certa da muda das ditas penas em questão .
eu nas as arranquei pois parecia que ia magoar bastante a ave , é que foram as penas quase todas duma asa .

mas sendo assim , amanha já faço isso !

obrigado :)
vladracul

Re: Acidente com Java: penas coladas / voltam a crescer? [aj

tem vezes que os bangalins machos cortam com o bico pela metade as penas das femeas e enquanto eu não as arranco por completo estas nunca crescem , tem vezes que as femeas nem conseguem voar andam sempre pelo chão .
rodrigojhenriques
Registado: quarta, 04/abr/2012, 12:28

Desculpem a invasao, tenho aqui 3 ring necks com as penas do rabo muito estragadas pois o meu amigo que os tinha era uma gaiolampequena para os pais e as crias, devo arrancar para nascerem novas e direitinhas?
Obrigado
Qualquer duvida em que possa ser útil ja sabem...

Cumprimentos,
Rodrigo

https://www.facebook.com/pages/Aves-da- ... 385?ref=hl
vladracul

sim Rodrigo deves arrancar porque embora estragadas o corpo da ave não as repara porque ainda as sente presas ao corpo , o corpo não adivinhas se as penas estão pela metade ou não , mas uma vez arrancadas pela raiz ai sim o corpo da ave sente a falta delas e logo as substitui .
rodrigojhenriques

Muito obrigado, mas sao mesmo todas as penas, nao vai afectarno voo da ave, a gaiola agora tem 3 m de comprimento e noto que eles nai voam muito bem, deve ser das penas nao?
Amanha irei arranca-las :)

Cumprimentos,
Rodrigo

pirata27
Registado: sexta, 02/ago/2013, 15:37

Boas , e porque não arrancar 3 ou 4 e depois lá mais para a frente arrancar mais umas poucas e assim até arrancares todas.
é uma opinião não sei se será correto.
rodrigojhenriques

Talvez seja melhor sim, é o que irei faer, obrigado

Cumprimentos,
Rodrigo

pirata27
Registado: sexta, 02/ago/2013, 15:37

Este mês arrancas 3 para o próximo outras 3 e para o outro mais 3 , assim não as perde todas de umas vez e vão crescendo as outras.
Ou vais estando atento quando vires que as que arrancaste já estiverem a nascer penas novas arrancas mais 3 . penso que será o melhor. :|
rodrigojhenriques

Sim deve ser, assim evita a ave de ficar sem as oenas todas...

Cumprimentos,
Rodrigo

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”