trindade
Registado: terça, 24/set/2013, 19:12

Distribuição das aves: gaiolas, adultos e crias [dúvidas]

Boa tarde amigos, como referi na minha apresentação, sou bastante inexperiente na criação de aves. Tenho algumas dúvidas em como devo distribuir as minhas aves e gostaria de contar com a vossa ajuda.

a)Tenho os diamantes de gould num armário que aproveitei com 1,50altura x 0,60 largura x 0,50 profundidade;

b)O casal de mandarins (que está para ter crias) está numa gaiola que construí com 0,50altura x 0,70 largura x 0,40 profundidade;

c)Estou a construir 3 gaiolas de um arcão velho que ficarão (cada uma) com 0,50altura x 0,60 largura x 0,50 profundidade;

Estou a pensar em fazer o seguinte:
1)os diamantes de gould vão passar para uma divisória da gaiola c) e as restantes divisórias irão conter 2 casais de bengalins cada uma (já vi gaiolas mais pequenas com mais aves, mas gostaria que me dessem a vossa opinião);

2)Quando as crias dos vários casais forem independentes irão para a gaiola grande até atingirem a maturidade sexual. Após essa altura pretendo efetuar algumas trocas com amigos e separar as aves de dois em dois casais em gaiolas do mesmo tamanho.

Acham que vai resultar? O espaço das gaiolas mais pequenas será reduzido no momento em que as aves estão com os pais?

Desculpem a extensão do meu post, mas não gostaria de errar por desconhecimento.

Cumprimentos,
F.Trindade
Frederico
Registado: segunda, 21/jan/2013, 22:48

Re: Distribuição das aves: gaiolas, adultos e crias [dúvidas

Parece-me muito bem... Cria nas gaiolas da alinea C e depois passa as crias para a A. Como voce diz ha quem crie em gaiolas mais pequenas. Agora o importante e organizar as gaiolas e tal para tirar o maximo proveito do espaço.
Nao tem problema, isso as vezes para explicar o que se passa tem que se tirar a tinta das teclas xD
Visita-me no Facebook em: https://www.facebook.com/Roseicores
Imagem
miguelsilva
Registado: segunda, 20/mai/2013, 16:52

Bom dia,

Eu faria o seguinte:

a) "deitava" o armário para ficar com 1,50m de largura x 0,60m de altura x 0,50m de profundidade; depois dividiria em 2 partes iguais de 0,75m x 0,60m x 0,50m;

c) dividiria somente em 2 partes, ficando então com 2 gaiolas de 0,90m x 0,50m x 0,50m;

As dimensões que indicou não são más mas desta forma ficaria com 4 excelentes gaiolas de criação em termos de espaço, o que facilita a organização e colocação de todos os acessórios: ninho, banheira, bebedouro, comedouros: papa, grit, mistura sementes, osso de choco, palha para construirem ninho, eventualmente fruta ou verduras, espigas de painço... etc etc etc, espaço nunca é de mais.

Se tiver possibilidade, na minha opinião eu faria a seguinte distribuição: nessas 4 gaiolas de criação colocaria => Casal de Goulds + Casal de Mandarins (qdo terminarem esta ninhada) e os 2 casais de Bengalins.

Construiria uma outra gaiola aí de uns 1,50m x 0,50m x 0,50m para servir de voadeira (que com mandarins e bengalins a criar, em alguns meses será pequena) e guardaria a gaiola onde estão neste momento os mandarins como reserva para uma qualquer eventualidade: uma ave que se magoa, que fica doente, um macho mais agressivo na criação, é sempre bom ter um backup.

Mas como lhe disse, é a minha opinião e depende das suas condições e possibilidades. A divisão que propôs está muito bem, apenas com gaiolas menos espaçosas, mas ainda assim com dimensões maiores que os minimos que se praticam por aí.
trindade
Registado: terça, 24/set/2013, 19:12

Obrigado pelas vossas opiniões. Acabei, no entanto, por fazer como tinha pensado (não desfazendo das vossas opiniões).
Hoje perfazia o 12º dia após o 3.º ovo e verifiquei que os mandarins só tinham 3 dos 5 ovos (e um deles parecia estar estalado). Pelo menos um deles parecia estar mais escuro e ter alguma coisa, para além disso o facto de os mandarins continuarem no ninho faz-me pensar que ainda poderei retirar alguma cria. É o possível eles continuarem a chocar muito mais para além deste prazo?

Cumprimentos,
F.Trindade

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”