aave
Registado: segunda, 14/abr/2014, 14:47

Viveiro exterior [dúvidas]

Olá boa tarde,

Deixem-me desde já dar os parabéns pelo forum, muito educativo e abrangente.

Depois deveo confessar que sou um principiante nestas matérias que se vai aventurar devido ao pedido de "várias familias".

Tenho um espaço com mais ou menos 10x4,5 metros, arranjaram-me uma rede e estava a pensar utilizá-la para fazer um viveiro.

Gostava de colocar lá umas perdizes do tenesse que um amigo me está a obrigar a aceitar :twisted: um outro apanhou boleia e quer-me dar uns faisões venerado, claro, tenho umas galinhas que sendo assim transitariam para este espaço.

As dúvidas?

1- tendo obviamente um espaço coberto para as aves, posso tê-las juntas á solta?

2- Apesar de o espaço ser sobre o comprido, gostava de arborizar o espaço, que tipo de arvores ou arbustos poderia alplicar.

3- Já percebi pela leitura de alguma informação que o sol da manhã é essencial, hora este espaço está precisamente virado para esse lado de nascente, recebendo sol de manhã mas aparatir do meio dia fica sobre a sombra, haverá alguns inconventes, nesta localização?

Se acharem útil posso colocar umas fotos.

O principal seria realmente saber a possibilidade de convivência das aves indicadas porque o resto do habitat mais coisa menos coisa seria possivel arranjar, por isso gostava que me dessem opiniões sobre como gerir isto.

Desde já o meu muito obrigado.

P. Estorninho
tragopan
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Contacto: Sítio web

Re: Viveiro exterior

Boas

Venerados.........nada bom por outras aves com eles!são assim pro agressivos! depois ter galinhas junto com aves selvagens dá sempre mau resultado, as galinhas são resistentes a muitas doenças que as selvagens sao sensiveis.
O restante acho que está bem. tens um bom espaço e boa orientação. Arvores podes por o que queiras, podes aproveitar a por umas laranjeiras ou macieiras intercaladas, assim tens sombra de verão e sol de inverno quando cair as folhas as macieiras.
aave

Re: Viveiro exterior

olá boa noite

o espaço é este...
IMG_0702_zpsf3c6f677.jpg
IMG_0701_zps1135804e.jpg
obrigado pela resposta, sendo assim venerado terei que fazer uma "gaiola" dentro do viveiro, galinhas temos que retirá-las, ficamos então com as perdizes à solta, o que por si só não justifica o trabalho na construção do espaço, tem alguma raça de faisão que me indique e que se adapte a estar na companhia das perdizes...

Em relação aos galináceos que são os únicos que já existem cá em casa, no mesmo viveiro nunca certo? Existe alguma distância para garantir a protecção do possivel contágio das outras aves?

Conheces algum site que me digas com ideias engraçadas para fazer a "decoração" do espaço?

Obrigado

P. Estorninho
borllock
Site Admin
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Viveiro exterior [dúvidas]

Como o viveiro é sobre o comprido pode dividi-lo em 2 ou 3 e assim separa as espécies.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
aave

Olá boa tarde, sim é uma boa hipótese, afinal isto não é como eu pensava, tem muito mais que se lhe diga.
tragopan
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Contacto: Sítio web

Há varias especies de faisões que poderia colocar assim nesse espaço juntamente com outras especies de aves.
Depende do que quer gastar :) mas começando pelos mais baratos pode por dorados ou ladys que são calmos ou mesmo chinquis, depois os tragopans tb são sociaveis, só não aconcelho a por com rolas ou pombas pois eles são muito arboricolas e poderiam destruir os ninhos delas.
Quanto a distancia de galinhas, quanto mais melhor mas num espaço onde elas nunca estiveram pode instalar ai as outras aves mesmo que haja galinhas relativamente perto.
aave

Viveiro exterior [dúvidas]

Iniciadas as adaptações do espaço, ideias sugestões e críticas são benvindas
8u9yrapy.jpg
azy4u2e3.jpg
borllock
Site Admin
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Ma que rede é essa? Não é frágil demais?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
aave

Olá!

É uma rede de pesca, inicialmente era só para a cobertura mas vamos testar como fica a envolver todo o espaço.
Parece-me que não será por ser frágil que não será usada, depois de esticada fica muito resistente, mas vamos ver a decisão final.
estrafalhote
Registado: segunda, 02/jan/2012, 11:18

Boas

essa rede sem duvida que é boa... mas com o sol vai acabar por ressequir e nem que aguente 3 ou 4 anos vai ter de ser trocada e aí vai ser um problema, já para não falar de que quando ela começar a ressequir os nossos ricos amigos felinos desfazem-na num já com as unhas... eu uso essa rede apenas para servir de barreira para que os pardais não entrem no mesmo espaço dos passaros. Pode comprar daquela rede hexagonal de galinheiro que fica para ai a 50cts o metro e sempre aguenta mais e é melhor...
aave

Sim realmente o problema pedra passar por ressequir, mas vamos gerindo a coisa e ver como ela se vai comportando. E ideias para a "decoração", uns sites com umas "casinhas engraçadas... Como vivo numa ilha tenho períodos de ausência mais ou menos prolongados, por isso queria fazer um sistema de alimentação automático, mas não há muito disso na net.., se souberem de qq coisa... :)

Voltar para “Fasianídeos / Aves de Capoeira e Avicultura”