ashwinder
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Babetes - crias sem penas no corpo [dúvidas]

Ola a todos.
Depois de algumas tentativas falhadas de criar babetes directo comecei a tirar com amas. Tenho agora 2 que tirei dos pais, eram 3 mas um morreu. Eles nasceram nos mandarins, todos no mesmo dia, acontece que dois deles desenvolveram mais lentamente, ate que o mais pequeno morreu. Entretanto enquanto 1 está impecavel o irmao apenas tem penas nas asas e no rabo. Ja os separei dos pais , ja tirei mais dois depois desses e tambem estao impecaveis. O problema é mesmo so aquele. Nem preciso de meter foto, esta com penas apenas na cabeça , asas e rabo. De resto é careca, parece que tao a começar a nascer as penas mas nao passa dali. Ha remedio para isto ou é algum problema crónico?
borllock
Site Admin
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Babetes, sem penas no corpo

Mas não tem penas porque nunca nasceram ou porque os mandarins as arrancaram? É uma grande diferença!
Se nunca tiverem nascido é falta de nutrientes por ser menos alimentado, na natureza acontece muito isso, há sempre um mais enfezadinho que acaba por não se safar.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ashwinder

Nunca nasceram. Os mandarins foram muito bons pais. Entao e agora ? Sera que nascem?
borllock
Site Admin

Devem de nascer, isto se ele vingar, deve ser uma ave muito fraca, para nem nascerem as penas. Mas nunca me aconteceu nada assim.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

ashwinder

Voa bem e alimenta-se bem. A principio ate pensei que morresse mas ja ta ha uns dias sem os pais. Ta junto com 1 babete e 4 bichenovs ate mudarem a pena
canariomandarim
Registado: terça, 22/jan/2013, 21:49

Boas
Isso também me acontece nos mandarins, tenho um casal em que os filhos nunca conseguem desenvolver as penas no corpo ,apenas nasciam nas asas,cabeça e rabo, ao principio pensei que fossem os pais a arranca-las, mas depois fiz uma experiência em que numa postura desse casal tirei dois ovos e substitui por outros dois ovos de outro casal, resumindo ficaram 4 ovos, dois de cada casal e lá nascerem 4 pequenos, resultado 2 deles desenvolveram e os outros 2 não, por isso o problema não é dos pais arrancarem as penas. E também não bem não me parece falta de nutrientes porque todos os meus casais levam um tratamento igual( mistura exóticos, grite,osso de choco, papa, e complexo B uma vez por semana).
Gostava mesmo de perceber porque razão isto acontece.
Cumprimentos...
borllock
Site Admin

Re: Babetes - crias sem penas no corpo [dúvidas]

Então é genética, os pais não são irmãos?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

ashwinder

borllock Escreveu:Então é genética, os pais não são irmãos?
Comprei-os num mercado. Nao sou adepto de comprar passaros em mercado, mas estes tavam impecaveis. Na gaiola estavam uns 20 ou 30, ate pode ter calhado irmaos. Ate agora têm nascido todos normais, foi apenas este. Esqueci-me de referir um pormenor muito importante. Este babete depenado tem as guias brancas, ou seja parece que vai ficar com duas cores
borllock
Site Admin

Eu estava a referir-me mais ao canariomandarim, se os dele saem sempre assim é genético, o teu como é um caso único ainda pode ser genético como não ser, nas próximas criações se acontecer igual já sabes que é genético.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

ashwinder

Saíram agora dois do ninho tirados em bengalins e tao lindos. Foi so mesmo aquele
CELEIROAZUL
Registado: quinta, 03/jul/2014, 10:20
Contacto: Sítio web

Penas brancas é quase de certeza falta de cálcio entre outros minerais. Talvez este problema se deva a uma incapacidade de fixação desta ave desses minerais e terás que fornecer mais para esta ave ou tens um problema genético. ..
http://www.facebook.com/celeiro.azul
Loja de animais e e de agropecuária - Ribeirão - V. N. Famalicão e Feira das aves do Porto aos domingos de manhã.
ashwinder

Venho dar novidades. Entretanto cresceram as penas e parece-me bem de saude. Desta vez tou a criar babetes directo e com sucesso, nasceran 4 e os pais estao a alimenta-los muito bem
ashwinder

Ola pessoal
Os babete estao impecaveis e entretanto a criaçao directa correu muito bem.
Tenho uma duvida, com que idade eles ficam com o bico vermelho. Tenho mandarins mais novos que ja têm o bico vermelho

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”