Olá,
Chamo-me Rita e este é o meu pássaro (em anexo, que eu não sei se aparece automaticamente ou não... Sou nova aqui e nunca usei um forum). Ele tem 17/18 anos recebi-o quando era muito novinha portanto ele é muito, muito importante para mim. Logo peço que tenham atenção ao meu problema porque eu não sei o que faria sem o Chicco (nome dele).
Tenho andado preocupada com ele pois ele já não sai da gaiola, não sei se ainda voa ou não, porque às vezes cai no chão na gaiola e isso deixa-o muito aflito. Eu tenho medo que seja algo mental e que ele esteja a sofrer. Ele começou também a deitar a cabeça para trás. Eu não sei muito bem como explicar o que ele faz mas é algo como se estivesse virado de frente como está na foto e enrolasse a cabeça para trás de forma que fica com o bico para cima. Não sei se é normal se não é mas não o costumava fazer. Quando bebe água também eleva a cabeça enquanto engole mas já vi outros pássaros que fazem o mesmo portanto não me preocupei muito com isso. Outra das coisas que aconteceu foi, depois de ter caido no chão da gaiola e ter voltado para o pouso, o Chicco não conseguiu pousar a pata, julgo que foi a direita, no pouso.
Não sei se o devo pegar para pô-lo fora da gaiola e verificar se voa ou não.. Porém o Chicco não foi criado à mão e tenho medo que o coração dele não aguente... Há uns tempos atrás (menos de um ano) eu levei-o ao veternário devido a uma pelada que ele tinha na zona do bico. Ele não se importou com a viagem. Aliás acho que até gostou mas o ambiente do veternário e o veternário pegar-lhe e pesá-lo deixou-o muito nervoso. E quando lhe tive de aplicar o tratamento e para o fazer tive de pegá-lo reparei no quando o coração dele ficava acelerado, portanto tenho mesmo medo que outra visita ao veternário o faça ficar pior.
Vim falar convosco porque não conheço nenhum criador de agapornis e arranjar um veternário da minha zona que cuide deste tipo de animais e me possa ajudar é um pesadelo. Estou mesmo muito preocupada... Por favor ajudem-me.