rstudio
Registado: terça, 26/abr/2016, 23:36

Tempo de Iluminação para Diamantes de Gould [dúvidas]

Bom dia.
Abri este tópico sobre iluminação, tive o cuidado de procurar no fórum, mas não esclareceu bem as minhas dúvidas.

A minha dúvida não é sobre que tipo de iluminação, mas sim que tempo de iluminação.
Tenho os gould (2 fêmeas e 1 macho) numa gaiola interior, em que acho que durante o dia, a iluminação deles não tem aquela força com se fosse no exterior.

Quero dó dar um pequeno "boost" de luz para eles, já comprei uma fita led branca.

A minha dúvida é, que quantidade de horas devem os gould ter luz ?
Já li que para criar devem ter umas 13 horas de luz, mas e no resto de ano ?
Como os comprei agora , e estão a começar a muda, que luz devo de dar ?
Devo mudar a quantidade de horas de luz em cada mês, ou como faço ?

Estou preocupado, pois já li por ai, que luz a mais pode provocar "doenças" graves, especialmente na fêmea.
Alguém sabe, ou faz alguma tabela para eu regular as horas de luz ?

Já agora deixo a dica, ter aqui no fórum tipo um tutorial sobre iluminação, tempo e qualidade, para não haver tantos post's sobre o mesmo.

Cumprimentos e obrigado
rstudio

Re: Tempo de Iluminação para Diamantes de Gould [dúvidas]

Então ninguém dá uma dica ?
Estou a dar 12 horas de luz directa, ou seja das 8H as 8H, mas ainda apanham sempre alguma claridade , antes e depois das 8, pois não estão muito longe de uma janela, e como sabem os dias estão maiores.
o que acham ? atenção que não estão para criar e sim na muda, não os quero stressar.
borllock
Site Admin
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Nunca fiz este tipo de controlo, mas acho que não é nada correto na muda estar a dar 12h de luz.
Acho que o nº de horas de luz deveria variar entre as 8h e as 12h, em que as 8h são para o descanso (muda, etc) e as 12 para criação. Claro que não pode saltar das 8h para as 12h, 1 mês antes da criação começa a aumentar gradualmente o nº de horas, aí uns 10m por dia.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
AvilandiaPT
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Contacto: Sítio web

Olá,

A variação natural para goulds anda entre as 11h e 13h de luz, períodos superiores são asneira, períodos inferiores não fazem diferença ao ciclo. Na prática não respondem à luz como as espécies de zonas temperadas.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
rstudio

ok obrigado já fico mais descansado.
Diminuí então o tempo de luz, ficam nas 11 horas mais ou menos.
Eu estava a guiar-me pela luz exterior, ou seja , ás 8 da manhã já temos boa luz, e as 8 da noite ainda temos boa luz também.
Quem os tem na "rua" como fazem? deixam a natureza tratar disso, ou nesta altura da muda tapam a luz ?
Já agora tenho essa curiosidade.
É que no exterior tenho ideia, que nesta altura temos mais de 12 horas de luz, e nesta altura praticamente estão todos na muda não é ?
kussamiguel
Registado: quarta, 08/abr/2015, 02:08

Amigo, veja este vídeo - é capaz de tirar uma duvida ou outra:

rstudio

Obrigado Miguel, pelo que percebi ele deixa sempre as mesmas horas de luz, não faz diferença entre a criação, muda, etc.

Fala no mínimo 12 horas.
Como já tinha lido em vários sítios, que só na criação é que se dava 12 horas de luz , pois a luz é que manipula os pássaros e não a estação do ano, tinha esta dúvida.
Mas este homem tem que saber do que fala, se é campeão.
Vou fazer como ele então e dar umas 12 horas de luz.

Obrigado

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”