MeIrElAo
Registado: quinta, 23/ago/2007, 00:01

Vamos lá falar de genética...

Boa noite,
ora bem eu tenho aqui umas pequenas dúvidas de genética.
sou portador de um casal de lugres em que o macho é portador de isabela (espero eu) e a femea é isabela. Que sairá na criação? (sei que tem uma lei)
sairá 50% machos portadores de isabela e 50% machos isabela? as femeas creio que sairam todas isabelas.
Desde já obrigado
Abraço
Miguel Reis
[/b]
Pedro121
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46

Sendo o Isabel uma combinação entre o Agata e o Castanho

Vais tirar varias coisas, dependendo do tipo de portação do macho, mas como cross hovers estão envolvidos sem se saber a taxa especifica é difícil dizer percentagens por isso só vou indicar as percentagens sem envolver o cross, tendo em atenção que as % reais serão mais baixas

Machos

50% Normais/isabel
50% Isabel
Castanhos/agata
Agata/castanho

Femeas
50% Normais
50% Isabeis
Castanhas
Agatas
Última edição por Pedro121 em quinta, 15/nov/2007, 12:45, editado 1 vez no total.
Pedro Ramalho
rjjm
Site Admin
Registado: sexta, 17/nov/2006, 19:50
Contacto: Sítio web

Bom dia a todos

meireiao escrevei

sou portador de um casal de lugres em que o macho e portador de isabela ( espero eu)

a minha pergunta e como sabes que e portador de isabela?

fiquem bem
xef
Site Admin
Registado: quinta, 19/out/2006, 23:29

Bem, se o macho é portador de isabela, se calhar é simplesmente porque a mãe ou o pai eram isabela.

Nesse caso as probabilidades devem ser maiores porque o crossover pode já vir feito dos pais. Especialmente se for a mãe a isabela.
MeIrElAo

Resposta

Bom dia,
bem eu comprei-o como sendo portador de isabela, mas realmente certezas nao tenho, pois não tenho como as ter.
Obrigado
vamos continuar este tema
AvilandiaPT
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26

Genética

Pois...

A primeira questão e que fiquei com dúvidas:
o macho é portador de isabela
O macho é portador de Isabel. Já criaram? Nasceu algum isabel?
É que sendo o Isabel a combinação Ágata + Castanho, uma coisa é ser portador de Isabel outra é ser portador de Ágata e Castanho (que para algumas pessoas é o mesmo, mas não devia ser...)
Sem saber isso é complicado responder, já que como a combinação envolve crossing-over (e não sei a frequencia de recombinação), tal como o Pedro indicou apenas podemos indicar as previsões partindo do principio que é portador de isabel (já combinado).

Se for tiras sobretudo machos portadores de isabel e isabel e fêmeas isabel. Tanto num como noutro alguns (poucos) machos e femeas castanho e ágata. (como indicou o Pedro)

Se não for portador de isabel combinado tiras fêmeas castanhas e ágata e algumas (poucas) Isabel e machos normais portadores de Isabel. Não sei como se comportam os alelos em separado para ver se existe alguma diferença nos machos, mas presumo que dariam alguns (poucos)castanhos/agata e agatas/castanho.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
rjjm
Site Admin

Boa tarde

xef escreveu:
bem, se o macho e portador de isabela, se calhar e simplesmente porque a mãe ou o pai eram isabela.

sera que e assim tão simples? sera que sendo um dos progenitores isabela os filhos são portadores de isabela? julgo que pode não ser assim

mas certamente alguem entendido na materia (pois ainda não e o meu caso) vira esclarecer as nossas duvidas

fiquem bem
Pedro121

rjjm Escreveu:sera que e assim tão simples? sera que sendo um dos progenitores isabela os filhos são portadores de isabela? julgo que pode não ser assim
Sim, os machos seram garatidamente portadores de isabel, se a mãe for isabel, ou se o pai for isabel, mas não se o pai for portador de isabel.
Pedro Ramalho
MeIrElAo

Resposta

Boa tarde,
bem pelos vistos toquei num assunto interessante e o qual ja me tinha dado que pensar.
Ainda não criaram pois as aves são de 2007. Para ter certezas teremos de esperar pela proxima epoca de criação, e eles criarem.
Alguem me pode ensinar a postar imagens? que assim poderia colocar fotos do futuro casal, podia ser que ajudasse.
rjjm
Site Admin

pedro121 escreveu:
os machos serão garantida mente portadores de isabela se a mãe for isabela ou se o pai for isabela

julgo não estar enganado mas a mãe sendo isabela não significa que os filhos sejam portadores de isabela ( digo eu )

fiquem bem
xef
Site Admin

Boas,
rjjm Escreveu:pedro121 escreveu:
os machos serão garantida mente portadores de isabela se a mãe for isabela ou se o pai for isabela

julgo não estar enganado mas a mãe sendo isabela não significa que os filhos sejam portadores de isabela ( digo eu )

fiquem bem

Se a mutação isabella são duas mutações combinadas no cromossoma X e a fêmea só tem um cromossoma X então ela vai passa-lo a todos os machos. E como não existe um segundo cromossoma ele será passado tal e qual, sem haver crossover a estragar a combinação de genes.

Penso que é assim que funciona neste caso.

Cumprimentos,
MeIrElAo

Resposta

aqui ficam as fotos do tal casal:
(espero que nao dê barraca)

Macho:

Imagem

http://img220.imageshack.us/img220/5052 ... belyv4.jpg

Fotos da Fêmea tentarei colocá-las amanha.

Obrigado
Pedro121

rjjm Escreveu: julgo não estar enganado mas a mãe sendo isabela não significa que os filhos sejam portadores de isabela ( digo eu )
Se o Isabel (e é isabel e não isabela) for realmente ligado ao sexo, então isso implica automaticamente que todos os filhos MACHOS serão portadores de isabel, já que eles herdam esse cromossoma da mãe, não á hipotese de não o serem.
Pedro Ramalho
rjjm
Site Admin

boas

então como e que se explica que um macho filho de uma femea isabel nunca tenho dado nenhum filho isabel em quatro geracões ou seja cerca de trinta filhos

fiquem bem
xef
Site Admin

Existe uma probabilidade de 50% de uma filha fêmea levar o cromossoma isabel

Existe um segundo cromossoma sem isabel, logo existe probabilidade de haver um crossover, o que leva a que essa probabilidade afinal seja algo inferior a 50% (mas penso que pouco inferior)

E existe uma minúscula probabilidade de em 30 filhos nunca aquele cromossoma ter sido passado completo

Segundo a lei dos grandes números, se existe uma pequena probabilidade de isso acontecer, mais cedo ou mais tarde acontece

Voltar para “Genética”