Sou novo aqui no Fórum(como já devem ter reparado)
Mas espero ser recebido muito bem
Já agora, apresento tambem os meus canários: a fêmea é uma canária branca(desconheço a raça) e não tem mais do que 1 ano, o macho tambem so vai fazer 1 ano em Maio e é mistura de amarelo com preto.
Tenho um casal de canários e tenho algumas dúvidas, relativamente á sua reprodução.
Nunca tinha feito criação de canários.
Quando a minha canária fêmea coloca os ovos, de ínicio comeu-os e gostava de saber porque fez ela isso, se costumam fazê-lo? Ouvi dizer que as canárias sabem se os ovos estão fecundados ou não e quando estes não estão atiram com os ovos e outras vezes comem-nos.
Mas elas sabem sempre isso? Se estão ou não fecundados? E só comem os ovos quando estes não estão fecundados ou quando o embrião se encontra morto dentro do ovo ou não desenvolvido?
E porque os embriões ás vezes não se desenvolvem?Ou os filhos morrem dentro dos ovos antes de nascerem?
Eu tenho dado comida variada aos meus canários e vitaminas, minerais, cálcio e de vez em quando borrifava a minha canária com água e o ninho mas nem sempre o fazia.Não sei se terá a ver com a falta de humidade ou não.
Elas necessitam de se molharem todos os dias quando andam no ninho?
Eu vivo em Inglaterra e o clima aqui por sí já é muito húmido, apesar de que em casa tenho sempre o aquecimento ligado.
A minha canária ela tinha 4 ovos, 2 come-os e estavam em gema, foi passado meia semana a 1 semana que os comeu, os outros 2 ela continuou a chocá-los mas um deles tinha uma racha, uma fenda.
Não sei qual a causa dessa fenda no ovo, é comum? Apareceu já nos últimos 2 dias antes de supostamente o filhote nascer.
Continham nesses 2 últimos ovos embirões mas estavam mirrados, não estavam desenvolvidos na totalidade e estavam mortos e a canária acabou por bicá-los e atirá-los fora do ninho.
Quando o macho tem menos de 1 ano ou até um ano de idade consegue ter embriões saudáveis que nasçam ou nem por isso?E a fêmea tambem, se tiver menos que 1 ano ou tiver até 1 ano?
Os ovos quando estão rachados significa que o embrião está morto, ou que não irá desenvolver-se ou pode ter chances de vir a nascer?
E qual a causa do ovo estar rachado?
Sera derivado aos pais bicarem o ovo ou terem as unhas grandes?
Existe o vicio/hábito das canarias comerem os ovos? E se sim, porque acontece isso? Só por mero hábito ou porque necessitam de comer ovo?
É muito dificil a reprodução, criação de canários? É necessario muitos cuidados para que os ovos se desenvolvam e cheguem a nascer os canários bebés?
É fácil haverem ou acontecerem precalços e os ovos partirem-se , os embriões não se desenvolverem, os recém nascidos morrerem á nascença?? Ou passado uns dias morrerem, os recém nascidos?
Acha que depois de nascerem convêm serem alimentados manualmente, para que nao corram o risco de morrerem?
Ou eles podem vir a morrer de outros motivos que não a falta de nutrientes e alimentação adequada?
Eu costumo pulverizar 1 vez por semana os meus canários contra os bichos, não sei se estou a fazer bem ou não, e se é aconselhavel faze-lo tambem durante a altura em que a fêmea esta no choco?
Eu nao costumo faze-lo quando ela mete ovos e esta a chocá-los mas não sei se isso se pode/deve fazer e se depois de nascerem os filhos se estes tambem devem/podem ser pulverizados, derivado ao produto ser tóxico.
Quantas vezes se deve por norma pulverizar um canário, com o spray para os ácaros?
Se os ovos forem postos no inverno ou noutra época que não a primavera, podem ser chocados e terem filhos?
Por agora so tenho estas questões a fazer mas assim que tiver mais, irei colocá-las, assim que me lembrar.
Espero que consiga obter respostas para todas as minhas dúvidas colocadas.
Talvez já existam essas respostas por ai noutros tópicos ou mensagens espalhadas mas andei a ver e não encontrei respostas concretas para o que procurava, ou então eram respostas muito dispersas pelo Fórum.
Fico a aguardar então e já agora, Parabéns pela existência deste Fórum!
É muito útil, sobretudo para quem anda aqui á nora ,como eu! Lol
Cumprimentos a todos,
Filipe Mateus