Twitty2014
Registado: segunda, 17/mar/2014, 04:20

Criação de Canários - Novato [dúvidas]

Boas! :lol: :D :o 8)

Sou novo aqui no Fórum(como já devem ter reparado) :D !!!
Mas espero ser recebido muito bem :) 8)
Já agora, apresento tambem os meus canários: a fêmea é uma canária branca(desconheço a raça) e não tem mais do que 1 ano, o macho tambem so vai fazer 1 ano em Maio e é mistura de amarelo com preto.

Tenho um casal de canários e tenho algumas dúvidas, relativamente á sua reprodução.
Nunca tinha feito criação de canários.
Quando a minha canária fêmea coloca os ovos, de ínicio comeu-os e gostava de saber porque fez ela isso, se costumam fazê-lo? Ouvi dizer que as canárias sabem se os ovos estão fecundados ou não e quando estes não estão atiram com os ovos e outras vezes comem-nos.
Mas elas sabem sempre isso? Se estão ou não fecundados? E só comem os ovos quando estes não estão fecundados ou quando o embrião se encontra morto dentro do ovo ou não desenvolvido?

E porque os embriões ás vezes não se desenvolvem?Ou os filhos morrem dentro dos ovos antes de nascerem?
Eu tenho dado comida variada aos meus canários e vitaminas, minerais, cálcio e de vez em quando borrifava a minha canária com água e o ninho mas nem sempre o fazia.Não sei se terá a ver com a falta de humidade ou não.
Elas necessitam de se molharem todos os dias quando andam no ninho?
Eu vivo em Inglaterra e o clima aqui por sí já é muito húmido, apesar de que em casa tenho sempre o aquecimento ligado.
A minha canária ela tinha 4 ovos, 2 come-os e estavam em gema, foi passado meia semana a 1 semana que os comeu, os outros 2 ela continuou a chocá-los mas um deles tinha uma racha, uma fenda.
Não sei qual a causa dessa fenda no ovo, é comum? Apareceu já nos últimos 2 dias antes de supostamente o filhote nascer.
Continham nesses 2 últimos ovos embirões mas estavam mirrados, não estavam desenvolvidos na totalidade e estavam mortos e a canária acabou por bicá-los e atirá-los fora do ninho.
Quando o macho tem menos de 1 ano ou até um ano de idade consegue ter embriões saudáveis que nasçam ou nem por isso?E a fêmea tambem, se tiver menos que 1 ano ou tiver até 1 ano?
Os ovos quando estão rachados significa que o embrião está morto, ou que não irá desenvolver-se ou pode ter chances de vir a nascer?
E qual a causa do ovo estar rachado?
Sera derivado aos pais bicarem o ovo ou terem as unhas grandes?
Existe o vicio/hábito das canarias comerem os ovos? E se sim, porque acontece isso? Só por mero hábito ou porque necessitam de comer ovo?
É muito dificil a reprodução, criação de canários? É necessario muitos cuidados para que os ovos se desenvolvam e cheguem a nascer os canários bebés?
É fácil haverem ou acontecerem precalços e os ovos partirem-se , os embriões não se desenvolverem, os recém nascidos morrerem á nascença?? Ou passado uns dias morrerem, os recém nascidos?
Acha que depois de nascerem convêm serem alimentados manualmente, para que nao corram o risco de morrerem?
Ou eles podem vir a morrer de outros motivos que não a falta de nutrientes e alimentação adequada?
Eu costumo pulverizar 1 vez por semana os meus canários contra os bichos, não sei se estou a fazer bem ou não, e se é aconselhavel faze-lo tambem durante a altura em que a fêmea esta no choco?
Eu nao costumo faze-lo quando ela mete ovos e esta a chocá-los mas não sei se isso se pode/deve fazer e se depois de nascerem os filhos se estes tambem devem/podem ser pulverizados, derivado ao produto ser tóxico.
Quantas vezes se deve por norma pulverizar um canário, com o spray para os ácaros?
Se os ovos forem postos no inverno ou noutra época que não a primavera, podem ser chocados e terem filhos?

Por agora so tenho estas questões a fazer mas assim que tiver mais, irei colocá-las, assim que me lembrar. :lol:

Espero que consiga obter respostas para todas as minhas dúvidas colocadas.
Talvez já existam essas respostas por ai noutros tópicos ou mensagens espalhadas mas andei a ver e não encontrei respostas concretas para o que procurava, ou então eram respostas muito dispersas pelo Fórum.

Fico a aguardar então e já agora, Parabéns pela existência deste Fórum!
É muito útil, sobretudo para quem anda aqui á nora ,como eu! Lol :D

Cumprimentos a todos,

Filipe Mateus :mrgreen:
HugoOliveira86
Registado: segunda, 17/jun/2013, 11:58

Re: Criação de Canários - Novato [dúvidas]

Boas!
Twitty2014 Escreveu:Quando a minha canária fêmea coloca os ovos, de ínicio comeu-os e gostava de saber porque fez ela isso, se costumam fazê-lo? Ouvi dizer que as canárias sabem se os ovos estão fecundados ou não e quando estes não estão atiram com os ovos e outras vezes comem-nos.
Mas elas sabem sempre isso? Se estão ou não fecundados? E só comem os ovos quando estes não estão fecundados ou quando o embrião se encontra morto dentro do ovo ou não desenvolvido?
Por vezes as fêmeas comem os ovos por falta de alguma vítima ou até mesmo por carência de cálcio por exemplo. Também pode ser uma caracteristica comportamental da mesma, mas isso já é mais raro acontecer, ou melhor não tenho nenhuma fêmea que o faça só por que sim. Em relação aos ovos, se elas sabem ou não, não faço a mínima o meu sogro é que costumava dizer isso, eu por via das dúvidas verifico sempre se os ovos estão ou não galados e retiro os que não estão.
Twitty2014 Escreveu:E porque os embriões ás vezes não se desenvolvem?Ou os filhos morrem dentro dos ovos antes de nascerem?
Pode ser por vários motivos, por agora só me ocorre as salmonelas. A maior parte dos criadores antes da época de criação e como preparação faz a desparatização e dá suplementos vítaminicos de forma a haver menos riscos de isso acontecer. (Estou a tentar explicar tudo, mas algumas coisas vou falar só por alto).
Twitty2014 Escreveu:Eu tenho dado comida variada aos meus canários e vitaminas, minerais, cálcio e de vez em quando borrifava a minha canária com água e o ninho mas nem sempre o fazia.Não sei se terá a ver com a falta de humidade ou não.
Elas necessitam de se molharem todos os dias quando andam no ninho?
A húmidade é um factor importante durante todo o processo. Caso a húmidade não seja adequada os ovos podem ficar demasiados duros e as crias podem não nascer. (Se disser alguma asneira alguém que me corrija por favor). Mas não se deve borrifar nem a fêmea nem o ninho. Deve-se sim colocar à disposição uma banheira com água de forma a fêmea caso queira tomar banho e depois ir para o ninho... caso borrife directamente o ninho, estando os ovos quentes, podem os mesmos morrer.
Twitty2014 Escreveu:Não sei qual a causa dessa fenda no ovo, é comum? Apareceu já nos últimos 2 dias antes de supostamente o filhote nascer.
Continham nesses 2 últimos ovos embirões mas estavam mirrados, não estavam desenvolvidos na totalidade e estavam mortos e a canária acabou por bicá-los e atirá-los fora do ninho.
Quando o macho tem menos de 1 ano ou até um ano de idade consegue ter embriões saudáveis que nasçam ou nem por isso?E a fêmea tambem, se tiver menos que 1 ano ou tiver até 1 ano?
Os ovos quando estão rachados significa que o embrião está morto, ou que não irá desenvolver-se ou pode ter chances de vir a nascer?
E qual a causa do ovo estar rachado?
Sera derivado aos pais bicarem o ovo ou terem as unhas grandes?
Existe o vicio/hábito das canarias comerem os ovos? E se sim, porque acontece isso? Só por mero hábito ou porque necessitam de comer ovo?
É muito dificil a reprodução, criação de canários? É necessario muitos cuidados para que os ovos se desenvolvam e cheguem a nascer os canários bebés?
É fácil haverem ou acontecerem precalços e os ovos partirem-se , os embriões não se desenvolverem, os recém nascidos morrerem á nascença?? Ou passado uns dias morrerem, os recém nascidos?
Acha que depois de nascerem convêm serem alimentados manualmente, para que nao corram o risco de morrerem?
Ou eles podem vir a morrer de outros motivos que não a falta de nutrientes e alimentação adequada?
Eu costumo pulverizar 1 vez por semana os meus canários contra os bichos, não sei se estou a fazer bem ou não, e se é aconselhavel faze-lo tambem durante a altura em que a fêmea esta no choco?
Eu nao costumo faze-lo quando ela mete ovos e esta a chocá-los mas não sei se isso se pode/deve fazer e se depois de nascerem os filhos se estes tambem devem/podem ser pulverizados, derivado ao produto ser tóxico.
Quantas vezes se deve por norma pulverizar um canário, com o spray para os ácaros?
Se os ovos forem postos no inverno ou noutra época que não a primavera, podem ser chocados e terem filhos?
Eu entendo que tenha dúvidas, mas ao invés de colocar mil e uma perguntas de seguida coloque as mais importantes e tente ser o mais objectivo possivel de forma a conseguirmos ajudar da melhor maneira. A criação de aves é um hobbie que requer paciência e dedicação. O seu papel como criador é prover às aves as melhores condições possiveis, neste caso para conseguir ter boas posturas é importante planear com alguma antecedência.. Ver quando começa a época de criação da espécie que cria, quais as suas necessidades (Alimentação, Alojamento, etc..). Os canários nem são os mais dificeis de criar, no entanto, requer paciência.

Sugiro que por agora tente fazer o seguinte antes da próxima postura, faça a desparatização depois dê um multivitaminico e tudo isto acompanhado com uma boa alimentação, papa, sementes adequadas, osso de choco e grit.

Espero ter ajudado de alguma forma. Tenha alguma paciência, o pessoal trabalha ou tem outros afazeres e responder a tópicos deste género requer algum tempo. (não estou de maneira nenhuma dizer que não é o seu caso... só constatar que hoje em dia tempo livre é escasso e em vias de extinção)

Abraços e tudo de bom!
Hugo Oliveira
STAM: DU82
Email: roseicollishugo@gmail.com
Site: Roseicollis Hugo
Twitty2014

Boas Hugo!!
Obrigado pela sua resposta ás minhas dúvidas e por ter sido breve a responder :)

Compreendo tudo o que diz mas como deve calcular tenho alguma ansiedade e pouca paciência, derivado ao facto de nunca ter tido a possibilidade de ver nascer crias dos meus canários e ser uma experiência nova para mim, dai as ínumeras questões.
Sim eu coloco muitas questões, acho que é bom as pessoas mostrarem interesse em aprender.
Quanto a ser mais objetivo , penso que o fui, apesar de ter colocado muitas questões, não sei quais delas serão mais importantes,dado que sou novato neste assunto e penso que todas as questões colocadas têm a sua importância, no âmbito de poder desvendar o porquê dos filhotes não nascerem.

Sim, penso que temos de ter muita paciência como diz, sobretudo quando a motivação pelos canários é enorme :) :D
Mas aquilo que esclareceu já valeu de muito Hugo!

O tempo é escasso sim mas quando há vontade, há sempre tempo para tudo.

Continuação de um bom dia para si :D

Twitty2014

Agradeço tambem os seus conselhos com relação á alimentação, desparatização, banhos,etc..
A minha canária pôs hoje outro ovo, deve provavelmente colocar outros 3 nos seguintes dias :D
Espero que desta vez os filhotes consigam nascer com vida, a fêmea não coma os ovos, ou os ovos apareçam rachados, embriões mortos dentro.
Porque ela mete-se ali em cima dos ovos durante dias seguidos a chocá-los e depois acabam por não nascer. :?

Voltar para “Canários (geral)”