ashwinder
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Continua o meu insucesso nos exóticos - há esperanças?

Ola a todos pessoal.
Como o titulo indica continuo sem sucesso nos exoticos. Os goulds nao metem ovos, os estrelas tambem nao, e agora depois dos bichenovs falharem , falharam os babetes. Tao os pintos dentro dos ovos mas nao nascem. Os mandarins falharam , os bengalins falharam, para ser sincero até ja tou a ficar saturado de tanta falha. So consegui ainda mandarins brancos e os canarios tirei 5 de dois casais.

Dêem-me esperanças!
Caon
Registado: domingo, 13/out/2013, 19:00

Re: Continua o meu insucesso nos exoticos

Boas,

Só para não te sentires só,
Comigo tem sido assim:
Goulds, 0 ovos;
D. Papagaio, 0 ovos;
Bengalins, 10000000000 ovos, 0 nascidos;
Mandarins, 5 aves separadas dos pais.

Até nos periquitos o resultado foi a extinção da espécie aqui em casa!

Estamos os dois a falhar em alguma coisa :(

Abraço
ruben10PT
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59

Amigos não quero desmoralizar mais mas se nem os bengalins tiram, então tá mesmo mal, talvez seja do tempo, não tem estado famoso, em que local os tens? Se tens ambiente aberto(Marquise)/ar livre vais ver que daqui a duas semanas eles quando abrir o tempo eles começas a criar..
R_JOKER
Registado: sábado, 19/abr/2014, 15:12
Contacto: Sítio web

Posso tar enganado, mas nao tens essas avesa relativamente pouco tempo?
Queres esperancas? Sem paciencia nao tens esperancas :wink:
Cumprimentos
Rui Filipe

http://filipeexoticos.wordpress.com/
ashwinder

Re: Continua o meu insucesso nos exóticos - há esperanças?

Tenho desde novembro. Mas fazem o processo de criaçao. Por exemplo os canarios tenho à menos tempo e ja tiraram os dois casais. Foram os ultimos a chegar e os primeiros a criar logo à primeira com sucesso.
Os exoticos é mais complicado eu sei mas quantas vezes precisam falhar para nascerem?
ashwinder

As minhas aves estao dentro de casa. Apanham bastanta luz e algum sol atraves da janela. Por acaso essa divisao da casa tem o telhado de telha sandwiche e entao aquece mais. Nestes dias tem tado um ambiente espetacular
Ja agora o que acham da postura dos meus babetes. É a segunda postura sendo a primeira em Dezembro. Meteram o primeiro ovo no dia 17/02 e meteram 4 ovos. 3 tao cheios e ainda nao nasceram. Nem vao nascer ja nao é?
R_JOKER
Registado: sábado, 19/abr/2014, 15:12
Contacto: Sítio web

Se ainda nao nasceram, acho q ja nao nascem, podes tirar os ovos..
Seja, desde novembro não é muito tempo..
Os canários sao uma coisa, exoticos sao outra..
Tenta tirar os ninhos todos e deixar as aves repousar, os meus por exemplo, na suposta epoca de criac ao deles nem um ovo, mas agora tao todos nos ninhos..
Cumprimentos
Rui Filipe

http://filipeexoticos.wordpress.com/
ashwinder

Afinal nasceram hoje. 20 e tal dias de choco. Nem sempre o que lemos pela net bate certo. Secalhar os bichenovs tambem tinham nascido.
Em relacao a tirar os ninhos nao adianta porque: bichenovs vou tentar mais uma vez visto estarem no ninho. Mandarins classicos tao a chocar 8 ovos descobri hoje. Dois casais de bengalins entretanto começaram a meter. Mollucas tao no ninho. Sobra-me um de bengalins 2 de goulds e 1 de estrelas que nunca meteram ovos portanto nao precisam repousar
borllock
Site Admin
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

20 dias de choco é impossível.
O que deve ter acontecido é que a fêmea demorou a assentar o choco ou você fez mal as contas.
Sobre os bichenovs, parta sempre os ovos para ver o que tem, porque se partir o primeiro e tiver a cria viva já não vai partir mais correcto?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ashwinder

Não é impossível não. Foi exatamente o que aconteceu. Desde o dia 17/02 que não sai do ninho. Completamente choca. Eu para ver o ninho é exterior, tiro o ninho abro e mexo e ela não levanta. Chego-a para o lado e espreito por baixo dela. Tal e qual como tou a explicar.. Ontem nasceram
ruileote
Registado: terça, 06/mai/2014, 10:30

O mais provável, digo eu, é que quando faz isso:
Retira o ninho, mexe no ninho, mexe na fêmea, chega-a pro lado para espreitar os ovos..... a fêmea automaticamente abandone os ovos....
ashwinder

Acredito que sim, mas eu tambem preciso ver o que esta a acontecer. Normalmente espreito pouco. Alguns nem mexo aproveito para verificar quando apanho o ninho sozinho na altura em que ainda tao a meter ovos. Neste caso tive mesmo de ver. Mas correu bem ela nao abandonou.
ruben10PT
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59

Boas amigos, acho que o problema esta mesmo aí tens que deixar "rolar", não podes andar a mexer no ninho, muito menos na fêmea e nos ovos ao fazeres isso ele vai quase de certeza enjeitar.. Isto é ela está no ninho sim senhor e até pode estar por cima dos ovos e tal, mas provavelmente nem os está a chocar..
Evita ao máximo mexer no ninho, quando ela sair para comer das uma espreitadela e vais registando os dias das posturas/nascimentos..
Dizes que o primeiro ovo demorou 20 dias a eclodir mas isso é impossível, pois são no máximo 16 dias, o que pode acontecer é ela ter posto o 1º ovo no dia 17 conforme dizes, mas só ter começado a choca-lo no dia 22/23.

Cumprimentos.
borllock
Site Admin
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Ela pode estar no ninho por cima dos ovos e não os estar a aquecer.
Mais uma vez repito que é impossível o choco com esses dias, daqui a pouco as mulheres andam 12 meses grávidas, era uma festa.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ashwinder

Pois entao deve ser isso . Tava no ninho e nao tava a chocar. Para a proxima dou mais uns dias ate ver o resultado.
Eu conheço um criador de exoticos que cria as centenas, mesmo largas centenas, tem inclusivé dois empregados para ajudar na alimentaçao e aguas etc. Tem aquecimento ar condicionado e tudo. Cada vez que la vou visitar as instalacoes ele Mostra-me posturas e aves recem nascidas. Ele mexe nos ninhos na boa, seja de mandarins seja de azulitos. Eu prefiro nao mexer, aliás até tenho medo de mexer. Mexi agora nos babetes porque via o tempo a passar e nada e tava mesmo a ponderar tirar os ovos. Aliàs quando dei com eles nascidos ja ia começar a partir . Tambem nao queria massacrar a femea. Ja me morreram pavoas no choco por os ovos nao tarem galados e elas nunca levantarem.

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”