boas malta.
preciso da vossa opinião em que estou no fim da criação de diamantes gould e gostaria de saber se devo meter as aves numa voadeira machos de um lado e fêmeas do outro ou se devo meter tudo junto?
obrigado
Filipe Teixeira
Esclarecido, muito obrigado. Pergunto isto porque tenho um casaldesde meio de Outubro, têm espaço mais que suficiente, uma boa semente, papa de ovo para exóticos, grit e fonte de cálcio sempre à disposição, a fêmea ja vinha com o bico negro (cor de chumbo), ja vi variadíssimas vezes o macho fazer a dança mas ainda não vi um único ovo sequer. Haverá algum problema?ruben10PT Escreveu:Depende, há quem os crie o ano todo parando só em Julho e Agosto praticamente.
Eu faço a criação entre Outubro e Março/Abril, fazendo os passarinhos a muda entre Maio e Julho.
Depois há outros que os criam entre Fevereiro/Março e Junho, como nos canários por exemplo.
Sinceramente acho que o ideal será cria-los entre Outubro e Março, isto porque? São passárinhos que necessitam de uma humidade muita alta, a rondar talvez os 70/80%. Ora se os criar nesta época está é a humidade normal em Portugal, se o criar entre Março e Junho a humidade vai andar entre os 30 e 50% ou seja, muito baixo, claro que podemos colocar banheiras por exemplo para o pássaros se banhar mas basta esquercer-se ou não poder colocar/renovar as banheiras um ou dois dias, para ter um desgosto com crias mortas ou ovos não eclodidos.
Cmpts
E depois? Lá por serem campeões do mundo o que dizem é lei? Eu sou a favor pelos motivos que o Avilandia citou, mas cada caso é um caso, depende das instalações que tenham, onde vivam, etc, mas regra geral sou a favor de se criar na primavera.ruben10PT Escreveu:Gente essa como lhes chama que são em alguns casos campeões do mundo de goulds por exemplo.
E criam no inverno, vá-se lá saber porque..![]()
E o argumento de querem ter aves com 9/10 meses para levar a exposições não é valido pois se começar a criar em março, o campeonato do mundo foi em janeiro, ou seja também vai ter aves com 9/10 meses.
Cumpts
Então quando é que as suas aves fazem a muda?Normalmente faço 2 posturas na primavera, paro no pico do verão e faço a 3ª criação no outono.