fteixeira
Registado: quinta, 13/ago/2015, 18:14

Fim de criação de Diamantes de Gould. Como proceder?

boas malta.
preciso da vossa opinião em que estou no fim da criação de diamantes gould e gostaria de saber se devo meter as aves numa voadeira machos de um lado e fêmeas do outro ou se devo meter tudo junto?

obrigado
Filipe Teixeira
ruben10PT
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59

Re: fim de criação de diamantes gould. Como proceder?

Bom dia, se conseguires separar machos de fêmeas será o ideal, não conseguindo e se a voadeira for espaçosa não haverá problema.
fteixeira
Registado: quinta, 13/ago/2015, 18:14

Re: Fim de criação de Diamantes de Gould. Como proceder?

obrigado ruben vou separar os machos das fêmeas então. outra coisa se me poderes ajudar que vitaminas aconselhas a dar as crias agora na muda da pena??

obrigado
Filipe Teixeira
ruben10PT

Viva, eu uso o Muta-Vit, na época da muda uma voadeira razoável um boa mistura com muita alpista, Muta-Vit 2x semana e uma banheira com vinagre de cidra 2x semana para as aves se banharem, uso este método e tenho tido bons resultados.

https://goldpet.pt/oropharma/619-versel ... 200gr.html

Cumprimentos
Mika
Registado: domingo, 24/mai/2015, 21:40

Boas. Bem, vou aproveitar este tópico para tentar tirar umas dúvidas. Qual a época de criação destas aves? E qual a altura da muda de pena?

Cumprimentos
ruben10PT

Depende, há quem os crie o ano todo parando só em Julho e Agosto praticamente.
Eu faço a criação entre Outubro e Março/Abril, fazendo os passarinhos a muda entre Maio e Julho.
Depois há outros que os criam entre Fevereiro/Março e Junho, como nos canários por exemplo.

Sinceramente acho que o ideal será cria-los entre Outubro e Março, isto porque? São passárinhos que necessitam de uma humidade muita alta, a rondar talvez os 70/80%. Ora se os criar nesta época está é a humidade normal em Portugal, se o criar entre Março e Junho a humidade vai andar entre os 30 e 50% ou seja, muito baixo, claro que podemos colocar banheiras por exemplo para o pássaros se banhar mas basta esquercer-se ou não poder colocar/renovar as banheiras um ou dois dias, para ter um desgosto com crias mortas ou ovos não eclodidos.

Cmpts
Mika
Registado: domingo, 24/mai/2015, 21:40

ruben10PT Escreveu:Depende, há quem os crie o ano todo parando só em Julho e Agosto praticamente.
Eu faço a criação entre Outubro e Março/Abril, fazendo os passarinhos a muda entre Maio e Julho.
Depois há outros que os criam entre Fevereiro/Março e Junho, como nos canários por exemplo.

Sinceramente acho que o ideal será cria-los entre Outubro e Março, isto porque? São passárinhos que necessitam de uma humidade muita alta, a rondar talvez os 70/80%. Ora se os criar nesta época está é a humidade normal em Portugal, se o criar entre Março e Junho a humidade vai andar entre os 30 e 50% ou seja, muito baixo, claro que podemos colocar banheiras por exemplo para o pássaros se banhar mas basta esquercer-se ou não poder colocar/renovar as banheiras um ou dois dias, para ter um desgosto com crias mortas ou ovos não eclodidos.

Cmpts
Esclarecido, muito obrigado. Pergunto isto porque tenho um casaldesde meio de Outubro, têm espaço mais que suficiente, uma boa semente, papa de ovo para exóticos, grit e fonte de cálcio sempre à disposição, a fêmea ja vinha com o bico negro (cor de chumbo), ja vi variadíssimas vezes o macho fazer a dança mas ainda não vi um único ovo sequer. Haverá algum problema?
AvilandiaPT
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Contacto: Sítio web

Olá,

Por muito que se tente justificar, o período de criação em cativeiro tem pouco a ver com o ciclo da espécie e é controlado sobretudo pela idade das aves na época de exposição. A maioria dos criadores cria no inverno porque isso significa ter aves com 9-10 meses nas exposições do ano seguinte. E porque é o que normalmente se ouve dizer.
Os goulds criam naturalmente no fim da estação húmida num clima tropical seco-húmido típico, o que, ao contrário do que acontece por cá, coincide com a descida das temperaturas médias. Mas esta descida é relativa pois continuam a ser temperaturas com máximas na casa dos 30ºC e minimas acima de 20ºC. Contudo, insiste-se em fazer criação destas aves em pleno inverno com temperaturas muitas vezes abaixo dos 10ºC. A coincidência é ainda pior porque a muda está relacionada com o calor e portanto no nosso caso com o Verão.
A humidade relativa média durante a fase de criação da maioria dos australianos é baixa! Tirando uma ou outra espécie insular ou de zonas temperadas dão-se muito melhor com climas secos do que húmidos.

Procurem informação, consultem livros e artigos científicos porque hoje em dia é muito fácil encontrar dados credíveis. Dá é algum trabalho e tempo andar à procura.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
borllock
Site Admin
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Opá e quem fala assim não é gago.
Tou farto de gente que diz que a criação de goulds e outros exóticos assim como psitacideos tem que ser no Inverno por causa da humidade, saem aves melhores, etc, balelas no meu ver. Eu crio na Primavera e tenho melhores resultados que quando criava no Inverno, bem melhores, mas também porque crio no exterior . Quando chega a primavera as aves ficam malucas, todas contentes, barulhentas, com predisposição para criar, no inverno estão mais paradas, criam, mas não é com o mesmo entusiasmo. Normalmente faço 2 posturas na primavera, paro no pico do verão e faço a 3ª criação no outono.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ruben10PT

Gente essa como lhes chama que são em alguns casos campeões do mundo de goulds por exemplo.
E criam no inverno, vá-se lá saber porque.. :roll:
E o argumento de querem ter aves com 9/10 meses para levar a exposições não é valido pois se começar a criar em março, o campeonato do mundo foi em janeiro, ou seja também vai ter aves com 9/10 meses.

Cumpts
borllock
Site Admin

ruben10PT Escreveu:Gente essa como lhes chama que são em alguns casos campeões do mundo de goulds por exemplo.
E criam no inverno, vá-se lá saber porque.. :roll:
E o argumento de querem ter aves com 9/10 meses para levar a exposições não é valido pois se começar a criar em março, o campeonato do mundo foi em janeiro, ou seja também vai ter aves com 9/10 meses.

Cumpts
E depois? Lá por serem campeões do mundo o que dizem é lei? Eu sou a favor pelos motivos que o Avilandia citou, mas cada caso é um caso, depende das instalações que tenham, onde vivam, etc, mas regra geral sou a favor de se criar na primavera.
Mas desenvolva a sua tese para se criar em pleno inverno!
Sobre as anilhas, as primeiras anilhas do ano para psitacideos e exóticos saem em meados de Setembro, daí que o pessoal coloque a criar nessa altura, para nas exposições (independentemente do mês em que sejam, pois há muitas) irem com as aves o mais velhas possíveis, dado que por norma (dependendo da espécie, claro) pode levar uma ave a exposição até 2 anos.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

ruben10PT

Normalmente faço 2 posturas na primavera, paro no pico do verão e faço a 3ª criação no outono.
Então quando é que as suas aves fazem a muda?
borllock
Site Admin

Em Agosto, claro que algumas fazem em Julho ou entram em muda noutra altura qualquer, depende de vários factores.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

ruben10PT

Então assim sendo as aves acabam de criar, fazem em muda, e depois voltam a criar em setembro/outubro para depois quando pararem outra vez de criar e entrarem certamente muitas delas em muda pós nupcial?

Fazem em pouco mais 9 meses 4 ou 5 posturas e 2 mudas.Sabe da energia que dispensa uma ave na criação e sobretudo na muda? Acha então que este esquema é melhor?

Se acha muito bem, somos livres de ter a nossa opinião e não sou eu nem ninguém que o vai fazer mudar de ideias.

Cumpts
borllock
Site Admin

What??
As aves fazem apenas uma muda, por volta de Agosto, a muda não tem nada a ver com criação, não é por criarem que vão depois fazer outra muda. :roll:
Onde leu que eu disse que em 9 meses fazem 4 ou 5 criações? :shock:
Para mim no meu método as aves desgastam-se muito menos, pelo simples facto de fazerem 2 posturas e pararem e fazerem a terceira uns 2 ou 3 meses depois, enquanto os que criam em inverno fazem as 3 posturas seguidas.
Mas como disse, e volto a frisar, depende muito de cada criador, instalações localização, etc, aqui não há um totalmente certo e outro errado, isto no meu ver. Eu respeito a sua opinião.
Acerca de as aves entrarem em muda no decorrer da 2ª criação acontece raramente, mas isso também pode acontecer nas pessoas que criam de inverno, na 3ª criação ou simplesmente porque as aves entram em muda na altura errada.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”