Boa tarde. Já me aconteceu esse problema por 2 vezes num espaço de um ano. O primeiro agaporni que me aconteceu isso arrancava penas das costas e fazia ferida e qual como esse. Foi um caso sério em que tive de colocar um colar isabelino e andou assim durante quase 3 meses. A veterinária disse que seria stress...mas o problema foi mal diagnosticado. Fiz uma análise ao sangue que revelou problemas graves hepáticos.
Em julho ,a outra ave que comprei para substituir o menino que morreu, começou a arrancar penas da cauda e levei-o ao veterinário que disse que era uma pena encravada. Fez uma desparasitação e passado dois dias ficou completamente descontrolado. Só arrancava penas.( talvez a desparasitação tenha atacado o figado) Não fez ferida como o primeiro, mas era horrivel olhar para a ave e ver o sangue a esguichar

Desta vez fui eu que pedi logo o exame e revelou problemas hepáticos. Tentei uma medicação homeopática, mas ainda aguentou umas duas semanas mais ou menos bem. Depois começou a piorar e enfim....
Não sei o que lhe diga, mas talvez fazer um exame ao sangue de modo a despistar algum problema hepatico. Normalmente as aves que arrancam penas têm problemas no figado, pq sentem incomodo ou dor. Mas até pode ser algo comportamental ,visto que só arranca penas de noite.
quando falei com a médica, ela alertou-me para a comida e os quimicos e conservantes que existem nas misturas. Um criador tb me disse o mesmo e aconselhou-me a fazer eu a minha própria mistura. E fazer uma alimentação sem sementes de girassol. Eu já tive 10 passaros agapornis na minha adolescencia e nunca nada disto me tinha sucedido e todos comiam sementes de girassol.
As melhoras para o passarinho da sua amiga
Cumprimentos
Joana Reis