tangará
Registado: quarta, 22/nov/2006, 20:07

Apresentação tardia(desculpem)

Amigos do Fórum, peço desculpas ,pois esse mes (novembro/22)estarei
completando UM ano de registro no AVESPT e sómente agora notei esta página de apresentação.

Assim, devo dizer que como criador de aves silvestres exóticas e nativas do Brasil, foi um enorme prazer encontrar e participar do desse Fórum
Sou de Curitiba, capital do estado do Paraná, situado na região sul do Brasil.

Na minha região temos as quatro estações do ano definidas; ultimamente no verão um pouco mais de 30 graus centígrados e no inverno, na minha cidade, podemos ter zero grau ou até um pouco menos.
Já ocorreu neve, embora fraca, a ultima em 1975.
Algumas cidades do meu estado (província) tem neve de até10 cm.
Isto posto dá uma noção para voces do clima que temos para a criação dos nossos pássaros.

Dentre o que já reproduzi posso citar marianinhas (Pionites) das duas espécies cabeça amarela e cabeça preta, Amazona aestiva, rhodocorytha,
vinacea, petrei entre outros.
Criei araras (A. ararauna e macao) araras pequenas, aratingas diversas muitas espécies de Pyrrhura,algumas raras, Forpus etc.

Reproduzi tambem cracideos como P. jacutinga, Mitu mitu, Ortalis. Tucanos criei alguns e mantive muitos; alem de tinamiformes e pombos desde os domésticos até nativos e exóticos.

Passei pelos antigos canários de cor, frisados,de porte e hibridos com tarim, carduelis,verdilhões, donphaff.

Tive a minha fase dos pássaros pequenos( nativos ou não),tais como Tangaras sp,Turdus sp, Sporophilas,Paroaria bem como babetes, bichinow,gould,bicolor, tricolor,mandarins naquele tempo iniciavam as mutações no Brasil ,fins dos anos 70,época que era mais fácil importar e negociar aves de todos os tipos.

As que citei são aves que reproduzi em cativeiro, e como disse mantive muitas outras espécies que não me deram o prazer das crias, embora amigos meus tenham conseguido e eu tenha acompanhado seu sucesso.

Estou com 60 anos, e como referencia posso dizer que fiz muitos negócios com o TIELENS da Belgica, e o Van der Brik na Holanda.

Conheci gente do mundo inteiro fui amigo pessoal de alguns criadores que talvez alguem lembre ou conheceu, como Dr. Humberto Torres Ferreira , Ethienne Beraut,Pedro Nardelli do Rio de Janeiro; George Arnauld, Nelson Kawall, Carlos Giudicci,Enio Flexa e Pedro dos Santos Callado de São Paulo todos grandes criadores de nativos e exóticos com os quais muito aprendí.
Devo dizer que tive o prazer de acompanhar o Prof. Helmut Sick,considerado um dos grandes ornitólogos sul americanos e o maior do Brasil, nas suas expedições de estudos na minha região.

Por questões particulares por volta de 1990 acabei meu criadouro, ficando apenas com alguns Aestiva e um casal de Deroptyus accipitrinus reprodutor de minha estimação.

Desculpem por ter tomado tanto espaço, mas tenho orgulho de ser um amador de pássaros e sempre que posso faço questão de frizar que quem AMA CUIDA e pelo menos deve tentar reproduzir suas aves pois não considero muito ético apenas manter um pássaro RETIRADO DA NATUREZA sem lhe dar condições de reproduzir.
Se a ave já for criada em ambiente domestico por várias gerações concordo que seja mantido sem reproduzir, caso contrário NÃO.

Por favor notem a minha assinatura.

Grande abraço a todos e se acharem que posso ser útil com a minha experiencia estou pronto a colaborar.
Adianto que, logo devo pedir auxilio à voces na criação de algumas aves que tenho interesse em reproduzir e sei que na Europa existem experientes criadores. :wink:

Francisco Raymundo Cominese Filho

Curitiba, Paraná ,Brasil

Fone móvel 41)91296295

Email doutor_jekyll_md@yahoo.com.br
Qualquer animal, comercialmente viável, jamais será extinto.
Dolfo
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Olá Tangará,

Obrigado por ter tomado algum do seu tempo para uma apresentação tão detalhada e interessante.
Dá para entender que gosta mesmo dos nossos amigos alados, e que tem uma larga experiência neste campo.

Muito bem vindo ao Forum.

Cumprimentos,

Dolfo
Sansoni7
Registado: quinta, 11/out/2007, 11:58

Olá tangara...bem vindo e obrigado pelas suas palavras.
Porque gosta de aves, aprecie a que tenho na minha assinatura ( :lol: :lol: )...e, mais uma vez...sinta-se em casa. :wink:
Imagem
stbfv
Registado: sábado, 27/jan/2007, 20:50

boa noite ao forum

seja bem vindo
porque ter inimigos se todos morremos
Imagem
PAULO MARTINS
SETÚBAL
FONP
STAM-782I
pintas1977