Armando Moreira
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Contacto: Sítio web

Genética e Canarios marfim

:D Ola a Todos!

Tenho um casal de canarios em que o macho é branco recessivo e a fêmea amarelo marfim.

A fêmea amarelo marfim foi adquirida por troca, por isso desconheço os seus ascendentes.

O meu objectivo principal era obter alguns canarios amarelos portadores de branco recessivo.

Fiquei surpreendido quando na primeira postura obtive o canário que mostro na foto:

Imagem

1-Que tipo de canário é este geneticamente?
2-Que variedades genéticas de canarios posso obter com o tipo de cruzamento anterior?
3-Será que com a canária amarelo marfim deveria ter escolhido outro macho?

Todas as vossas sugestões e comentários serão bem vindos e apreciados.

Cordiais cumprimentos a todos, :)
António Duarte
Registado: domingo, 22/out/2006, 13:00

Caro amigo Armando Moreira,

Em relação à primeira pergunta - Amarelo marfim lutino - fêmea
Em relação à segunda pergunta, se ela só portar marfim, terás só canários marfins e marfins lutinos, serão portadores de branco, visto serem filhos de branco recessivo, penso eu :?:
Em relação à terceira pergunta, se ela for marfim nevada poderias juntar um marfim intenso ou vice versa, mas poderias juntar um amarelo intenso ou nevado, ou um branco, como tu juntas-te.

Haverá outras opiniões de pessoas muito mais entendiadas do que eu, no que diz respeito a genética. Esta é apenas a minha opinião.

Cumprimentos deste teu amigo :lol: - Tóni Duarte - Águeda
Nuno Cymbron
Registado: sábado, 15/set/2007, 02:25

Caro Armando,

Boa noite, a maior parte das resposta já recebeu.
Permita-me no entantto um alerta.

Como é do conhecimento da maioria, o canário branco recessivo, não é propriamente uma cor, mas sim um canário que tem um gene recessivo que impede as outras cores de se manifestarem (gene epistático), o que implica que "num branco recessivo existe sempre uma cor lipocrómica escondida", querendo dizer que um br. rec. ou os seus ascendentes, podem ser filhos de amarelos (intenso e/ou nevados), olhos normais ou vermelhos (inos e/ou satinés), marfins, mosaicos, ou vermelhos.

Alguns depois da muda parecem-se com mosaicos.

Por essa razão é que de um br. rec com uma femea amarela (marfim), poderão dar bastantes combinações, dependendo do património genético do macho.

1ª pergunta: Perante a foto, concordo com o ANtónio Duarte, genéticamente trata-se de uma femea amarela, satiné, portadora de branco recessivo.
- o que nos diz e deve ser tido em conta neste ou futuros cruzamentos, que o seu macho branco recessivo é portador de satiné ligado ao sexo),
- como não trouxe cores avermelhadas/alaranjadas, não deverá ser dessas linhas,
- é uma femea, porque para trazer olhos vermelhos, o macho tem que ser portador, como vimos acima, e nesse caso, só o transmite às filhas, no caso de a mão não ser também de olhos vermelhos (satiné), a não ser uma outra hipótese, que por muito menos frequente, poucas vezes se considera, que é a possibilidade dos olhos vermelhos serem inos (recessivos), pelo que para aparecerem, ambos os progenitores teriam que serem portadores, mas é menos provável que seja este o caso.
- todos os filhos deste macho, que não sejam brancos recessivos, serão portadores, machos ou femeas.
- todos os machos serão portadores de marfim (diluição do lipocromo).
- 50% dos machos serão portadores de satiné (50% dos machos poderão vir a ter filhas de olhos vermelhos).

2ª pergunta, em parte acima.
se a femea não for portadora de br.rec.
poderás ter:
50% das femeas de olhos vermelhos (amarelas), intensas e/ou nevadas, portadoras de br. rec.
50% das femeas amarelas, intensas e/ou nevadas, portadoras de br. rec.
50% de machos portadores de olhos vermelhos (amarelos), intensos e/ou nevados, portadores de br. rec e portadores de marfim.
50% de machos de olhos normais, amarelos, intensos e/ou nevados, portadores de br. rec. e portadores de marfim.

3ª pergunta, se o que pertendes é buscar o br. rec. de olhos vermelhos, por exemplo, para o próximo ano cruza o pai com uma filha de olhos vermelhos e terás:
Machos:
1/4 machos br. rec. o.ver.
1/4 machos br. rec. port. o.ver
1/4 machos amarelos o. ver. port. br. rec.
1/4 machos amarelos port. o.ver. port. br. rec.
Femeas:
1/4 femeas br. rec. o.ver.
1/4 femeas br. rec. o. normais
1/4 femeas amarelas o.ver. port. br. rec.
1/4 femeas amarelas port. o.ver. port. br. rec.

A mutação marfim, na minha opinião tem efeitos espetaculares, nos canários intensos, ou nos nevados de boa categoria.

Espero ter ajudado

Boas criações

Nuno
Nuno Cymbron
Registado: sábado, 15/set/2007, 02:25

Como é óbvio, na última combinação das femeas possiveis descritas na msg anterior, está um erro, serão de olhos normais, não há femeas portadores de o.ver., nesta mutação (satiné- ligada ao sexo - as femas ou são ou não são, nunca portadoras), peço desculpa.

Nuno

Voltar para “Genética”