Fuledo
Registado: segunda, 12/nov/2007, 10:06

Para que serve a levedura de cerveja...???...

Tenho visto em muitos planos de alimentação de passaros a levedura de cerveja, alguem sabe dizer para que serve? e as suas vantagens...
Atentamente

Pedro Ribeiro
Armando Moreira
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Contacto: Sítio web

a levedura de cerveja

:D ola a Todos!

Resumo tirado do seguinte endereço:

http://www.universodeluz.net/modules.ph ... le&sid=288

A LEVEDURA DE CERVEJA

A levedura de cerveja é um alimento que contêm:

50% de proteínas muito digestíveis;
todos os aminoácidos indispensáveis à vida (histidina, lisina, triptofano, leucina, fenilalanina, cistina, etc.);
17 vitaminas entre as quais o grupo completo – e em forte proporção – das vitaminas B, com excepção da vitamina B12 da qual só se encontram vestígios;
quantidades importantes de ergosterol (provitamina D).

A sua acção anti-raquítica é 4 vezes mais intensa do que a do óleo de fígado de bacalhau. Note que a levedura láctica é a única a fornecer a vitamina C.
As proteínas são importantes para a formação e crescimentos dos tecidos do corpo.

As vitaminas do grupo B - importantes no metabolismo celular permitem o crescimento e reprodução das células.

Provitamina D - importante na absorção do cálcio.

Pelas razões anteriores a levedura de cerveja é importante durante as criações e desmame das crias.

Por isso é que alguns criadores acrescentam a levedura de cerveja a papa. No mercado existem marcas de produtos ornitófilos/colombófilos que vendem levedura de cerveja como complemento alimentar e vitamínico.

Cordiais cumprimentos a todos :)
LuixFlip
Site Admin
Registado: sábado, 06/jan/2007, 16:16

ola

já agora alguém me sabe dizer que quantidade de levedura de cerveja se deve misturar num kg de papa? é que comprei uma embalagem numa grande superficie e precisava de saber a dosagem

bom feriado a todos
PaulojpFernandes
Site Admin
Registado: sábado, 16/dez/2006, 01:07

8) Olá a todos,

LuixFlip,

Tudo depende do valor proteico que queres que a papa tenha... :wink:

Mas em todo o caso penso que para as raças que tens, se aplicares duas colheres de sopa de levedura de cerveja/quilo de papa, não estará muito mal... :lol:

Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J

ola

a papa que uso é de ovo e tem próbioticos e por isso acho que um pouco mais de proteínas não fazia mal nenhum :lol:

vou experimentar então com a dosagem que indicaste e vou esperar pelos resultados ;)
Armando Moreira

Excesso de proteina

:D Ola a Todos!

Nem todo o tipo de canarios necessitam da mesma quantidade de proteína.

Geralmente são os canarios de grande porte, tipo yorkshire e talvez os frisados de grande porte, que necessitam de papas mais fortes em proteína.

Por exemplo os canarios raça espanhola, são de pequeno porte, não necessitam de tanta proteína como as raças que eu referi anteriormente.

A proteína fornecida em excesso também tem conta indicações, ao nível dos rins, do fígado e do excesso de gordura. Para alem de estamos a gastar dinheiro sem necessidade.

Como diz o Paulo Jorge, um pouco de bom senso com a proteína. Isto é a minha opinião, agora estão no direito de não concordar comigo.

Cordiais cumprimentos a todos, :)
LuixFlip
Site Admin

ola

eu é a primeira vez que compro levedura para juntar à papa, daí a minha duvida em relação à dosagem a utilizar ;)

de qualquer das maneiras em pequenas quantidades mal não faz, certo?
Armando Moreira

justifica fornecer levedura de cerveja?

:D Ola Luis!

A questão não é se mal em pequenas quantidades. Claro que não faz mal.

A questão é esclarecer quando é vantajoso aumentar o teor de proteína.

Por exemplo na época de criação (quando alimentam as crias em crescimento) e talvez na muda da pena (quando crescem as penas).Fora destes períodos penso que não se justifica fornecer levedura de cerveja.

Os suplementos devem ser usados com critério e com objectivos definidos e não porque é moda ou ouvimos falar que fazem bem.(Não estou contra os suplementos.)

Esta é uma opinião pessoal, mas podem haver outros pontos de vista.

Cordiais cumprimentos a todos, :)
LuixFlip
Site Admin

ola

Armando acho que tens toda a razão, eu decidi dar a levedura de cerveja só nesta altura, em que decorre a criacção, e também porque um criador amigo me disse que era util, claro que não podemos ir por tudo aquilo que nos dizem ou como tu dizes "por ser moda" ;) há muitas coisas que me aconselham e eu continuo a fazer tudo como dantes, desde que os resultados continuem satisfatórios, mas claro que há sempre aquela vontade de melhor :lol:

bom domingo
mozzila
Registado: quinta, 01/nov/2007, 22:35

Boas

boas a todos os amigos
gostava de saber se a levedura de cerveja so serve para se misturar na papa
ou se a outras maneiras de fornecer aos canarios
paulito
Registado: segunda, 30/jun/2008, 21:08

olá amigos fiquei curioso com a levedura de cerveja.

isto especialmente porque á pouco tempo eu e uns amigos decidomos fazer a nossa cerveja, (ou uma parte é que ainda não somos autosuficientes e temos de produzir mais ou beber menos. :lol: )

e após a fermentação da cerveja fica depositada no fundo uma quantidade apreciavel de levedura que vai para o lixo.

as minhas perguntas são:
qual a necessidade e utilidade de dar a levedura de cerveja a canários e exoticos?

no caso desta levedura devo aquece-la a 37ºc para eveporar todo o alcool e manter a levedura viva, ou devo ferve-la para matar a levedura e dar depois ás aves?
é que como as leveduras são bactérias eu não sei se estas são beneficas ou prejudiciais ás aves, enquanto estiverem vivas?

qual será a melhor maneira de conservar estas leveduras, conjelando-as ou desidratadas?

será que alguém me pode ajudar com estas duvidas?

se calhar o melhor é estar quieto a beber as minhas cervejinhas e não inventar com as leveduras?? :lol:
pedro376h
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09

boas,
eu não sei responder a essas questões :?
mas só escrevi para dizer que me parti a rir com o teu post. :lol: :lol:
bem vindo ao forum

ps: também gostava de aprender a fazer cerveja.... e já agora gasóleo :lol: :lol:
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com
Pedro121
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46

paulito Escreveu: as minhas perguntas são:
qual a necessidade e utilidade de dar a levedura de cerveja a canários e exoticos?

A S. cerevisiae que é a levedura mais utilizada pode servir como complemento alimentar principalmente para fornecer proteinas, mas não só, basicamente utiliza-se juntamente com a pap para fornecer nutrientes adicionais.

paulito Escreveu: no caso desta levedura devo aquece-la a 37ºc para eveporar todo o alcool e manter a levedura viva, ou devo ferve-la para matar a levedura e dar depois ás aves?
é que como as leveduras são bactérias eu não sei se estas são beneficas ou prejudiciais ás aves, enquanto estiverem vivas?
No teu caso o problema é realmente como "limpar" a biomassa dos produtos da fermentação, o alcool podes evaporar os restantes não sei...
As leveduras não são bacterias e a S. cerevisiae é completamente inócua, mesmo que des vivas, o problema é possiveis contaminações por bacterias ou fungos da biomassa

paulito Escreveu: qual será a melhor maneira de conservar estas leveduras, conjelando-as ou desidratadas?
Se tiveres maneira de o fazes o melhor é desidrata-las e congela-las depois de desidratadas.
Pedro Ramalho
AvilandiaPT
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26

Levedura

Olá,

Principais vantagens: proteina, algumas vitaminas.
Se realmente quiseres usar levedura é preferível comprar levedura para uso alimentar, os riscos de contaminação da massa que fica da fermentação são elevados, já que uma vez eliminado o processo de fermentação alcóolica por parte das leveduras, o ciclo pára e a tendência será em principio para que comece a decomposição. Pelo menos a nível de fungos será certamente um meio fértil.
Dado que o custo é muito baixo, não vejo que compense o risco. Possivelmente será melhor utilizada como adubo depois de seca.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
paulito
Registado: segunda, 30/jun/2008, 21:08

amigo pedro376h

quanto ao gasoleo, já ouvi dizer que andam pára ai umas mesinhas mas...........

agora em relacção á cerveja á várias formas de produzir umas mais complexas outras bastante simples, se estiveres interessado em ver como eu vou-te mandar por mp 3 sites portugueses sobre a tematica.

Voltar para “Alimentação e Nutrição”