ilidio
Registado: terça, 12/dez/2006, 13:20

Pombos Romanos

Caros amigos

Tenho alguns pombos de porte, nomeadamenre Kings, Mundanos e Romanos. Estes dois últimos como passam muito tempo no chão acumulam excrementos nas patas e criam um tipo de verrugas nos dedos. Comprei agora uns estrados para não pisarem tantos excrementos.
Relativamente às saliencias que já existem, tipo verruga e que limita a locomoção dos pombos, há algum tratamento que se possa fazer para curar essa maleita?
Agradeço a vossa ajuda.

Cumprimentos

Ilidio Anastácio
antonio pereira
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:35

Boas Noites

Tenho pombos correio a cerca de 25 anos, aparecem por vezes essas verrugas a que se chamam pouquetes são causadas por um virus não existe nada que as cure, a maneira de prevenir é a vacina.
As pouquetes são uma doença que causa poucos estragos passados cerca de 2 meses caem e essas aves ficam inumes para o resto da vida.
Se os teus pombos tem verrugas e estas não passam e porque é outra coisa, tenta por-lhe uma banheira semanalmente para que possam tomar banho , chão limpo diariamente, poleiros para todos, as grelhas evitam as limpezas diarias.

Se forem pouquetes NÃO ARRANCAR para que não fiquem cicatrizes.

António Pereira
ZEZINHOS
Registado: terça, 22/jul/2008, 15:07

No que respeita a verrugas, mas pelo que diz não sei se será bem isso, existem no mercado alguns produtos para curar e prevenir, mas pessoalmente prefiro o antigo metodo do arame. Explico: se forem mesmo verrugas, nos poucos casos que me surgem, eu queimo com um arame em braza, até queimar mesmo a verruga toda, fica uma cicatriz que com o tempo disfarça. Já o fiz em verrugas até nas palpebras ou carunculas e a cicatriz desaparece sempre, pode parecer um pouco cruel mas é eficaz.
antonio pereira
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:35

Boas Noites

Por favor experimenta a não fazer nada num pombo a ver o que acontece vais ficar surpreendido, as pouquetes são causadas por um virus , aparecem mais nas patas, olhos e carunculas pois para que aparecam é necessaria uma picada de insecto ou mesmo de outro pombo, eu também já fiz essa asneira à muitos anos , queimava com nitrato de prata ect e ficavam cicatrizes.
A doença causa poucas baixas e ficam inumes para toda a vida, não acredites em remedios ou mesinhas para curar pouquetes na internet é capaz de haver muita informação sobre está doença.

António Pereira
ZEZINHOS
Registado: terça, 22/jul/2008, 15:07

Quando aparece uma ou outra verruga, pode até ser que passe se não fizer nada mas como já tive uma má experiência com isso agora não arrisco e queimo logo ao primeiro sintoma e como te digo se forem pequenas ainda a queimadura desaparece e não se nota nada. Talvez possa ser cruel se pensarmos nisso mas depois de uns quantos exames médicos a que tive de ser sujeito este ano, e foram muitos infelizmente, essas queimadelas que fazemos ao pombo são uma festinhas...
ilidio
Registado: terça, 12/dez/2006, 13:20

Verrugas

Caros amigos

Agradeço a vossa atenção e preciosos esclarecimentos.

Um abraço

Ilidio Anastácio
ptbreeder
Registado: sábado, 16/ago/2008, 22:08
Contacto: Sítio web

As minhas sugestões:
Mantenha o pombal limpo porque quem tem pombos dessas raças
já sabe que o deverá fazer, quem fala destas raças também fala sobre
outras tantas(Tambores da Bokaria, Papos de Vento Holandeses) ainda mais suceptíveis de ficarem doentes por passarem a maior parte do tempo no chão do pombal e por haver contacto excessivo com os escrementos e inalarem pó residual, o qual nesta altura do ano devido á muda das penas é mais notável.

Um pombal bem arejado também é um "must". Tem que se deixar sair o calor do interior do pombal, quer gerado pelos próprios pombos quer pelo revestimento do pombal.

Mantenha o pombal livre de "melgas" ou mosquitos, como lhes queira chamar.
Acima de tudo não deixe entrar nos pombais pardais e ratos!
Eles podem ir comer a comida dos pombos aos comedores e beber dos bebedouros.
São grandes transmissores de doenças mortais para os pombos, através de escrementos e da respectiva urina dos ratos. :)

Em relação ás 'verrugas', eu também já tive dois ou três pombos com esse problema, essas 'verrugas' originam a criação de pús branco/amarelado dentro das mesmas, isto occorre mais nos borrachos que são criados fora do tempo normal de criação, quando o calor aumenta, aumenta também o numero de mosquitos.
Nos meus casos, coloquei-lhes um pouco de creme Flotiran uma vez por dia durante 5 dias para ajudar a secar as ditas 'verrugas' e a regenerar mais rapidamente a pele dos pombos. Passado um mês da aplicação
ficaram sem sinais das ditas 'verrugas'.

Estas foram só as minhas sugestões, se as quiser seguir você é que sabe.
Comigo resultou.

Pedro
Imagem
Sou criador de Birmingham Roller, Cambalhota Português, Escampadissa e Kiev Tumbler.
www.myworld.com.sapo.pt

Voltar para “Columbídeos / Columbofilia”