As minhas sugestões:
Mantenha o pombal limpo porque quem tem pombos dessas raças
já sabe que o deverá fazer, quem fala destas raças também fala sobre
outras tantas(Tambores da Bokaria, Papos de Vento Holandeses) ainda mais suceptíveis de ficarem doentes por passarem a maior parte do tempo no chão do pombal e por haver contacto excessivo com os escrementos e inalarem pó residual, o qual nesta altura do ano devido á muda das penas é mais notável.
Um pombal bem arejado também é um "must". Tem que se deixar sair o calor do interior do pombal, quer gerado pelos próprios pombos quer pelo revestimento do pombal.
Mantenha o pombal livre de "melgas" ou mosquitos, como lhes queira chamar.
Acima de tudo não deixe entrar nos pombais pardais e ratos!
Eles podem ir comer a comida dos pombos aos comedores e beber dos bebedouros.
São grandes transmissores de doenças mortais para os pombos, através de escrementos e da respectiva urina dos ratos.
Em relação ás 'verrugas', eu também já tive dois ou três pombos com esse problema, essas 'verrugas' originam a criação de pús branco/amarelado dentro das mesmas, isto occorre mais nos borrachos que são criados fora do tempo normal de criação, quando o calor aumenta, aumenta também o numero de mosquitos.
Nos meus casos, coloquei-lhes um pouco de creme Flotiran uma vez por dia durante 5 dias para ajudar a secar as ditas 'verrugas' e a regenerar mais rapidamente a pele dos pombos. Passado um mês da aplicação
ficaram sem sinais das ditas 'verrugas'.
Estas foram só as minhas sugestões, se as quiser seguir você é que sabe.
Comigo resultou.
Pedro