migas
Mensagens: 1
Registado: segunda, 08/set/2008, 13:54

Codorniz da China - criação com chocadeira

Caros amigos
é a minha 1.ª vez neste fórum e gostaria da vossa ajuda com o seguinte: comprei ontem um casal de codornizes da China e pretendia tentar fazer criação com recurso a chocadeira, mas tenho alguma dúvidas:
- qual a altura do ano de postura? todo o ano?
- quantos ovos em média? (1 por dia?, durante quanto tempo)?
- quantos dias posso aguentar os ovos (no frigorífico?) para depois colocar na chocadeira?
- quantos dias dura o choco?

já agora, creio também que a chocadeira (não é minha, é de um familiar) tem uma função em que fica estática, e outra em que os ovos são "virados". Creio ainda que o choco exige um período numa função e depois na outra.

Alguém me ajuda???

Muito obrigado
José Miguel
jose miguel
Avatar do Utilizador
ferreira
****
Mensagens: 253
Registado: quarta, 29/nov/2006, 18:29
Localização: Vendas Novas
Contacto: Sítio web

Boa tarde José Miguel.
Com as codornizes da China não sei mas penso que seja do genero das nossas, se assim for.
1º- tens que arranjar mais 4 fêmeas para o macho, ou seja 5 fêmeas por macho caso contrário ele mata-a com tanta galadela, não juntar mais que um macho no mesmo viveiro porque senão estão em constante briga, não galando as fêmeas e acaba sempre um por morrer.
2º- o viveiro onde estão tem que ter um tabuleiro ligeiramente inclinado para a frente para após a postura o ovo rebolar até há frente para o poderes apanhar e não se sujar nem partir devido ao reboliço devido ao macho andar sempre atrás das fêmeas, não esquecer de na frente do tabuleiro meter uma tira de esponja para amortecer a pancada.
3º- não aconselho a meteres ovos no frio até teres a quantidade para a chocadeira, basta meteres os ovos num recipiente que seja seco e arejado.
3º- encubação, não esquecer de regular a temperatura nos 39º, ter sempre o tabuleiro de fundo com água, se a chocadeira tem volteio de ovos é meteres sempre a funcionar até 2/3 dias antes de nascerem.

Um abraço, Ferreira
tragopan
***
Mensagens: 180
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Localização: Figueira da Foz
Contacto: Sítio web

Boas

As codornizes da china não são aves agressivas pelo que não deverá ter problemas em ter só uma femea.
As codornizes da china, caso seja a coloração selvagem deverá por durante a primavera e verão, fará posturas de 8 a 10 ovos. os ovos serão postos entre 1 a2 dias de intervalo. deverá conservar os ovos em local arejado, seco e fresco, ao abrigo da luz e viralos todos os dias até os colocar na incubadora.
quanto á incubadora deverá ter en atenção o tipo que é. Se for de ar forçado ou estatico. com ou sem vetilação.
Ao contrario do que o nosso amigo ferreira disse a temperatura de incubação deverá ser de 37.7ºc com uma humidade de 45 a 50%, á altura dos ovos. se a colocar a 39ºc irá matar os embriões.
Se tiver espaço para colocar as aves num local com vegetação e esconderijos elas poderão criar por si proprias que torna mais facil. os pintos quando nascem não sabem comer pelo que têm de ser ensinados caso contrario morrem ao fim de alguns dias.

Hugo

Voltar para “Fasianídeos / Aves de Capoeira e Avicultura”