ola a todos tenho dois rouxinois do japão em gaiolas separadas mas ultimamente passam o tempo a emitir um zzzzzz continuo alguem pode dar uma dica? desde jà obrigado Alves
Ola
Infelismente penso que ao teus reuxinois estao se a passar da cabeça,o som que emitem que normal vem acompanhado de movimentos repetitivos como por exemplo saltar exactamente do mesmo sitio de um pau para o outro,ou saltar paro o topo da gaiola e de volta para o pau de uma maneira acrobatica sao sinais de "maluquice" um pouco da mesma maneira como em alguns jardins zoologicos em que um leao esta metido numa gaiola muito pequena e anda todo o dia de um lado paro o outro,o instinto do animal é cobrir grandes areas a procura de caça,etc (o leao né).
Primeiro esta é uma raça super sociavel,o melhor é claro um casal apesar de o macho ter a tendencia de começar a cantar menos (para voltar a cantar forte na primavera/verao) ou 2 machos ou 2 femeas ou de espeçies que tambem sejam sociaveis,a mim aconteçeu que um macho dormia entre um casal de zosterops (sory nao sei o nome destas aves em portugues) e durante o dia procurave sempre a sua companhia.
Segundo, gaiolas sao terriveis para estas aves,eles necessitam de espaço(Minimo 2,2,2 ou algo como isso) e muitos arbustos para eles se entreterem etc.
Boas miguel de facto eu sei que estas aves gostam de espaço para voar ao melhor dizendo para saltar porque tem uma capacidade de elevaçâo espectacular, acontece que eu tenho um dos rouxinois em um viveiro com 2m de alt por1 de fundo e 1.5 de largo ,e o outro numa gaiola de 50cm -45-50 cm,e regularmete coloco-o tambem no viveiro para exercitar a voar mas continuam a discutir, embora quando resolvem cantar ao despique é algo de maravilhoso.O que està na gaiola jà o tenho a cerca de 6 anos e aconteceu que um certo dia se escapau, fiquei aborrecido claro mas qual nâo è o meu espanto quando vejo a cantar em cima de uma pequena arvore do jardim.nem sabia se me havia de mecher ao ficar parado,resolvi retirar a gaiola de onde està pendorada e colocà-la no châo na esperança de um milagre ,só que me esqueci de abrir aporta e retireime para uma distancia recomendada, qual nâo è o meu espanto quando ele voa para a gaiola e procura a entrada .Fiquei em estado de choque vou nâo vou ,decidi avançar e ele voou para o meio das plantas do jardim .pensei agora acabou.Mas ao fim de alguns minutos depois de ter saltado de um lado para o outro,voou direito a porta que eu tinha abert instalou-se a comer e de seguida iniciou um chou de canto.
Por isso ele adora aquela gaiola .
Grato pela atençâo Alves
Boas malta
Como prometido aqui esta a link daquilo que me referia,criaçao de aves insectivoras com porta aberta,reparem um pouco para o fim uma das suas aves a entrar no viveiro com uma ra no bico. http://www.youtube.com/watch?v=Mc57PDZS-YM
Sre Miguel bom dia agradeço as suas dicas relativamente ao melhor metodo de tratar rouxinois do japâo ,pois eu na minha humilde ignorância,tentava fazer o que penssava ser o melhor. Desde jà grato por todos os esclarecimentos, e como bom aluno vou seguir os seus concelhos.Jà agora,o meu comentàrio pêlo menos teve a virtude de o fazer rir.Abraço